Educação

Projeto do MEC pretender unificar idade para iniciar 1ª série

647 108

perfil02O Ministério da Educação (MEC) está elaborando um projeto de lei para unificar a idade de entrada das crianças no ensino fundamental, que passará a ter nove anos de duração, e não mais oito como atualmente.

A proposta pretende reverter decisões de estados que permitem a matrícula de alunos com cinco anos de idade na nova 1ª série.

Com a expansão do ensino fundamental, de oito para nove anos, o Conselho Nacional de Educação indica os seis anos completos como idade para o início nessa etapa, começo da vida escolar obrigatória. Antes disso, para o MEC, a matrícula pode causar prejuízos no amadurecimento e no aprendizado.

 Paraná e Rio de Janeiro são dois estados que contrariam a norma nacional, e aprovaram leis estaduais que permitem matrículas na 1ª série do ensino fundamental de crianças que completem seis anos até 31 de dezembro.

O projeto deve ser enviado em agosto ao Congresso Nacional, fixando uma data de corte nacional. “É uma questão de amadurecimento das crianças e do direito delas à educação infantil. Isso é sério, porque a infância até cinco anos tem um processo de aprendizagem muito diferente das crianças maiores”, afirma.

O presidente do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, Arthur Fonseca Filho, critica o projeto de lei em elaboração no MEC. “Não acho errado que cada estado tenha o seu modelo. Essa autonomia está prevista na Constituição e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Escolhemos a data de 30 de junho porque antes era 31 de dezembro e não queríamos uma mudança radical”, declarou.

Para o MEC, a grande questão é respeitar o tempo da infância. “Não é proibido ensinar a ler aos cinco anos. O que não se pode fazer é mudar o currículo da pré-escola, que é educação infantil, para fazê-lo como um currículo de ensino fundamental”, diz Maria do Pilar Lacerda.

Fonte: O Estado de São Paulo

Recomendado para você

108 Comentários

  • Ana Lídia disse:

    Gente, há uma espernç no final do túnel!!!!!

  • marcio correa disse:

    Preciso de informações se poderei matricular meu filho no ano letivo de 2010 na serie inicial? Ele vai completar 06 anos de idade em 25/03/2010,moramos no estado de São paulo,

  • Olá a todos !
    Trabalho em uma Fundação e gostaria de saber quando começa o cadastramento de alunos na rede púlblica que irá para 1º série no Ano de 2010.

    Sem mais

    Agradeço

    Andressa Karenne

  • Renata Ferraço disse:

    Qual a data base para os Estados – Bahia e Minas Gerais?

  • kelly disse:

    gostaria de tirar uma dúvida,-com essa nova lei para o ensino fundamental. meu filho de quatro anos terminou o jd 2, e a escola falou q ele teria q fazer novamente o jd 2,pq ele so podera entrar no 1 ano com seis anos completo, ele faz 5 anos em setembro do ano q vem. eles falaram q se ele completasse até junho aí ele poderia entrar pro pré o ano q vem.como só completa em setembro irá ter q repetir o jd 2 de novo.por favor me esclareça esta duvida.

  • Paulo disse:

    Cuidado com as escolas privadas! Elas não se adequaram à nova estrutura e agora só dizem que têm que repetir a pré-escola!!! Elas deveriam ter observado as normas nacionais de que as crianças só ingressariam no ensino fundamental aos seis anos de idade completos no início do ano letivo!

  • rosana disse:

    tenho uma filha que completa 6 anos dia 02/03/2010,ela pode ser matriculada na 1 serie desta de 09 anos……..

    • Valeska Andrade disse:

      Olá Rosana. Sim, ela pode ser matriculada. Cuidado ao escolher a escola, muitas não estão respeitando os prazos e as modificações, é importante que os pais cobrem e fiquem atentos na matrícula.

  • Claudia disse:

    Olá, minha filha completara 6 anos em 22/03/2010,gostaria de saber se ela já deve
    ser matriculada na 1ª Série do Ensino Fundamental, ela já está cursando o Jardim em uma Escola Municipal de Esteio, como fica isso?
    Obrigada

    • Valeska Andrade disse:

      Olá Claudia.
      Pela nova regra, sua filha deve ser matriculada na 1ª série sim, já que completa seis anos em março e a data do corte para matrícula é de 30/06. Algumas não querem fazer isso pelo simples fato de terem mais um ano para cumprir, no entanto, é um direito seu (se seu estado estiver cumprindo a regra) matriculá-la.
      Obrigada pelo comentário.

  • SERGIO disse:

    Ola, acho um absurdo pois essas crianças irao ficar defasadas em relaçao a outros por uma simples data de corte 30/06.vou brigar pra que meu filho prossiga e entre com 5 anos .

  • erika dias disse:

    Ola ,meu filho é do meio do ano ,e esse ano ele forma o 2 periodo , ano q vem ele ñ podera cursar a 1 serie pois ñ tera 6 anos completos ate a data marcada , so q essa lei ñ deveria ser valida p crianças q estão entrando agora? Pq ñ penssaram em como ficara a cabeça dessa criança vendo os coleguinhas indo e ele ficando,quem ja esta cursando deveria continuar!!obs : A escola é particular tem q seguir essa lei !!!

  • Wesley Victor dos Santos disse:

    À todos:

    sobre a nova lei, eu não ápoio, poís acho que todas as crianças deveríam começar a estudar o Ensino Fundamental com os 6 anos de idade, sendo assim, toda criança deveria fazer a pré-escola, a chamada Pré. Assim todo criança passaria a conviver já com os que estariam estudando com ela o começo do Ensino Fundamental, já que o convívio ajuda na formação do cérebro; e para que as crianças sintam prazer em ir a escola, deveríam ser trocados os professores de sala conforme mandam os horários pendentes.

    Muito Obrigado.

    Considerem.

  • Amanda disse:

    Um tremendo ABSURDO essa nova resolução. O correto é ter numa forma de avaliar o desenvolvimento da criança e não colocar todas na mesma condição. Minha filha vai ser separada dos coleguinhas e ficar atrasada em um ano com relação as demais tudo por que nasceu dia 04/04/2005. Pense bem? O que o governo quer fazer? Uma criança obrigada a repetir com outros com diferença de quase um ano de idade as mesmas coisas já vistas no ano anterior vai ficar despersa e desestimulada. Acho q isso valeria para crianças que ainda não foram matriculadas em nenhuma escola, mais para as que já estão matriculas eu acho um ABSURDO mesmo. Por isso que a educação neste país vai de mal a pior! E mais absurdo ainda é que as escolas particulares são obrigadas a seguir o mesmo parâmetro que o governo determina p escolas públicas. ABSURDO é pouco!

  • Adriana Almeida Landim disse:

    Essa nova lei e um absurdo,deveria valer para as crianças que vai entrar no ano de 2011, não para as que já estão na escola,minha filha está matriculada no pré escolar, no período matinal, acorda as 06:00 da manha todos os dias para ir a aula, não acho JUSTO QUE ESTÁ CRIANÇA PERCA UM ANO LETIVO, por uma lei inconstitucional e ABSURDA, espero que este MINISTÉRIO tenha a decência e bom censo para revogar está, sem a necessidade de pais de alunos como eu seja obrigado usar meios JUDICIAIS PARA DETERMINADO UM DIREITO CONSTITUCIONAL ADQUIRIDO NO CASO PELOS PAIS DE ALUNOS INGRESSADOS OBRIGATORIAMENTE AINDA MUITO CEDO NA ESCOLA. Minha filha por exemplo foi matricula com 3 anos, por que completaria 4 anos em junho daquele ano, agora vai perder um ano porque a lei simplesmente mudou, que vergonha este nosso pais por isso que os alunos brasileiros não tem entusiasmo para estudar e este, MINISTÉRIO ao invés de promover programas de incentivo aos que estuda em escola publica não só faz KAKA, desculpem o mal termo.

  • cristina oliveira disse:

    Minha filha completa seis anos em abril de 2011,e estar no 2°período (jardim 2),gostaria de saber se ano que vem ela vai ter que repetir,.Acho um grande absurdo,pois assim como ela,varias crianças estão praticamente alfabetizadas e seria muito injusto fazê-las repetirem..Espero que possam me esclarecer!desde já agradeço.

  • NATALINA disse:

    minha filha faz aniversário no dia 28 de abril ela já estuda há 3 anos no jardim.Ela já pode ir para primeira série??

  • Edson Francisco dias disse:

    Minha filha completa 6 anos em 23 de Fevereiro de 2011 e fui obrigado a mudá-la de escola com isso ela perderá no ano que vem a formatura junto com todos seus amigos e alunos de classe.Isso não seria injusto?
    Quero mantê-la na mesma escola até o final de 2011 onde posso recorrer desta lei estúpida que resolve o que é melhor para nossos filhos?
    Pago o colégio particular e não gostaria de ver apenas ela sair da escola
    por este motivo de interesses pessoais.

  • Dayane disse:

    se todos calarem nossos filhos vão ficar um ano artrasado na escola,
    minha filha faz 6 anos dia 1 de abril e está cursando o segundo período, com esta bosta desta nova lei terá que repetir? e sei que tem muitas crianças nesta situação. Quem manda é o povo. Vamos brigar, não vamos deixar isso acontecer. Eu, vc e ele não adianta tem que ser todo mundo que tem filhos que faz 6 anos até o meio do ano.

  • Evelin disse:

    Palhaçada do governo. Eles querem mostrar que todas as crianças de 6 anos já estão matriculadas, que diminuiu o índice de crianças fora da escola, Limitaram essas datas, pois não haverá vaga para o restante das crianças que completam 6 anos no 2º semestre, não vejo diferença de quem nasceu em 30 de junho (permitido) e uma criança que nasceu em 1 de julho.Será que por esse 1 dia a criança é imatura?
    Minha filha completou 5 anos em julho, sabe escrever já com letra cursiva, vai se formar esse ano e se reprovar vai atrapalhar a turma anterior, pois está mais avançada que outros alunos da mesma sala que tem 1 ,2 ou três meses mais velhos que ela.
    A escola não à reprovou, disse que ela vai acompanhar muito bem a 1ª série, mas está difícil achar escola para ela. O que encontro fica fora do meu orçamento.

  • Boa Tarde !!! O meu filho completa 6 anos em 22/08/2011 e a escola agora na rematricula disse que ele terá que fazer novamente o jardim II, como explicar para ele no ano que vem, todos os coleguinhas em uma sala e ele em outra inclusive repetir a atividades. O que fazer?

  • Fabi disse:

    Ola queria uma ajuda, pois meu filho vai completar 5 anos dia 26/04/2011 e ele está fazendo o pré de 4, a professora disse que ele está pronto para ir pro pré de 5agora fui informada que ele não vai poder fazer o pré de 5, e vai ter que fazer tdo novamente, é uma judiação, pois a lei é até 31/03, e agora o que eu poderia fazer, sera que tem algum que possa fazer, me ajudem. Agradeço desde já

    • Valeska Andrade disse:

      Ola Fabiana.
      Pois bem. Essa determinação é do MEC, que ainda não definiu como será em 2011, visto o número de reclamações que está recebendo e do despreparo das escolas em entender e cumprir a lei. O MEC diz que até 04 de dezembro terá uma avaliação e lançará uma nota sobre o assunto.
      Abraço

  • Evelin disse:

    Período de transição

    Para as crianças que já estão na escola, haverá um período de transição em 2010. Os estudantes que completarem seis anos depois de 31 de março poderão continuar o curso. Aquelas com cinco anos de idade que estiveram matriculadas e frequentaram por mais de dois anos a pré-escola poderão, em 2010, prosseguir no ensino fundamental.

    “Quem já estiver na pré-escola deverá continuar o seu caminho. Imagina ter que explicar para um garotinho de cinco anos, nascido em abril, que todos os seus coleguinhas vão para o ensino fundamental e ele fará novamente a pré-escola. Pode ser uma experiência traumática”, argumenta Cesar Callegari, presidente do CNE. De acordo com ele, Paraná, São Paulo e Goiás são alguns dos estados que aceitam crianças com menos de seis anos para matrícula no primeiro ano.

    A resolução do CNE ainda precisa ser homologada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, o que deve acontecer nos próximos dias.

    A escola da minha filha não a segurou e passou. Ela recebeu um email parecido esses dias, conforme o texto mencionado acima.

