Lagosta na moranga, prato escolhido pelo Renascença
(Foto: Divulgação)

Este ano, a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), em parceira com a Prazeres da Mesa, realiza a terceira edição do concurso gastronômico “O Quilo é Nosso”. A competição visa a promoção e a valorização do segmento de restaurantes a quilo, uma criação genuinamente brasileira, nascida em 1984, em Belo Horizonte.

Vale ressaltar que esse nicho de mercado cresce cada vez mais no estado do Ceará. Para termos uma ideia, no Ceará existem 7 mil tipos de restaurantes e estima-se que 15% desse número equivale aos restaurantes a quilo distribuídos em diferentes bairros em todos os estilos. “O concurso é algo que precisávamos precisava fazer por essa modalidade que, às vezes, fica um pouco de lado. O restaurante a quilo existe não apenas para a realização de refeições rápidas, mas representa também um local onde as pessoas vão passear e levar a família”, esclarece Taiene Righetto, diretor executivo da Abrasel no Ceará.

Ao todo, serão três etapas: voto popular e o voto do juiz local para eleger três melhores restaurantes de cada destino, oferta dos pratos dos três restaurantes eleitos na primeira etapa de cada região com a seleção do melhor de cada estado e escolha do prato vencedor pelo júri técnico, que acontece em São Paulo.

Dentre os dez participantes está o Restaurante Renascença. Inaugurado na capital cearense há pouco mais de dois ano, a casa hoje tem público cativo e busca a valorização do sabor, da boa apresentação e do atendimento primoroso. Além disso, o Renascença apresenta em seus pratos toques contemporâneos aliados a gastronomia regional. Um cantinho aconchegante e bem decorado para quem quer apreciar o que a boa gastronomia oferece!

Foto: Divulgação

O prato escolhido para participar do concurso foi “Lagosta na Moranga”, pedacinhos grelhados de lagosta preparados em creme de macaxeira e manteiga da terra. A delícia é servida na moranga. O sabor marcante da lagosta em momento algum é apagado pelo creme ou pela presença da moranga, que, com a alta temperatura do alimento, acaba desmanchando-se e sendo misturada também ao marisco – o que contribui ainda mais para o mix de sabores regionais e originais.

“É um prato que agrada bastante, principalmente, no Nordeste brasileiro. Aqui, é muito forte a questão da macaxeira e da manteiga da terra, ingredientes que fazem parte da receita. Quis, principalmente, oportunizar as pessoas que nunca comeram lagosta – por ser um insumo muito caro e só existir em pratos à la carte ou por ser servida apenas em alguns restaurantes”, explicou Eduardo Mello, proprietário do Restaurante Renascença.

Ainda segundo Eduardo Mello, servir bobó de lagosta na moranga, durante a semana e no quilo é algo surpreendente para o segmento de restaurantes a quilo e representa uma renovação no setor.

A casa, que foi vencedora do “O Quilo é Nosso 2018” e “Brasil Sabor 2019”, tem valores justos e condizentes com a realidade do cenário gastronômico de Fortaleza e com a qualidade dos insumos, assim como a localização – em um dos metros quadrados mais caros da cidade. O restaurante conta com estacionamento gratuito aos clientes durante uma hora e aos domingo há o funcionamento do espaço kids. Assim, enquanto os adultos desfrutam das delícias preparadas com todo o capricho e cuidado, sempre sob supervisão do proprietário casa, os pequenos brincam em segurança.

A votação está liberada ao público até o dia 26 de setembro, quinta-feira agora, lá no site do concurso “O Quilo é Nosso”. Então, se você ainda não conhece a casa, essa é uma boa oportunidade para prestigiar um dos restaurantes a quilo que mais ganha destaque na cidade.

Ah! Ainda este ano, a Abrasel levará ao público mais um grande concurso! Deste vez, voltado aos bares da cidade. Intitulada “Bar em Bar”, a disputa será pelo melhor petisco e pelos melhores drinks. “O intuito é privilegiar os diferentes nichos do mercado e criar algo totalmente democrático”, destaca o diretor executivo da Abrasel no Ceará, Taiene Righetto sobre a competição.

Serviço:
Restaurante Renascença
Endereço:
Rua General Tertuliano Potiguara, 570 – Aldeota
Contato:(85) 3879-3938
@restauranterenascenca

About the Author

Renata Maia

Jornalista. Apaixonada por culinária e gastronomia. Encantada pelo mundo das panelas e em descobrir sabores, cores, temperos e texturas. Acredita que a comida pode e deve despertar bons sentimentos e criar memórias de felicidade e afeto. Sigam: @coresetemperos

View All Articles