Beleza e Saúde

COACH ABORDA A ANSIEDADE, O MAL DO BRASILEIRO

Coach Shirley Caminha

 Pesquisa da Organização Mundial da Saúde, sobre depressão e distúrbios de ansiedade, mostra que 9,3% dos brasileiros sofrem de algum transtorno de ansiedade e colocou o Brasil no topo da lista de nações com maior percentual de pessoas com algum tipo do transtorno.

Em entrevista, antes de embarcar para Juazeiro do Norte, onde ministrará o curso Poder e Alta Performance, próximo dia 27 de abril, a coach Shirley Caminha propôs prevenir e tratar o problema, que está se tornando caso de saúde pública, no nosso País, através do coaching.

“Temos de entender que a depressão é excesso de passado, o estresse é excesso de presente e a ansiedade é excesso de futuro”. Shirley Caminha diz que o coaching proporciona autoconhecimento, autorresponsabilidade, organização dos pensamento e propósito de vida que indicam a direção certa para uma vida plena e próspera.

ROBERTA FONTELLES PHILOMENO – Por que a nossa sociedade está criando pessoas tão ansiosas?

SHIRLEY CAMINHA – Nos últimos anos, o Brasil tem gerado condições para adoecer a população, tais como: desigualdade social, violência na infância, violência urbana e a atual crise financeira. Fatores que refletem diretamente na organização e na harmonia familiar. O estresse não é propriamente um gatinho, mas pessoas continuamente expostas a situações estressantes podem desenvolver algum transtorno de ansiedade.

RFP – O uso constante das redes sociais agrava o problema?

SC – Contribuem, pois dão a impresso de um excesso de futuro. Notificações constantes, pressão social para o internauta ser bem-sucedido na carreira e na vida pessoal e se mostrar sempre feliz… podem comprometer e tirá-lo do foco, desviando-o do propósito de vida.

RFP – Quais são os sintomas?

SC – Pessoas podem sentir uma preocupação e medo extremos em situações simples da rotina, tensão ou nervosismos, sensação de que algo ruim vai acontecer, problemas de concentração, descontrole sobre os pensamentos, principalmente dificuldade em esquecer o objeto de tensão, problemas para dormir, irritabilidade, agitação dos braços e pernas. Além de alguns sintomas físicos, como: batimentos cardíacos acelerados, contração dos vasos sanguíneos que são os mais comuns.

RFP – Temos como nos proteger da ansiedade?

SC – Podemos tomar alguns cuidados que podem nos proteger do problema sim, como praticar atividade física que dê prazer diariamente, mantém uma dieta balanceada, com alimentos que trazem felicidade e dão energia ao corpo. Cuidar da qualidade do sono, praticar técnicas de relaxamento, investir na espiritualidade, em atividades artísticas e de lazer. 

RFP – E o curso Poder e Alta Performance que você irá ministrar, em Juazeiro do Norte, próximo dia 27 de abril, pode ajudar?

SC – Claro! No curso vamos trabalhar a inteligência emocional, a comunicação, autorresponsabilidade e eliminar crenças limitantes. O participante irá identificar errado na sua vida, acabar com a procrastinação, sair da zona de conforto e ousar, usar o poder das palavras, estabelecer e realizar objetivos grandiosos, desenvolver crenças fortalecedoras, adotar postura dos reis, reproduzir modelos de excelência, refazer laços e relacionamentos importantes e criar uma missão de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 1 =