Rafael dos Anjos é o único brasileiro detentor de cinturão do UFC no momento. Foto: Getty Images.

A derrota de Fabrício Werdum para o croata Stipe Miocic representou mais um baque para o MMA brasileiro no UFC. Com a perda da cinturão dos pesos-pesados, o Brasil agora só conta com um campeão em 10 categorias do Ultimate.

O único título em questão é o dos pesos-leves, categoria dominada por Rafael dos Anjos. O carioca, por sinal, já tem defesa de cinturão – a segunda desde que conquistou o título – marcada para o dia 7 de julho contra o americano Eddie Alvarez, em Las Vegas.

A escassez de cinturões brasileiros foi agravada pelas perdas recentes do título dos pesos-penas, categoria que era comandada por José Aldo até dezembro do ano passado, quando o manauara acabou nocauteado pelo irlandês Conor McGregor – e as nem tão recentes perdas de título nas divisões dos galos – com Renan Barão – e dos médios – com Anderson Silva, que dominou a categoria entre 2006 e 2013.

PERSPECTIVAS

Ao mesmo tempo em que amarga uma fase ruim de títulos, o MMA brasileiro vislumbra um cenário que aponta disputas de cinturão em três categorias diferentes nos próximos meses. Com as vitórias no UFC 198, o peso-médio Ronaldo Jacaré e o meio-médio Demian Maia se credenciaram ao posto de desafiantes em suas divisões. Quem já tem garantido o direito de luta pelo título é a potiguar Claudinha Gadelha, que enfrenta a polonesa Joanna Jedrzejczyk pelo cinturão do peso-palha feminino, no dia 8 de julho, em Las Vegas.

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles