
nessa época do ano
Para conscientizar a população sobre a importância dos cuidados na relação sexual, vale ressaltar que há diversas formas de ter alguma infecção ou doença. “A prevenção combinada é um cardápio de opções que devem ser adaptadas ao contexto de cada pessoa. No caso do HIV, há a possibilidade do uso de caminha, PEP ou PrEP, enquanto que para outras ISTs a camisinha é a forma mais eficaz”, explica Bernardo Almeida, médico infectologista e Chief Medical Officer da Hi Technologies.
O uso de preservativo é uma das opções para prevenção de doenças. A camisinha pode proteger até 95% das ISTs, mas ainda assim, o contato íntimo entre pele com pele pode transmitir alguma dessas doenças.
“Ainda existe muito estigma e preconceito com relação às ISTs, sendo essas as principais barreiras que dificultam a redução de novas infecções. É preciso entender que todos nós estamos sujeitos a contrair, por isso, devemos nos prevenir e nos conscientizar dos riscos, além de realizar os exames periodicamente. Precisamos falar mais sobre o assunto com nossos famíliares e amigos”, conta Almeida.
Caso se sinta em dúvida, a melhor saída é o exame de sangue para confirmar ou não o diagnóstico e, assim, iniciar o quanto antes o tratamento. A Hi Technologies criou o Hilab, laboratório portátil que pode ser encontrado em farmácias pelo Brasil, e que realiza exames de sangue que podem detectar ISTs como HIV, Sífilis e Hepatite B, por meio de poucas gotas de sangue. Em até 15 minutos, o paciente receberá o resultado. O exame funciona assim: O Farmacêutico tira uma gota de sangue do dedo do paciente e insere na cápsula do Hilab, a amostra é digitalizada pelo Hilab e enviada, através da internet até o laboratório da empresa, onde biomédicos de plantão analisam a amostra em tempo real e enviam o laudo para o paciente via SMS ou e-mail.
“O diagnóstico rápido é fundamental no caso do HIV para acelerar o tratamento e reduzir a transmissão do vírus, por isso queremos que a população tenha fácil acesso a esses exames”, conclui Almeida.