No início da fase de inscrições para os principais vestibulares do País, 54% dos estudantes do 3º ano do ensino médio ainda não decidiram qual carreira querem seguir.

O índice é resultado de uma pesquisa realizada pelo Portal Educacional com dois mil adolescentes.

Os números da pesquisa mostram a omissão da escola: em apenas 10% delas existe um trabalho específico de orientação vocacional.

O mais comum é os colégios oferecerem ações consideradas pouco efetivas pelos especialistas.

 “A missão da escola é trabalhar com o desenvolvimento integral do seu educando e isso é pensar também na saída dele e em sua vocação profissional.

Quando não faz isso, ela falha em um dos seus objetivos”, diz Silvio Boch, vice-presidente da Associação Brasileira de Orientadores Profissionais (ABOP).

Fonte: O Estado de S. Paulo (SP)

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles