As novas diretrizes nacionais para o ensino fundamental, com aprovação prevista para maio, devem recomendar a abolição da reprovação até o terceiro ano.

A intenção do Ministério da Educação (MEC) é transformar os três primeiros anos em uma espécie de ciclo de alfabetização, durante o qual o aluno não deve ser retido.

aprendizadoA ideia ganhou força com a divulgação dos dados do Censo Escolar de 2008, quando cerca de 74 mil crianças reprovaram o primeiro ano do novo Ensino Fundamental.

A medida funcionará como uma recomendação para as redes de ensino, mas não terá força de lei.

A adoção da progressão automática gera preocupação entre especialistas. O grande risco é que o aluno promovido chegue ao final do ciclo sem ter aprendido…

Um risco enorme. A não reprovação não garante que o aluno tenha tido uma boa alfabetização nem que tenha comprrendido os conteúdos básicos para prosseguir no fundamental.

Espera-se que o debate seja aberta para a sociedade, incluindo aí os pais e a escola.

 

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Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

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