Beleza e Saúde

Rotina fitness durante a quarenta: é possível ter resultados treinando em casa?

A quarentena foi uma medida que impactou a rotina da população mundial, que agora passa o dia em casa e precisa se adaptar para a equilibrar a vida pessoal e profissional de forma saudável. Além disso, muitas pessoas que tinham o hábito de malhar na academia todos os dias reduziram a frequência ou até mesmo deixaram de treinar, por acharem que não conseguem desenvolver uma boa performance e, consequentemente ter resultados, treinando de casa.

Ao contrário desse pensamento, Giuliano Cangiani, Master Trainer do Strong Nation no Brasil, afirma justamente o oposto “Em casa é possível, sim, treinar e obter resultados até para quem já tem uma boa performance”. Ele ainda completa “principalmente neste momento de quarentena – que ainda não sabemos quanto tempo vai durar – é importante que as pessoas escolham um treino completo, que desenvolva diferentes frentes: força, explosão, resistência, cardio e coordenação”, explica.

Pensando nisso, Giuliano Cangiani elencou exercícios poderosos, que possuem diferentes funções e benefícios, se praticados com regularidade. “Todos esses movimentos estão presentes no treino de Strong Nation, que em poucos minutos que exercita o corpo todo. É uma aula funcional de alta intensidade, que utiliza somente o peso do próprio corpo, no qual os movimentos são sincronizados com a batida da música, para ser uma aula ainda mais empolgante, mesmo no dia em que não estamos muito animados”, explica.

• Cardio : mountain climber

Com as mãos no chão, alinhadas com a altura do ombro, dobre as pernas até o joelho chegar no nível do peito. Recolha a perna dobrada e repita o movimento na outra perna. “Quando mais rápido, maior o batimento cardíaco proporcionando assim, a queima de gordura”, explica Giuliano que completa “é um excelente exercício para trabalhar o core, braços, pernas e peito”.

• Força: Curtsey Lunge

“Está é uma variação de agachamento, porém com uma das pernas atrás e flexionadas. É uma versão mais intensa e que traz resultados na musculatura”, conta o Mater Trainer. Ele trabalha focado no músculo glúteo médio (a parte lateral da nádega), a parte de dentro e de fora das coxas. Exercícios de força, como este, ajudam na redução de massa gorda e no aumento da massa magra, retarda a atrofia muscular causada pelo envelhecimento, auxilia na manutenção do tecido ósseo, melhora o sistema cardiovascular, entre outros.

• Explosão: jump squat

Com objetivo de melhorar a qualidade muscular e a eficácia de seus exercícios com peso, é necessário focar na preparação física. Para isso, movimentos de explosão devem ser a base, pois permitem desenvolver a potência e aumentar a capacidade para reagir mais rapidamente. “No jump squat é preciso estar atento a postura correta, ereta e a execução do movimento contínuo de agachar e saltar”, detalha Giuliano.

• Equilíbrio: Single leg deadlift

“O equilíbrio é a base para a realização correta de qualquer exercício. Só depois desse ponto desenvolvido que pensamos em fortalecer os músculos do corpo”, revela o personal trainer. No caso do single leg deadlift, a pessoa se equilibra somente com uma perna e com a outra faz o movimento para cima e para baixo, sem encostar no chão.

Para finalizar, o profissional também reforça a importância de um acompanhamento de um instrutor, ainda mais durante esse período de isolamento social “agora, mais do que nunca, mesmo que virtualmente, é importante que o aluno contate um professor para que ele verifique a execução correta de cada movimento. Devemos evitar a qualquer custo uma lesão agora e, principalmente, que a pessoa tenha que ir ao hospital”.

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