  • Luzia Diogo disse:

    Pretendo trocar a minha filha de 05 anos de idade de escola. Fui informada, que ela irá para o jardim III, sendo que ela estuda desde os 2 anos de idade em outra escola e está cursando o jardim II. Ela fará 06 anos no dia 27 de jullho de 2011. Acho,que ela deveria ir para o CA ( 1 ano). Estou correta?

  • Luzia Diogo disse:

    Minha filha fará 06 anos dia 27 de julho de 2011. Há possibilidade de matriculá-la na primeira série? Ela está desde os 02 anos na escola.
    Obrigada!

  • Danielle Aguiar disse:

    O meu filho vai fazer 5 anos na data de 19/06/2011, Qual será a série que terá que ser matriculado em 2011? Jardim II ou Jardim III.
    Eu moro em Niterói – RJ

  • Wesiliane nascimento disse:

    Escolas particulares são obrigadas a cumprir essa lei de 30 de março

  • Luciana Julidori disse:

    Acho um absurdo esta Lei, pois se as crianças já foram matriculadas neste ano de 2010 ,elas por direito não deveriam repetir. Tenho uma filha no jardim I . elacompletou 4 anos dia 05 de abril deste ano e freguenta todos os dias as aulas, e por causa desta Lei sem lógica terá que repetir ? Ela sabe até mais que crianças que estão na fase de alfabetização, Não acho justo ela repetir o ano por 5 dias somente e sabendo tudo que uma criança da idade dela deve saber.

  • Elenita de Fatima da Fonseca disse:

    Acho um absurdo e um abuso mecher com a cabecinha dessas crianças, tanto a ser fazer na educação do brasil e eles querem mecher essatamente com a idade deles se isso acontecer eui vou brigar judicialmente pelos direitos da minha filha.
    Ela tem 5 anos e só vai completar 6 dia 12 de setembro de 2011, é uma crianjça que só tira notas boas e está a frente de muitos cóleguinhas acima da sua idade, começou fazendo o maternal mas um mês depois ela estava desistimulada não querendo mais ir para o colégio pois segundo ela não queria ficar desenhando ou pintando o que éla queria fazer era aprender a escrever,E agora se ela tiver que voltar não vai acontecer o mesmo??? com certeza , por estarazão eu acho inaceitavel ela lei absurda que bula nossos direitos.
    Vou brigar com todas as minhas forças vou para justiça,vamos fazer passeatas até derrubar esta lei absurda.

  • jaco2011.pereira@hotmail.com disse:

    vamos nos reunir para lutar contra essas leis

  • jacopereira disse:

    isso e um absurdo

  • JULIANA SILVA disse:

    minha filha esta infantil III iria para infantil IV para no 2012 ir para a primeira faz 5 anos em 11/07/2011 ocorre que fui informada que ela devera continuar infantilk III uma vez que tera de faz 2 vezes infantil iv em função da idade gotaria de saber se é verdade e se consigo matricula-la em 2012 quando completa 6 anos em 11/07/2010 na primeira serie uma vez que tal fato me causou transtornos em funçãod eque ela não acompara a turma que esta a dois anos em função alegação tera repetir todo infantil III, rs GRATA

  • Eline Maria Ferreira disse:

    Esta resolução é absurda e não obedece a um dos direitos básicos da constituição brasileira, QUE É O DIREITO DE IGUALDADE!!!! Esta Idade de corte do ensino fundamental contraria as nossas leis, isto não pose ser feito….
    Qual a diferença de uma criança que nasceu do dia 31 de março e 01 de abril, ambas vão está com a idade incompleta, uma podendo entrar na primeira serie a outra não……. Cadê o nosso direito de igualdade esta resolução esta em contradição com um principio básico da constituição brasileira …

  • Giselli disse:

    Essa lei até hj cria uma confusão na cabeça dos pais,tenho uma filha que completou 5 anos agora em dezembro ,e eu como mãe sinto que ela não tem condições de desenvolvimento biopsicossocial para acompanhamento de conteúdo de ensino fundamental.Vejo tbm que a diferença de meses de uma criança para outra faz uma diferença muito grande no desenvolvimento de aprendizagem e maturidade.Essa lei deveria ter sido estipulada de igual para todos os estados,para que nós pais não nos sentissemos inseguros no caso de querer um desenvolvimento educacional de qualidade para nossos pequenos sem medo de prejudicar o tempo de infância de cada um.

  • Marcos Vinícius disse:

    Não acham injusto,uma criança saber todo conteúdo do antigo CA e ter que fazer novamente?(repetir de ano sabendo conteúdo).Com notas ótimas na escola.

  • arlinda disse:

    Tenho uma filha que completou 6 anos dia seis de novembro,ela está no pré l, já fiz a matricula dela numa escola municipal em guarujá depois que soube que aceitam crianças com 6 anos completos,mas a professora me diz que não é o último ano dela pois só poderia fazer a 1° serie em2012 assim fico sem saber o certo O que faço agora? Pois me disseram que a lei mudou

  • VANUZA disse:

    Minha filha está prejudicada com está nova lei hoje ela que vai completar 10 anos dia nove de março está na 3º série perdeu 1 ano estou muita insatisfeita.

  • leidiane dutra disse:

    Minha sobrinha entrou na escola em 2010 com 3 anos e completou 4anos na data 15/05/2010, porem a diretora colocou na sala de 4 anos. Agora com essa lei, a escola informou que ela tera que repetir o ano. Essa informação procede? Porque, se a lei ja existia a resposabilidade e da escola de colocar na sala correta e se foi criada agora a criança nao pode ser prejudicada com uma lei retroativa, certo?

  • Silvia Cabral dos Santos disse:

    Olá tenho muita duvida sobre essa nova lei, minha filha fez os 3 estagios no emei,nesse ano ela ja foi para o 2 ano sem fazer a 1 serie,ela fez 7 anos na data de hoje dia 14/02/11 no ano passado fui na escola e eles disseram que ela nao iria para a 1 serie so no ano seguinte ,gostaria de saber qual a idade certa para a 1 serie? Agradeço desde ja . Obrigado.

  • JENIFFER disse:

    meu filho faz 5 anos dia 2 de abril só que ele ano passado fez o pre 1 esse ano ele ira pro pre 1 denovoi ou vai pro pre 2 ????

  • Luciene ventura disse:

    Meu filho estuda desde dos 2 anos de idade e ira completar 6 anos dia 27 de abril de 2011, so que por causa dessa lei ele tera que repetir a alfabetizaçao, mas se ele ja esta alfabetizado pra que isso?
    Fala serio é um abuso, aumentar os anos pra que as crianças aprendam mais o que? meu filho com 5 anos faz pesquisa na internet sabe ler e escrever e, eu estou muito revoltada com essa lei.Grata.

  • paula disse:

    Gostaria de compreender esta lei que fala de progreção automatica ,como éa alfabetização desta nova lei ,sera que os professores estão preparados para está nova era de alfabetização Eque o professor trabalha num sistema sem saber se o aluno aprendeu ou não.O professor já é mal remunerado,e agora não tem nem o direito de ´fazer seu trabalho bem feito por amor a profissão.Tenho um filho de oito anos eo passarão para terceira série sem saber ler e escrever contra minha vontade,pois a escola diz que alei obriga a seguir não o podendo reprovar.

  • SILVIA disse:

    ola, minha filha tem 4 anos e faz 5 anos em 20 de julho de 2011, ela estuda no Jardim II, porem ela ja sabe ler faz contas de mais e menos e ela fica parada na sala pq o q a professora vai explicar ela ja sabe gostaria de saber se posso muidar ela para a 1 serie o ano q vem ja vai der 5 anos e vai fazer 6 anos em julho de 2012

  • Vinicius disse:

    Gostaria de saber quantas escolas publicas tem no geral no Estado de Sao Paulo entre a primeira serie e a nona serie do ensino fundamental. Obrigado

  • sandra disse:

    minha filha tem cinco anos e esta no 1º ano, no dia 6 de fevereiro de 2012 ela ira completar 6 anos, será que ela vai ter que estudar o 1° ano novamente? Sei não acho que para ela estudar tudo novamente já estando alfabetizada será um tédio.

  • Cristter disse:

    Olá, minha fez 3 anos em 18/03/2011 e está no jardim I, porém ela tem acompanhamento com Psicóloga porque tem a ”Capacidade de Raciocinio Acelerado”, ou seja, foi diagnosticado que ela estaá na ”Classe das Crianças Bem Botada”,e que já está preparada para a alfebetização. Gostaria de saber como faço para colocá-la no ano que vem (2012) no Jardim III, já que a própia Psicóloga que a acompanha me sugeriu que fizesse isso. E que se fosse o caso ela faria uma declaração explicando o caso da minha filha.
    Gostaria de saber se devo entar com uma ação na Justiça falando sobre o caso dela?

  • Cristter disse:

    Olá, minha filha fez 3 anos em 18/03/2011 e está no Jardim I, porém ela tem acompanhamento com Psicóloga e foi diagnosticada que ela tem a ”Capacidade de Rasciocínio Acelerado”, ou seja, está na ”Classe das Crianças Bem Dotada”, e que já estar pronta para alfabetização. Gostaria de saber como faço para que no ano que vem(2012) ela possa entrar no Jardim III. Já que foi sugerido pela própria Psicóloga, que ainda informou que se for o caso me faria uma declaração falando sobre o caso da minha fiha.
    Gostaria de saber se terei que entrar com uma ação Judicia,l já que agora tem essa lei dos 9 anos do essino fundamental.

  • Cristter disse:

    RSS 2.0 para comentários.

    Olá, minha filha fez 3 anos em 18/03/2011 e está no Jardim I, porém ela tem acompanhamento com Psicóloga e foi diagnosticada que ela tem a ”Capacidade de Rasciocínio Acelerado”, ou seja, está na ”Classe das Crianças Bem Dotada”, e que já estar pronta para alfabetização. Gostaria de saber como faço para que no ano que vem(2012) ela possa entrar no Jardim III. Já que foi sugerido pela própria Psicóloga, que ainda informou que se for o caso me faria uma declaração falando sobre o caso da minha fiha.
    Gostaria de saber se terei que entrar com uma ação Judicia,l já que agora tem essa lei dos 9 anos do essino fundamental.

  • Cristter disse:

    RSS 2.0
    Olá, minha filha fez 3 anos em 18/03/2011 e está no Jardim I, porém ela tem acompanhamento com Psicóloga e foi diagnosticada que ela tem a ”Capacidade de Rasciocínio Acelerado”, ou seja, está na ”Classe das Crianças Bem Dotada”, e que já estar pronta para alfabetização. Gostaria de saber como faço para que no ano que vem(2012) ela possa entrar no Jardim III. Já que foi sugerido pela própria Psicóloga, que ainda informou que se for o caso me faria uma declaração falando sobre o caso da minha fiha.
    Gostaria de saber se terei que entrar com uma ação Judicia,l já que agora tem essa lei dos 9 anos do essino fundamental

  • Cristter disse:

    RS 2.0Olá, minha filha fez 3 anos em 18/03/2011 e está no Jardim I, porém ela tem acompanhamento com Psicóloga e foi diagnosticada que ela tem a ”Capacidade de Rasciocínio Acelerado”, ou seja, está na ”Classe das Crianças Bem Dotada”, e que já estar pronta para alfabetização. Gostaria de saber como faço para que no ano que vem(2012) ela possa entrar no Jardim III. Já que foi sugerido pela própria Psicóloga, que ainda informou que se for o caso me faria uma declaração falando sobre o caso da minha fiha.
    Gostaria de saber se terei que entrar com uma ação Judicia,l já que agora tem essa lei dos 9 anos do essino fundamental

  • Cristter disse:

    feed RSS 2.0Olá, minha filha fez 3 anos em 18/03/2011 e está no Jardim I, porém ela tem acompanhamento com Psicóloga e foi diagnosticada que ela tem a ”Capacidade de Rasciocínio Acelerado”, ou seja, está na ”Classe das Crianças Bem Dotada”, e que já estar pronta para alfabetização. Gostaria de saber como faço para que no ano que vem(2012) ela possa entrar no Jardim III. Já que foi sugerido pela própria Psicóloga, que ainda informou que se for o caso me faria uma declaração falando sobre o caso da minha fiha.
    Gostaria de saber se terei que entrar com uma ação Judicia,l já que agora tem essa lei dos 9 anos do essino fundamental

  • meu filho está terminando o jardim 3 em 2012 ele ira para o 1 ano. meu filho faz 6 anos em 14 de maio, com esse novo projeto ele ficara mas um ano no jardim. serão 4 anos no jardim, e quando for para o 1 ano estará com 7,ai sim, isso é injusto com ele pois ele vai ficar um ano a mais na escola, os colegas vão sair da escola e ele vai ficar ,sabe o que ele vai pensar que os colegas são mais inteligentes do que ele. ele já me perguntou a respeito. como fica a cabeça desta criança? já parou para pensar? eu passei por isso e não quero que meu filho passe também. A escola tem que ser um período agradável na vida da criança, e os pais sabem o que é melhor para os seus filhos.

  • meu filho está terminando o jardim 3 em 2012 ele ira para o 1 ano. meu filho faz 6 anos em 14 de maio, com esse novo projeto ele ficara mas um ano no jardim. serão 4 anos no jardim,e quando for para o1 ano estará com 7, ai sim, isso é injusto com ele pois ele vai ficar um ano a mais na escola, os colegas vão sair da escola e ele vai ficar ,sabe o que ele vai pensar que os colegas são mais inteligentes do que ele. ele já me perguntou a respeito. como fica a cabeça desta criança? já parou para pensar? eu passei por isso e não quero que meu filho passe também. A escola tem que ser um período agradável na vida da criança, e os pais sabem o que é melhor para os seus filhos.

  • Jurema disse:

    olá meu filho completa 6 anos 26/09/11 ele ja esta no primeiro ano mas quero q/ ele repita, isso trará algum mal á ele

  • Mônica Souza disse:

    Essa lei é um absurdo implantada agora faltando menos de 3 meses para acabar o anos!!!! Como fica a cabeça de uma criança que está na escola desde os 6 meses e vem acompanhando os mesmos colegas de sala desde entãoo e agora vão ter que separar. Não é justo, esta lei deveria prevalecer a partir do início do ano que vem e não agora faltando pouco para acabar o ano letivo. Não concordo, deveria haver uma avaliação das crianças para verificar as que tiverem condições de ir para a 1² série!! ABSURDO

  • LUAN disse:

    Alguém sabe dizer se existem exceções nessa Lei, ou uma forma de recorrer judicialmente, pois isso é uma palhaçada, onde já se viu forçar as crianças fazerem novamente o mesmo ano letivo, isso pode prejudicar a criança e desmotiva-la pelo resto da vida, tem que haver uma forma de mudar isso.

  • maria rosineide xavier disse:

    eu sou de sao paulo capital meu filho vai fazer 6 anos dia 16 de marco e vai para a primeira serie gostaria de saber se as criancas que fazem 6 anos ate 30 de junho tambem vao

  • ana paula disse:

    Em primeiro lugr venho agradecer o MEC pela agressiva que minha filha esta se tornando,pelo desanimo pela escola e pelo abandono da aula de ballet.
    minha filha faz aniv 13 agosto,estou passado por um grande problema depois dessa nva lei ela esta agressiva,desanimada pra escola,imagina e vcs fala nessa fase ela não tem maturidade neural para isso, so que esquece que tem criança que tem uma visão melhor que a nossa, como a minha todos dias fica na porta do grupo 4 olhando as atividades, e diz abandonar o estudo porque o que a sala dela passa ela ja aprendeu e não vai fazer tudo de novo eu faço atividade em casa por que quando ela terminava atividade grupo 3 ela riscava tudo lascava chateada por ta repetindo as mesma atividade é um comportamento dela exir mais nao sou eu que exijo dela ela que exige de mim e da escola. Como ela quando fez 4 anos ela foi para porta do grupo 4 dizendo eu ja fiz 4 anos agora eu posso ficar nessa sala. Deveria coloca-la ja que souberam repeti-la

  • Ana Santiago disse:

    Tenho dois filhos um de 8 anos q cursou a 1ª série com 5 e foi excelente na vida dele,tenho um filho de 1 ano e estou muito triste com essa lei,pois ele ficará um ano atrasado,acho um absurdo gostaria de saber se existe algum meio legal de matricular ele com dois anos e meio no infantil 3

  • Elaine Ribeiro disse:

    Minha filha tem 3 anos e fará 4 em 09/04/2012,pensei que ela iria para o jardim,só que a escola me informou que ela teria que fazer aniversário até 31/03/2012 para cursar o jardim.Resumindo por causa de 9 dias ela ficará atrasada em 1 ano terei que matricular ela no maternal…isso é um absurdo, estou inconformada.

  • denizia disse:

    MINHA FILHA TEM 6 ANOS VAI FAZER 7 NO ANO QUE VEM EM ABRIL ELA TA FAZENDO ALFABETIZAÇÃO 2 ELA JA NO ERA PRA TA NA 1 SERIE GOSTARIA DE SABER SE ELA NO VAI FICA ATRASADA OU NÃO

  • VIVIANE SOUZA GOMES disse:

    boa noite, meu filho tem 5 anos e completará 6 dia 27/07/2012, está na escolinha desde 1 ano e meio, estava tudo certo para ele ir para o primeiro ano em 2012, formatura na escolinha com colégas, prova na escola para ver sua maturidade e oque ele havia aprendido na escolinha; quando fui na reunião de pais de alunos que iniciariam o primeiro ano em 2012, a pedagoga me pediu desculpas e disse que pela nova lei ele não poderia cursar o primeiro ano em 2012; meu filho vai ter que repetir o pré 2? não sei oque fazer, moro em canoas no RS e gostaria de uma luz para saber oque faço. obrigada

  • luzenir guimaraes disse:

    minha filha tem apenas ;4anos e já cursou ojardim1.ela não terá idade para cursaR O JARDIM 2NO PROXIMO ANO?SENDO Q/ ELA COMPLETARÁ 5ANOS NO MES DE jUNHO.

  • luzenir guimaraes disse:

    como educadora concordo com essa nova mudança,pois as crianças terão mais maturidade para ingressar no ensino sequenciadoou seja no primeiro ano ou alfabetização como queiram.osurpreendente é q muitos pais foram pegos de surpresa…

  • tamara aline disse:

    quero saber se minha filha pode ser matriculado normalmente em2012 ela vai completar 3 anos dia 20 de agosto de 2012?
    a escola e particular
    e nao estao querendo aceitar
    por favor mandem uma resposta para o meu email

  • Ana disse:

    Olá!
    Moro no Estado do Ceará.E tenho uma filha que completa 6 anos em 06/10/12 ela ja sabe ler algumas palavras. e nao pude matricular devido a idade. se eu deixa-la no jardin II, ela vai se atrasar muito. que devo fazer.

  • Tatiana. disse:

    OI, tenho uma filha que está na escola desde 1ano, esse ano que finalizou ela fez formatura de pré, quando fui na escola ver como ia ficar a situação dela fui informada que ela não iria para a 1º sério pois ela não está dentro da data classificada pelo ministério, a minha filha nasceu no dia 25/05/2006, gostaria muito que uma pessoa me desse alguma luz, pois sou leiga no assunto pois eu até já tinha visto uma vaga para ela em uma escola perto do meu trabalho, e eu tenho acesso rápido caso aconteça algo e também para frequentar as reuniões escolares.

  • jeiza disse:

    Oi por favor me esclareça,porque eu tenho uma filha de 4 anos,ela faz 5 em maio de 2012,ela fez o jardim 2 o colégio é particular falou que ela tem que repetir o jardim 2 eu acho que ela vai se atrasar,o que devo fazer isso ta certo?

  • kelicristina pinto de mesquita disse:

    oi tenho um filho ele vai fazer 6anos 04/05/2012 mas vai ter que estudar junto com as crianças de 5anos ja tinha estudado em 2010 em uma escola particular e quando foi pra publica em 2011 fez a mesma serie isso e normal ?ele sempre pergunta porque tem que estudar com as primas dele sendo que ele e mas velho

  • dayane disse:

    oi,tenho uma duvida,tenho um filho com 5 anos,ele tem 5 anos e fas 6 agora dia 08/05/2012 ele vai fazer o segundo periodo , lembrando com essa nova lei ele repetiu o primeiro periodo o ano passado,ta correto ele fazer o segundo periodo ainda ou ele estar atrasado?

  • gilberto baptista soares disse:

    o meu filho compretou 5 anos em setembro de 2011 posso matricular ele na 1 série em 2012

  • elizangela disse:

    gostaria de saber .. meu filho faz 6 anos dia 6 de maio de 2012 ele sera matriculado na 1serie ou no pré-2

    /

  • Meu filho tem 3 anos e completa 4 anos no dia 13/07/2012. Nesse ano de 2012 ele iria fazer o infantil IV, só que a diretora me informou que o mesmo tem que repetir o infantil III por conta da idade. Mas eu acho um absurdo e a professora dele tambem, pois ele é um menino inteligente e isso estar desmotivando ele. O que faço? Tem como ele ir para o infantil IV? Essa lei era pra ser se a criança não acompanhasse o ensino.

  • JOELMA disse:

    mei filho completara 5 anos 12 de junho gostaria de saber qual é o grupo certo que ele deve cursar no ano de 2012.
    gostaria de obter resposta mais rapido possivel

    obrigada

  • Izabel disse:

    Boa noite,
    Minha filha completa 6 anos dia 18/05/2012 e já estuda desde dois anos de idade. O ano de 2010 cursou o 2º perído, participou da formatura junto com os colegas e agora quando fui fazer a matrícula dela o diretor me informou que ela terá que repetir o 2º perído, pois a segundo a lei ….. só poderão cursar a 1ª série os alunos que completam 6 anos até 31/03/2012. Gostaria que vcs me orientassem se existe alguma possibilidade para eu conseguir que ela acompanhe os colegas, mesmo que eu tenha que entrar na justiça. Aguardo anciosa por uma solução.
    Grata
    Izabel

  • karina dos santos rangel disse:

    minha filha tem 5 anos ,ja sabe ler e escrever,eu quero saber se ela entra na primeira ano 2012,sendo que em 2012 ela comppleta 6 anos 10 de maio de 2012.

  • karina dos santos rangel disse:

    minha filha tem 5 anos ,ja sabe ler e escrever,eu quero saber se ela entra na primeira ano 2012,sendo que em 2012 ela comppleta 6 anos 10 de maio de 2012,estado do ES.

  • jakeline disse:

    Gente isso é um absurdo, o povo tem q se unir e fazer alguma coisa, estao querendo atrasar a educaçao de nossos filhos.Minha filha completa 3 anos dia 22 de abril,em 2011 estava no maternalzinho e esse ano ela iria fazer o maternal e em 2013 iria fazer o pré1, agora com essa nova lei ela vai ter q ficar dois anos no maternal, isso é um atraso, ele deveria fazer a 1º serie com seis anos, e ira fazer com sete pq completa em abril e as escolas nao aceitam. É isso q os nossos governantes querem, uma geraçao atrasada, é desse jeito q vamos vamos evoluir na educaçao? atrasando? por essa e outras q da pra entender pq somos sub, sempre seremos. O Brasil é uma vergonha!!!

  • jakeline disse:

    minha filha tem 10 anos vai pra 3 ano sera que eu consigo o projeto pra regulariza a serie ja era pra ela esta na quinta serie perdeu 2 anos porque mudamos pra cidades diferentes

  • luciano disse:

    meu filho ira fazer 6 anos em maio agora porem não consegui matricula-lo no primeiro ano ano e sim no pré mas gostaria muito que ele ja entrasse no primeiro pois ele ficara um ano atrasado o que devo fazer pra conseguir coloca-lo no primeiro ano?

  • Camile disse:

    Minha filha entrou no colégio agora, tem 2 ano e 9 meses e fará 3 anos no dia 13/05, porém ela é muito mais desenvolvida que os colegas da turma. Ela começou a regredir no comportamento em casa. Agora quando chega do colégio me pede “bubu”, pede fralda para fazer xixi, fala como bebê choramingando, e tudo isso porque os colegas da turma dela são muito menores que ela. A lei diz que se ela fizesse aniversário até dia 30/03, ela poderia estar no Grupo 3 (atualmente está no grupo2), portanto por 1 mês e 13 dias minha filha é obrigada a regredir. Quem criou essa lei, não deve ter filhos, ou se tem, não tinha capacidade de frequentar a série de acordo com a idade. Não temos culpas disso, concordam? Q.I cada um tem um nível, não podemos colocar enumeras crianças numa sala, só por questão de idade. A escola que deveria, junto com a coordenadora infantil, determinar de acordo com o desenvolvimento da criança, qual a sala que deveria frequentar. Hoje, a minha filha está sendo prejudicada. Como eu posso entrar com uma ação no MEC para que ela possa mudar de ano, alguém sabe?

