Beleza e Saúde

5 atividades para fazer com os pequenos neste período de pandemia e conseguir cumprir o Home office

Essas dicas são essenciais, principalmente, para os pais que estão trabalhando em casa

A rápida evolução do Coronavírus (Covid-19) pelo mundo trouxe uma nova forma de trabalho para milhares de brasileiros, o Home Office. Algumas empresas já liberavam, uma vez por semana, os seus colaboradores para cumprirem as suas jornadas de trabalho nos seus lares. Com o avanço do vírus, em várias partes do planeta, as empresas liberaram essa modalidade de trabalho por tempo indeterminado. Para evitar o contágio do vírus.

Mas, como manter a mesma produtividade trabalhando em casa quando se tem filhos(a)?!
” Cumprir a rotina empregatícia em casa pode ser um desafio para quem não tem foco e tende a procrastinar, mas não é uma tarefa impossível. Manter horários e atividades que devem ser executadas naquele dia torna esse período mais palatável. Para quem tem crianças em casa estabelecer uma rotina com elas é essencial. O mais importante é traçar um plano semanal com atividades para os pequenos, horários, e etc. Tornando, dessa forma, sinérgico a rotina dos pais com os filhos durante esse período de pandemia”, orienta Augusto Jimenez, psicólogo educacional da Minds Idiomas.

Na rede educacional Minds Idiomas, com mais de 10.000 alunos em todo Brasil, foi estabelecido aulas online para o Kids e também adultos desde Março. Antes da pandemia, Augusto Jimenez, psicólogo da rede, já orientava os pais a lerem para os filhos em inglês, antes de adormecerem, e/ou fazerem as lições do idioma com as crianças. Essas ações além de facilitar o aprendizado do idioma promovia uma interação entre os pais e filhos.

Pensando nesse momento para facilitar a rotina de trabalho de pais com filhos em casa, Augusto Jimenez, da Minds Idiomas, lista 5 atividades para fazer com os filhos:

1)Faça exercícios físicos com as crianças

Aline Ricarte, mãe da Helena(foto), usou o corredor do apartamento em SP para a pequena brincar nesse período de Home office
De acordo com a idade das crianças há um período/quantidade de horas ideiais para atividades físicas! Como elas estão em casa e nem todos os lares são grandes, brincadeiras como: pular corda, jogos de mímica, pular elástico, amarelinha são alguns programas que não exigem um espaço tão amplo e permitem que os filhos “gastem”a sua energia enquanto os pais trabalham. Entre os benefícios para as crianças: o fortalecimento do sistema imunológico, melhoria do desenvolvimento intelectual e motor (Fortalecimento dos ossos e aumento na elasticidade) e melhora na auto-estima dos pequenos.

Tempo e atividades físicas de acordo com a idade para serem feitas em casa

2) Adote um pet
A rede educacional, Minds Idiomas tem pets em algumas escolas do Brasil, os animais ajudam no aprendizado dos pequenos
Se você não tem um animal de estimação, adote! Tem muitas instituições, inclusive que facilitam o processo de adoção sem a necessidade de você se deslocar ao local. Nesse momento de pandemia é importante evitar o deslocamento. Além disso, vários pet shops têm serviço de delivery para entregar os itens necessários para cuidar do bichinho.

Os benefícios para os pequenos em ter os pets em casa são: passarão um bom tempo brincando com o animal (O que facilita as atividades de trabalho dos pais;, se beneficiarão com estímulos ao Cérebro (Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o contato com os animais aperfeiçoa as habilidades motoras das crianças) quanto mais estímulos a criança tem, mais conexões se formam entre os neurônios; Controla o estresse dos pequenos nesse momento (De acordo com o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos ter um animal em casa diminui a ansiedade e depressão infantil); entre outros benefícios.

3) Converse com os pequenos sobre horários que terá com eles e o que está acontecendo

As crianças imitam as nossas ações e as campanhas no universo infantil, como essa promovida pela Turma da Mônica (@turmadamonica), ajudam a inseri-las no que devem fazer nesse momento de pandemia. Dialogue com os filhos, expliquem a situação e no começo da semana mostre o planejamento das brincadeiras/atividades. Isso fará com que elas se acostumem com o fato dos pais estarem em casa trabalhando e que há limite nas horas que estarão disponíveis para brincarem com eles.

Explique porque, nesse período, as crianças não podem ter contato com avôs e/ou pessoas acima de 60 anos.
4) Evite ver notícias que causem estresse e opte por usar a TV como “cinema” para os pequenos

Foto: Alexander Dummer
Ao ligar os canais na televisão, cerca de 90% da programação, está destinada ao Coronavírus. Não é errado que os pais busquem um panorama do que está acontecendo e os desdobramentos da pandemia, porém escolha um horário do dia para se munir dessas informações. Opte também por fontes confiáveis. No restante do período, evite ouvir sobre a doença e destine a TV aos pequenos. Inclua filmes e séries divertidos e se possível até em outro idioma. Eles podem aprender inglês brincando enquanto se distraem comendo pipoca!

5) Cozinhe com as crianças alimentos para aumentar a imunidade

Mudar a textura e a forma como os alimentos são servidos aguçam o interesse das crianças em comer Foto: Reprodução/Maple Spice
A Culinária pode ser divertida e saborosa! Mostre as crianças receitas saudáveis e peça para elas elegerem o prato que será feito. Elas poderão ajudar, desde que supervisionado pelos pais, na cozinha lida-se com fogo e objetos pontiagudos. Decore o prato de forma bem bonita. Lembre-se: primeiro comemos com os olhos. Essa atividade pode ser feita nos finais de semana com os pequenos. Já que exige mais tempo dos pais que estarão trabalhando em casa.

Para facilitar a sua rotina na semana: cozinhe o suficiente para atender a demanda da semana toda de trabalho.
Algumas receitas para melhorar o sistema imunológico e que são deliciosas:

Café da Manhã (Bolo de Banana saudável)
Bolo sem açúcar, leite e farinha. O segredo é utilizar as bananas bem maduras. Misture no liquidificador 5 bananas, 3 ovos, um quarto de xícara de óleo, 150 gramas de aveia em flocos, meia xícara de uva passa, 2 colheres de sopa de canela e uma colher de chá de fermento. Leve ao forno por 40 minutos. Simples

Lanche (Muffin de brócolis)
As crianças amam bolinhos! Bata cinco claras em neve e coloque 1 ovo na mistura. Acrescente 100 gramas de brócolis triturado, 4 colheres de sopa de creme de ricota e temperos à gosto (sal, pimenta e o que achar melhor). Por último, coloque 1 colher de chá de fermento. Coloque em forminhas e leve ao forno por 40 minutos!

Almoço/Janta (Penne ao molho de espinafre)
Bata no liquidificador 100 gramas de espinafre e misture com creme de leite e queijo parmesão ralado. Acrescente sal e pimenta a gosto. Depois, junte esse molho à pasta! As crianças comerão o espinafre sem nem perceber!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *