Brasileiro Demian Maia: cinco vezes campeão mundial de jiu jitsu, enfrenta John Fitch no UFC

Brasileiro Demian Maia: cinco vezes campeão mundial de jiu jitsu, enfrenta John Fitch no UFC

Sempre que um lutador faixa preta em jiu-jitsu sobe ao octógono, o adversário, temendo ser finalizado, quer evitar que a luta vá para o chão. A “arte suave” é considerada por muitos a mais eficiente no combate de solo. No próximo sábado, 2, pelo UFC 156, o especialista em jiu-jitsu brasileiro Demian Maia enfrenta o norte-americano Jon Fitch. Preocupado com as habilidades e o histórico de Maia, Fitch mudou seu treinamento e quer estar preparado para o brasileiro: “Ele é um monstro”.

O paulista Demian Maia já foi cinco vezes campeão mundial de jiu-jitsu e pratica a arte desde os 19 anos de idade. A estreia no UFC aconteceu em 2007, e Maia conseguiu cinco vitórias seguidas na organização, todas por finalização. Em quatro delas, ganhou o prêmio de finalização da noite.

Demian tem o impressionante currículo de 17 vitórias e apenas quatro derrotas. O auge da carreira aconteceu em 2010, quando disputou o título dos pesos médios, mas foi derrotado por Anderson Silva. O brasileiro, que desceu de categoria e hoje luta no peso meio-médio, tem o objetivo de chegar a disputa do cinturão.

Adversário de peso

Se o brasileiro é considerado um lutador excelente de MMA, o mesmo pode ser dito do seu adversário. Especialista em wrestling, Jon Fitch é um dos maiores vencedores dos meio-médios, categoria na qual acumulou oito vitórias consecutivas no UFC. Aos 34 anos, o americano tem um incrível cartel de 24 vitórias e quatro derrotas na carreira. Em 2008, o americano enfrentou Georges St-Pierre pelo cinturão do meio-médio, mas foi derrotado.

Fitch vinha de lesões que o fizeram ter intervalos grandes entre as lutas e acabou tendo problemas financeiros, resolvidos após o último combate, quando venceu Erick Silva e conquistou o prêmio de melhor luta da noite do UFC Rio III, garantindo aproximadamente R$ 150 mil.

Maia quer vencer o americano e partir para a disputa do cinturão. Fitch garante que vai “esmagá-lo”. Os dois se enfrentam no card principal do UFC 156, que tem como luta principal da noite a disputa pelo cinturão dos penas entre José Aldo e Frank Edgar.

Quem você acha que vencerá o combate? Vote na nossa enquete:

 UFC 156: Maia vs Fitch

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles