Eram muito utilizados na antiguidade Greco-Romana. Embora sua origem seja desconhecida, sabe-se que foi difundido por volta do ano 2000 a. C.
O hábito de oferecer ex-votos continua vivo para grande número de fiéis nas diversas camadas da população. Com o advento da fotografia e do ex-voto de cera semi-industrializada, desapareceu a preocupação de apresentar uma obra estética. O ex-voto perdeu em valor artístico, mas não deixou de ter um grande significado como forma de expressão da religiosidade, fé e esperança do povo brasileiro.
Para isso, basta observar uma pesquisa feita por estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC), no curso de medicina nos últimos 11 anos. O total de peças que foram depositadas na Casa dos Milagres em Canindé chega a 216.552.
As partes mais representadas são os membros inferiores, é a região do corpo humano que tem mais exemplar. Em oito anos foram repertoriados 47.257 ex-votos.
Cabeça é o órgão cuja representação tem crescido. Foram catalogadas 21.997 peças. Para os pesquisadores, é a parte do corpo que mais sofre com as crises que assolam a vida humana. Membros superiores ocupam o terceiro lugar em quantidade, com 14.79. Mama é outro órgão que também tem aumentado proporcionalmente: 10.351.
Também são colocadas na Casa dos Milagres peças de ex-votos que representam os mais diversos órgãos, como, por exemplo, coração, útero, órgãos genitais, costelas, tronco, pulmões, coluna vertebral. Outros simbolizam cereais, tijolos e maquetes de casas, casco de animais, certificado de cursos, ingressos em universidades, num total de 24.026. Também centenas de quilos de cabelos e milhares de fotografias. Isso consta que o povo sofrido da região nordestina busca atribuir ao Sagrado à cura que lhe é negada pelos profissionais da saúde pública.
Como lembra o historiador e, também, cientista da religião, TORRES LONDOÑO, da experiência de fé do devoto pode-se ter uma dimensão de sua relação com o santo, que não é unicamente contratual.
Acredita-se, dessa maneira, que os ex-votos, aí incluídos as 216.552 peças – mãos, pernas, cabeças, rins, seios, muletas que foram inventariadas em estudo da Universidade Federal do Ceará (UFC) – são não unicamente o registro de um contrato cumprido, mas uma mensagem clara para todo o mundo de que alguém quis reconhecer que Deus tem abençoado a todos com sua misericórdia.
É nesse mundo simbólico que os devotos conseguem acesso ao santo vivo. Contudo, é preciso ir buscá-lo. Em seguida, é necessário encará-lo e construir um ex-voto que seja veículo para a encarnação e a memória deste encontro.
FIQUE POR DENTRO.
O ex-voto é colocado em local público ou de acesso coletivo e apresenta uma série de formas testemunhais: • Representação iconográfica (pintura ou fotografia) das graças ou milagres obtidos, como ameaça de morte, doenças curadas, perigos evitados, milagres que salvam propriedades de incêndios, secas, enchentes, pragas, dívidas. O bem recuperado é retratado colocando-se numa legenda a narrativa do milagre e a identificação do agraciado; • Representação em forma de escultura retratando normalmente uma doença curada; • Inscrições em tábuas, mármores ou outro material “nobre” do testemunho ou gratidão pela graça alcançada; • Bens como joias, dinheiro, objetos preciosos de uso litúrgico e até igrejas construídas em agradecimento, como é o caso da atual Basílica de São Francisco das Chagas em Canindé; • Elementos simbólicos como velas e flores; • Cruzes usadas em peregrinações; • Representações de casas, edifícios e chaves de carros, acompanhadas de bilhetes referindo-se a aquisição do bem ou sobrevivência em desastres ou acidentes; • Carteiras de cigarros e garrafas de bebidas agradecendo o abandono do vício; • Representação de várias espécies de animais narrando a gratidão do proprietário pela cura do animal ou proteção de grave perigo.
EM NOME DA EQUIPE DO C4 NOTÍCIAS O POVO ON LINE NOSSO MUITO OBRIGADO POR FICAR CONOSCO. FORTE ABRAÇO.
NOSSA PRÓXIMA PARADA, SERÁ OS CAMINHOS DA FOME
Fotos e Texto de Antonio Carlos Alves
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