  • aline disse:

    MINHA FILHA COMEÇOU A ESTUDAR EM FEVEREIRO DE 2010 NA ÉPOCA ELA ESTAVA COM 2 ANOS E 5 MESES. ELA FEZ EM 2010 O CHAMADO MATERNAL; EM 2011 ELA FEZ CHAMADO JARDIM 1; PORÉM NOTAMOS NELA UM APRENDIZADO MUITO RÁPIDO, PEDIMOS AO COLÉGIO QUE ENTÃO FIZESSEM UMA AVALIAÇÃO PARA ELA PODER PASSAR A ESTUDAR NESTE ANO DE 2012 NO CHAMADO JARDIM 3 E NÃO NO JARDIM 2. JÁ SE PASSARAM 1 MÊS E 1 SEMANA DESDE O ÍNICIO DAS AULAS E ATÉ AGORA A DIREÇÃO DO COLÉGIO PARTICULAR NÃO DEU NENHUM PARECER.PORQUE DIZEM QUE A NOVA LEI SE APLICA A ELA. RESOLVERAM FAZER MAIS DOIS DIAS DE AVALIAÇÃO EM SALA DE AULA. NESTE 1 MÊS E 1 SEMANA ELA FOI AVALIADA EM SALA DE AULA PELAS PROFESSORAS DO JARDIM 2 E 3.
    MINHAS DÚVIDAS:
    1) ESTA NOVA LEI DE 2010 SE APLICA A MINHA FILHA MESMO LA JÁ ESTANDO MATRÍCULADA NO ANO QUE A LEI FOI DIVULGADA?
    2) MINHA PODERIA ENTÃO ESTUDAR ESTE NO JARDIM 3?
    3)COMO FAÇO PARA QUE MINHA FILHA TENHA SEUS DIREITOS GARANTIDOS?
    4) O COLÉGIO NEGOU-ME UMA VIA DO RESULTADO DA AVALIAÇÃO POR ESCRITO. ELES PODEM FAZER ISSO?
    5) QUAL ÓRGÃO DEVO PROCURAR PARA RECLAMAR?

    GOSTARIA QUE ESCLARECESSE MINHAS DÚVIDAS.
    PORQUE MINHA FILHA ESTA PERDENDO AULA, POIS AS OUTRAS CRIANÇAS JÁ ESTÃO REALIZANDO TRABALHOS ATÉ COM O LIVRO E MINHA FILHA NÃO. ISSO NÃO É JUSTO.
    GRATA,
    ALINE

  • ALINE disse:

    MINHA FILHA FOI MATRÍCULA NO COLÉGIO PARTICULAR EM DEZEMBRO DE 2009 E COMEÇOU A ESTUDAR NO ENTÃO CHAMADO MATERNAL EM FEVEREIRO DE 2010 COM 2 ANOS E 5 MESES, EM 2011 ELA FEZ O JARDIM 1. HOJE ELA ESTÁ COM 4 ANOS E 7 MESES. A SITUAÇÃO DA MINHA FILHA É A SEGUINTE, REPARAMOS QUE ELA TEM UM APRRENDIZADO RÁPIDO E ABSORVE COM FACILIDADES AS INFORMAÇOES. ENTÃO RESOLVI PEDIR QUE O COLÉGIO FIZESSE UMA AVALIAÇÃO PARA ELA ESTE ANO 2012 ESTUDE NO JARDIM 3 E NÃO NO JARDIM 2. EM PRIMEIRO LUGAR ELES ME NEGARAM O DIREITO DELA FAZER ESTA AVALIAÇÃO, DEPOIS COMO PEDI QUE OS DIREITOS DA MINHA FILHA FOSSEM RESPEITADOS RESOLVERAM VOLTAR ATRÁS E PERMITIR A AVALIAÇÃO QUE ´REALIZADA NA SALA DE AULA. JÁ SE PASSARAM DESDE O INÍCIO DAS AULAS 1 MÊS E 1 SEMANA, E COLÉGIO PEDIU MAIS 2 DIAS DE AVALIAÇÃO.
    ELES TAMBÉM ESTÃO ALEGANDO QUE NÃO PODERIAM PASSA-LA POR CAUSA DA NOVA LEI DE 2010.
    MINHAS DÚVIDAS:
    1) ESTA LEI 2010 SE APLICA A MINHA FILHA, SENDO QUE A MATRÍCULA DELA E DE DEZ/2009 NA ABERTURA DE MATRÍCULAS DO COLÉGIO?
    2)MINHA FILHA PODERIA PULAR DE SÉRIE E FAZER O JARDIM 3 E NÃO O JARDIM 2?
    3)O COLÉGIO PARTICULAR NEGOU-ME UMA VIA POR ESCRITO DA AVALIAÇÃO FEITA PELA MINHA FILHA. ELES PODEM FAZER ISSO?
    4) O COLÉGIO NEGOU-ME UM ESBOÇO DE QUAL SERIA O CONTEÚDO MINISTRADO EM SALA DE AULA PELO JARDIM 2 E 3. ELES PODEM ME NEGAR DE SABER O QUE É DADO EM SALA DE AULA?
    5) QUAL ÓRGÃO DEVO PROCURAR PARA RECLAMAR, E FAZER COM QUE MINHA FILHA TENHA SEUS DIREITOS GARANTIDOS?

    GOSTARIA QUE ESCLARECESSE MINHAS DÚVIDAS.
    GRATA,
    ALINE.

  • fernanda disse:

    minha filha faz aniversário em 5/11/2000 tem 11 anos nesta data completa 12 anos eu sai do rj e vim morar em sp, percebi que na sala dela todas as crianças de 10 anos que vão completar 11anos este ano, e que a matéria esta atrasada, falei com a diretora sobre o assunto ela disse que pela lei minha filha esta certa, ai eu comentei então pela lei todas as crianças da turma exceto a minha estão erradas na série, como pode, ela completa 12 anos este ano, não era para estar cursando o sétimo ano do ensino fundamental por favor me ajudem

  • Nara Silveira disse:

    Porque o Mec obrigou o Ensino fundamental aos 6 anos??????

  • susana kelly disse:

    minha filha completa 6 anos 27/09 foi matriculada no pre denovo !!! so que estava acistindo as aulas do 1 ano e agora esta semana me chamaram e fizeram o seguinte comentario (que ela era icapaz e imatura) fui a secretario da educaçao mas nao tive resultado hoje me chamaram de novo pois tem mais duas crianças com a mesma idade na sala e disseram que iria passar as tres para o pre denovo amanha o que faço? agora?

  • Renata Miyuki Takasaki disse:

    Minha filha tem cinco anos fez dia 2442012,ela já sabe ler e escrever ,sabe fazer contas de + e de -(contas simples)e já está aprendendo a escrever com letra cursiva,minha duvida é:
    Ela poderá ir para a primeira série no ano que vem?
    Caso não consiga pela idade tem alguma coisa que eu possa fazer para ela ir?
    Por enquanto é isso espero a resposta.

  • eliane disse:

    minha filha tem 12 anos e completa 13 dia 17/05/. ela esta atrazada

  • eliane disse:

    minha filha tem 12anos e completa 13 dia 13/05. esta cursando a 6 série ela esta atrasada

  • GISELLE DE OLIVEIRA MORAES disse:

    Olá!!! Meu filho tem (2anos e 4 meses), está no maternal I , estou de mudança .Gostaria de saber se tirar ele da escola esse ano atraso ele no ano que vem.

  • Bia disse:

    Bom dia, gostaria de saber se poderei estar mudando no meio do ano minha filha que completa 6 anos agora dia 29-06-12 para o primeiro ano, ela esta repetindo o jardim II. Ainda mais sabendo que tem crianças completando 5 anos agora no final de abril que estao com ela e super atrasados que estao até fazendo reforço. Nao preciso de 1 ano a menos na vida de minha filha, nao é a questão, mas sim que ela esta todos os dias pedindo pra mim pq que a professora nao da tarefas e esta demorando demais para passar para uma nova familia de letrinhas sendo que ela ja as conhece todas. Acho q ela esta sendo prejudicada por isso e nao sou eu somente que estou vendo isso e sim ela mesma. Obrigada e aguardo resposta.

  • Eliziane disse:

    meu filho não fez nenhum pre por falta de vaga,ele vai completar 6 anos 14/04/2012.o q devo fazer ?

  • Marilda disse:

    Tenho minha filha ela fez 4 anos no 8/8 o que vem ela faz 5 anos ela continua na pré escola o vai direto para o primeira série do ensino fundamental

  • Daniel Caetano disse:

    Tenho uma filha de 6 anos que está cursando o 1o ano do ensino fundamental ela fez 6 anos em 19/05/12.
    Mas a escola me informou que ela vai ter que repetir o ano novamente por causa de uma alteração na lei.
    Concordo que lei são para serem cumpridas mas neste caso estamos falando de uma criança que cursou o primeiro ano com notas excelentes e com aprendizado invejável, pois a escola que ela estuda é muito copetente e tem um ensino de excelente qualidade.
    Creio que isso vai desmotivar ela pois vair ver tudo novamente, fora o custo que isto gera para a família pois vamos ter que pagar tudo de novo para repetir o aprendizado.
    Preciso de uma solução para este caso, alguém pode me ajudar

  • manuela disse:

    este papo de idade e relativo, ; pois tenho um filho que tem 5 anos e nao maturidade para ir para a alfa, ja minha filha de 4 tem mais maturidade.conhecer todo alfabeto, letras, ja começou a querer ler, e por causa desta lei, que em nada veio ajudar, podera ser prejudicada, vou recorrer a justiça. Pois o metodo deveria ser pela APRENDIZAGEM E NÃO POR IDADE!

  • aline disse:

    minha filha tem 4 anos,e vai completar 5 em 26 de junho de 2014,queria saber se eu poço matriculear ela no pre.

  • j carlos disse:

    acho uma perca muito grande para a educação brasileira quem sanciona leis que atrasam a nossa educação não tem nenhuma educação

  • rosiane disse:

    meu filho vai fazer 8 anos em abril so que um 2011 ele estava fazendo a 1 serie e repitio em 2012 estou em duvida de qual ano ele vai fazer.

  • ELIANE FERREIRA SILVA disse:

    Meu Filho hoje esta em uma escolinha particular e ele entrou em 2011 no mes de junho mais ou menos de 2011 entao ele ficou 2011 e 2012 no maternal I Está certo isto? com isto ele vai entrar no 1 ano fundamental com que idade ja que ele faz aniversario dia 07.04. ele nasceu em 07.04.2009.
    aguardo esclarecer isto pois em cada escola que ligo me falam uma coisa e nao sei mais o que seguir.
    obrigada pela atençao desde já

  • Joara Aline disse:

    Olá minha filha faz 4 anos 05/04,eu não tó acreditando que ela não vai entrar na 1 serie com 7 anos,ela fez duas vezes o maternal I este ano ela entrou para o maternal 2.Esta certo isso?

  • jocielma disse:

    bom dia gostaria de saber o seguinte.é verdade que as crianças que ira completar cinco anos ate o dia 30 de junho de 2013 irão para a primeira serie no próximo ano.pois se isso for real como fica a minha filha mais velha que foi para a primeira serie com quase 7 anos. ela vai ficar atrasada diante da irma cacula. me explica como é qui eu vou explicar isso para elas no futuro????

  • FERNANDA HELENA A BEZERRA disse:

    bom dia moro em são paulo meu filho faz 6 anos no dia 18/04 e queria saber se ele vai poder entrar na primeira serie no ano que vem?

  • Ola boa noite disse:

    A minha filha cursou o Pré e fez aniversario 13/04/13.

    Ela deveria estar na primeira serie este ano 2013 ou a partir de 2014 esta correto?

  • Ola boa noite disse:

    A minha filha esta finalizando o Pré e fez aniversario 13/04/13 – 6 anos.

    Ela deveria estar na primeira serie este ano 2013 ou a partir de 2014 esta correto?

  • Patricia disse:

    meu filho tem 7 anos e esta na 2°serie
    ele pode ser reprovado e refazer a 2° serie
    ele sabe ler e escrever ..mas é desapercebido com as atividades e os temas
    achei k a nova lei proibisse a reprovação até a 3° serie
    me ajude quero cobrar s direitos do meu filho

  • Livia Oliveira disse:

    Meu filho fez 6 anos em agosto de 2014 e passaria para a 2° ano nesse ano de 2015, mas a escola falou que ele teria que repetir o 1° ano porque é lei.

    Gostaria de saber se temos como recorrer ou é obrigatório a repetência para ficar na idade correta.

    Grata

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *