Atletas vão vestir uniformes padronizados | Foto: divulgação

Atletas vão vestir uniformes padronizados | Foto: divulgação

* Coluna Clube da Luta é assinada pelo jornalista e blogueiro Daniel Santos – publicada às sextas-feiras no caderno de Esportes do jornal O POVO

O UFC se prepara para revolucionar em 2015. A divulgação – com antecedência – do calendário anual de eventos, a reformulação do ranking de atletas e a parceria com a Reebok na padronização de uniformes são novidades que já dividem a opinião de fãs, atletas e empresas que atuam no esporte.

O uso obrigatório de uniformes pelos lutadores, a partir de 6 de julho de 2015, fará com que as empresas que estampam suas marcas em calções, camisas e bonés dos atletas – além de banners – busquem uma alternativa. Mas a prática é comum nas edições do The Ultimate Fighter (TUF) e em outros esportes, como o futebol.

Muitos atletas recém-contratados pelo Ultimate têm dificuldade para encontrar patrocínios e, por isso, comemoraram as mudanças. Já os lutadores de ponta podem sair perdendo se receberem da Reebok valores inferiores aos atuais. Pela nova regra, o valor a receber varia conforme a “relevância” do atleta no UFC. Assim, a cota de patrocínio depende do ranking oficial da entidade.

Atualmente, jornalistas especializados votam nos melhores atletas e a lista vai para o site oficial do Ultimate. O ranking serve como parâmetro, sendo atualizado após cada evento. E só. Por isso, é necessário adicionar critérios, estatísticas e regras na reformulação do ranking, para que deixe de depender apenas da subjetividade dos jornalistas.

Dois cinturões em disputa
Johny Hendricks ou Robbie Lawler? Anthony Pettis ou Gilbert Melendez? Lutas imperdíveis e que valem os cinturões dos meio-médios e leves, respectivamente, serão as atrações máximas do UFC 181, que será realizado amanhã, em Las Vegas. Hendricks, que venceu o primeiro duelo, e Pettis, um dos melhores atletas da organização, são favoritos.

Confirmado
O Ultimate confirmou evento em Porto Alegre, no dia 22 de fevereiro de 2015. O palco será o Ginásio Gigantinho

MMA, UFC

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles