A ideia nasceu em Fortaleza e já passou pelos palcos do São Luiz, Teatro do Dragão do Mar, Praça Verde, CCBNB e Café Couture, além de uma apresentação em Sobral e outra no Festival de Jazz & Blues de Guaramiranga (a propósito, uma ótima apresentação aplaudida de pé). Completando um ano de história em 4 de novembro próximo, o show Jazz Cigano é um dos mais bem sucedidos encontros do projeto Ceará Jazz Series e hoje será apresentado no Homeless, localizado acima do Bar Lions, na Praça dos Leões.

O show criado pelo violonista Marcos Maia presta homenagem ao belga Django Reinhardt (1910 – 1953), guitarrista marcado pelo estilo gypsy (o jazz cigano). Além de Marcos, o show contava com Paulo Leniuson (violino), Claudio Miranda (contrabaixo acústico), Lucas Araújo (violão) e André Benedecti (bateria) e Paula Tesser (voz).

“Ele surgiu de um show do Marcos, que quis colocar um momento diferente com duas músicas cantadas. A interação foi tão linda que a gente acabou fazendo a metade do show cantado”, lembra Paula que ainda trouxe elementos de figurino e dança que remetem à cultura cigana. No repertório, estão jóias como Minor Swing, Limehouse blues e Que reste t-il de nos amours.

Para Paula Tesser, o sucesso do show – que tem sido apresentado, praticamente, uma vez por mês desde a estreia – está na surpresa que o ritmo cigano causa no público. “Acho que as pessoas se surpreendem por que tem a palavra jazz, que tem uma coisa de escuta. Mas com o jazz cigano não tem como ficar parado”. Já com outra apresentação marcada para novembro no Cantinho do Frango, ela comemora os diversos públicos que estão vendo a homenagem a Django. “A ideia é atingir as diversas tribos. O show vai tomando forma. E é tão bacana ver como tem mudado. Ele cresce a cada tocada. A gente não perde o tesão de fazer”.

Serviço:
Jazz Cigano
Quando: hoje, 6, às 21 horas
Onde: Homeless (Praça dos Leões, acima do Bar Lions – Centro)
Quanto: R$ 15
Telefone: 3262 5011

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles