Beleza e Saúde

CIRURGIA PLÁSTICA ALÉM DA IMAGEM

Cirurgião plástico Ageu Brasil (CRM 3578 / RQE 3085) aborda a cirurgia plástica, uma especialidade que vai muito mais além da cirurgia estética. “A cirurgia reparadora é um dos campos cirúrgicos”, afirma Ageu Brasil.

ROBERTA FONTELLES PHILOMENO – Em um mundo em que a valorização da imagem está em altíssima valorização, a cirurgia plástica é muito relacionada à cirurgia de embelezamento. Mas sabemos que não é bem assim…

AGEU BRASIL – Quando falamos em cirurgia plástica vem a mente na maioria das pessoas a cirurgia estética que envolve um conjunto de procedimentos que podemos contar nos dedos das mãos. A cirurgia plástica é uma especialidade médica como outra qualquer, sendo uma das mais fascinantes pela abrangência das áreas em que atua no corpo humano.

RFP – Em quais áreas o cirurgião plástico atua, além da cirurgia estética?

AB – Nós atuamos no tratamento das queimaduras, no tratamento das fracturas e defeitos congênitos da face. Fazemos reconstrução de nariz, orelha, lábios, mamas, dentre outros, em pacientes que perderam áreas do corpo por trauma ou por câncer. Somos capacitados para fazermos cirurgia das mãos, que é altamente especializada, microcirurgias e reimplante de membros…

RFP – O cirurgião plástico também atua na reconstrução mamária, após a mastectomia?

AB – A reconstrução mamária é realizada imediatamente após a mastectomia (retirada da mama), feita por uma equipe cirúrgica de mastologistas. É importante salientar que uma boa reconstrução depende  sempre do cuidado que o mastologista tem em preservar tecidos importantes. Sabemos, hoje, que a reconstrução imediata ajuda na recuperação das pacientes, melhorando a autoestima, dando mais força para enfrentar outros tratamentos como quimioterapia e radioterapia, quando necessárias.