Júnior 'Cigano' Dos Santos

Júnior ‘Cigano’ Dos Santos

Depois de duas surras para Cain Velasquez e uma vitória diante de Mark Hunt, na qual mostrou uma tímida evolução em seu jogo, Junior Cigano resolveu mudar. Após críticas e mais críticas sobre seu jogo unilateral, o baiano buscou novos ares, treinamentos, treinadores e companheiros de treino. Atrás de reciclagem, o peso-pesado foi treinar com Dedé Pederneiras, na Nova União, mesma equipe do campeão José Aldo e Renan Barão. O brasileiro está com luta marcada para o dia 13 de dezembro, contra Stipe Miocic, no UFC on Fox 13. Quando o ex-campeão entrar no cage, vai completar mais de um ano desde sua última luta. Fica a pergunta: como virá Junior Dos Santos?

Confesso que o Cigano é um dos lutadores brasileiros que mais gosto de assistir em ação. Acreditei até o último segundo das duas lutas contra Velasquez que ele poderia tirar um coelho da cartola. Mera ilusão. A vitória sobre Hunt não me empolgou, mas foi um ponto de esperança, pois vimos Cigano chutar e até derrubar. O atleta da Champion Team, do mestre Luiz Dórea, precisava sair do conforto e correr atrás de consertar os defeitos. Os comentários como: “ele só tem boxe” – devem ter enchido o saco do ex-campeão. Mas, enfim, o nocauteador deu o primeiro passo rumo à revolução.

+ Reveja a entrevista de Junior Cigano para o Blog Clube da Luta

Cigano acertou na mosca em procurar Pederneiras. Um dos treinadores conceituados do mundo, que possui campeões no UFC e Bellator, como é o caso de José Aldo e Dudu Dantas, além de ter em suas mãos vários atletas de alto nível como Barão, Thales Leites e Léo Santos. Dedé pode aperfeiçoar e evoluir o que faltava no jogo do baiano. Quem assiste os lutadores coordenados por Dedé em ação percebe que eles são produtos completos. Apesar da especiliadade de cada, seja em pé ou no chão, os comandados sabem progredir nas duas áreas.

Cigano com os companheiros de treino da Nova União | Foto: reprodução

A estratégia também será mais um ponto ideal para o peso-pesado. Ficou claro que, nas duas lutas contra Cain, Cigano esteve perdido ao decorrer dos rounds. Não sabia o que fazer. Dedé é um exímio estrategista. Aldo e Barão são dois grandes exemplos disso. Acredito que, na nova batalha contra Miocic, Junior vai dosar o gás durante os rounds, vai castigar e pontuar com paciência, e fechar o duelo com um nocaute.

Minha previsão – depois dos treinos com a Nova União – é que Dos Santos faça uma apresentação mais confiante, soltando socos (sua especialidade), chutes e, até mesmo, buscando quedas para martelar no “ground and pound”.

Qual seu palpite sobre a volta de Junior Cigano depois dos treinos com a Nova União?

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles