Educação

Fim da reprovação até o 3º ano

115 1

As novas diretrizes nacionais para o ensino fundamental, com aprovação prevista para maio, devem recomendar a abolição da reprovação até o terceiro ano.

A intenção do Ministério da Educação (MEC) é transformar os três primeiros anos em uma espécie de ciclo de alfabetização, durante o qual o aluno não deve ser retido.

aprendizadoA ideia ganhou força com a divulgação dos dados do Censo Escolar de 2008, quando cerca de 74 mil crianças reprovaram o primeiro ano do novo Ensino Fundamental.

A medida funcionará como uma recomendação para as redes de ensino, mas não terá força de lei.

A adoção da progressão automática gera preocupação entre especialistas. O grande risco é que o aluno promovido chegue ao final do ciclo sem ter aprendido…

Um risco enorme. A não reprovação não garante que o aluno tenha tido uma boa alfabetização nem que tenha comprrendido os conteúdos básicos para prosseguir no fundamental.

Espera-se que o debate seja aberta para a sociedade, incluindo aí os pais e a escola.

 

Recomendado para você

1 comentário

  • Evanildo Cardoso disse:

    É brincadeira!! É a volta da acelereção do Paulo Renato?? Por favor, senhores, vamos parar de brincar com coisa séria! Se o aluno não conseguiu avançar que repita e aprenda o que não conseguiu assimilar! é bem melhor do que termos gerações do faz de conta que já temos bastante graças ao governo de FHC

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *