“Tecer o Futuro – Projeto de Vida” foi escrito pela doutora em Linguística Aplicada Maria Tereza Campos Arruda e contribui para a formação pessoal e profissional dos alunos.
Quais são os sonhos que um jovem tem para sua vida? Quais são seus interesses e motivações? Ele se aceita como é e confia em si? Se essas perguntas já eram complexas há pouco mais de um ano, respondê-las em tempos de pandemia da COVID-19 e com aulas remotas virou um desafio para pais e docentes. Pensando nisso, a professora Maria Tereza Campos Arruda, doutora em Linguística Aplicada pela PUC-SP, escreveu o livro “Tecer o futuro – Projeto de Vida”, destinado aos alunos do ensino médio para facilitar esse processo no ambiente escolar.
Trata-se de um livro que pode ser usado em sala de aula como uma ferramenta qualificada para professores ajudarem no desenvolvimento pessoal e profissional dos seus alunos.
Ao usar referências que vão desde os filósofos Aristóteles e Platão, passando pelos poetas Fernando Pessoa e Pablo Neruda até ícones da cultura pop como o rapper Emicida, as atividades e exercícios do livro despertam a atenção e determinam um foco para uma geração bombardeada por diversas distrações.
De acordo com Maria Tereza, os professores envolvidos na educação de um estudante do Ensino Médio devem estimulá-lo a pensar sobre sua posição na sociedade contemporânea, suas aptidões e até mesmo nas suas atividades em grupo.
“Ao escrever o livro me preocupei em oferecer uma ferramenta que prepare o estudante a acompanhar essas transformações e se adaptar a elas, pois um plano de vida é dinâmico e está sujeito a mudanças constantes”, afirma Maria Tereza.
Estrutura do “Projeto de Vida – Tecer o Futuro”
A obra é dividida em três módulos. O primeiro ambienta o aluno com aquela nova fase de ensino e começa a inseri-lo em um ambiente menos lúdico em relação ao Ensino Fundamental.
O módulo 2 foca no desenvolvimento do aluno como cidadão, expõe alguns de seus direitos e deveres, e o incita a pensar sobre sua posição no meio social.
O último módulo é focado em mostrar ao aluno o mundo profissional, como funcionam as relações interpessoais no mercado de trabalho e também o auxilia a definir um caminho de atuação.
A autora estruturou o conteúdo do livro seguindo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), elaborada para orientar a reorganização dos currículos regionais e das propostas pedagógicas das escolas que oferecem os cursos da Educação Básica.
Com isso, o uso de recursos qualificados em sala de aula como o livro “Projeto de Vida – Tecer o Futuro” faz com que o estudante tenha um plano pessoal que o coloca no centro do processo de aprendizado. Isso procura garantir que os estudantes se preparem para atuar no mundo contemporâneo assumindo uma atuação consciente e participativa.
O livro publicado pela editora Saraiva faz parte de uma coleção de materiais didáticos destinados ao Ensino Médio. A obra se destaca pelo papel social que pode cumprir, direcionando os alunos ao caminho da reflexão e do sucesso, por meio de atividades que se encaixam ao cotidiano de alunos do ensino médio.
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