ALDO

No mesmo final de semana em que acontece o Super Bowl, maior evento esportivo dos Estados Unidos, o Ultimate Fighting Championship (UFC) apresenta ao público um card repleto de nomes de peso. A edição 156, que acontece hoje, tem como combate principal José Aldo contra Frankie Edgar na disputa pelo cinturão dos penas. O americano atuará pela primeira vez nessa categoria. Ambos sobem ao octógono para confirmar as expectativas dos fãs de MMA e colocar superluta na história do esporte.

Após mais de oito anos de MMA, 21 vitórias, três defesas de cinturão, surge o maior desafio na carreira do manauara José Aldo. Em mais uma defesa de título, o brasileiro tem pela frente o ex-campeão do peso leve Frankie Edgar, que desce de categoria para tentar tomar o cinturão dos penas. “Estou muito motivado para essa luta. O Edgar é um adversário muito qualificado, com poucas deficiências em seu jogo. Quero mostrar que estou pronto para o maior desafio da minha carreira”, disse Aldo.

Aldo não luta há um ano. A última atuação aconteceu no UFC Rio 2, quando nocauteou o americano Chad Mendes ainda no primeiro round. Depois, uma série de contusões e um acidente de moto impediram Aldo de lutar contra Erick Koch e o próprio Frank Edgar.

O brasileiro treinou com Dedé Pederneiras, eleito um dos melhores técnicos do mundo, e aprimorou seu jogo com Gray Maynard, lutador que encarou Edgar três vezes, vencendo uma delas. “O Gray me ajudou bastante. Ele já tem o tempo adaptado ao jogo do Frankie Edgar. Então acrescentou muito ao meu treino”, falou durante a coletiva que antecede o evento, ontem.

Briga pelo cinturão

Disputar cinturão não é novidade para Frankie Edgar. O ex-campeão dos pesos-leves disputará um pela sétima vez na sua carreira. A marca é a quarta melhor da história, atrás somente de Tito Ortiz, com oito, Georges St. Pierre e Randy Couture, com nove cada. Aos 31 anos, o norte-americano tem somente três derrotas, duas delas para Ben Henderson, na disputa do cinturão dos leves, e outra para Gray Maynard. São 14 vitórias no cartel. Contra Aldo, Edgar teve que encarar um fato inédito: perder peso.

Para quem acha que descer de categoria foi difícil para o lutador, Edgar garante não ter tido qualquer tipo de problema com o peso. Pelo contrário: “Diminuí a porcentagem de gordura corporal e acho que continuo com as mesmas qualidades de antes.”

Edgar pode alcançar marca significativa se vencer. Ele igualaria feito do brasileiro Luciano Azevedo, único lutador que derrotou Aldo, ainda em 2005.

Brasileiros

Participação
Brasileiros do card principal:

Rogério Minotouro – longe do octógono há mais de um ano por conta de lesões, Minotouro retorna contra um top da categoria, como pediu. Enfrenta o ex-campeão dos meio-pesados, Rashad Evans.

Antonio Pezão – vem de vitória sobre Travis Browne na sua terceira luta no UFC.

Demian Maia – mudou de categoria. Com duas vitórias, está invicto nos meio médios. Uma vitória sobre Jon Fitch, um dos maiores vencedores da categoria, o deixa em boa posição para disputar o cinturão.

UFC 156

Card
UFC 156
Quando: 2 de fevereiro de 2013, em Las Vegas, Estados Unidos
Horário: a partir das 20 horas (horário local)
Transmissão: Canal Combate e Globo (com atraso de 30 minutos)

Card principal
José Aldo x Frankie Edgar
Rashad Evans x Rogério Minotouro
Alistair Overeem x Antônio Pezão
Jon Fitch x Demian Maia
Joseph Benavidez x Ian McCall

Card preliminar
Gleison Tibau x Evan Dunham
Tyron Woodley x Jay Hieron
Jacob Volkmann x Bobby Green
Yves Edwards x Isaac Vallie-Flagg
Chico Camus x Dustin Kimura
Edwin Figueroa x Francisco Rivera.

Faça suas apostas e vote nas enquetes de cada luta. Deixe seu palpite de quem vence os duelos e como será a vitória nos comentários.

ENQUETES:

José Aldo x Frankie Edgar

Rashad Evans x Rogério Minotouro

Alistair Overeem x Antônio Pezão

Jon Fitch x Demian Maia

Evan Dunham x Gleison Tibau

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles