{"id":7170,"date":"2013-03-17T06:58:23","date_gmt":"2013-03-17T09:58:23","guid":{"rendered":"http:\/\/blog.opovo.com.br\/educacao\/?p=7170"},"modified":"2013-03-17T06:58:23","modified_gmt":"2013-03-17T09:58:23","slug":"cafeina-prejudica-o-crescimento-dos-bebes","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/blogs.opovo.com.br\/educacao\/2013\/03\/17\/cafeina-prejudica-o-crescimento-dos-bebes\/","title":{"rendered":"Cafe\u00edna prejudica o crescimento dos beb\u00eas"},"content":{"rendered":"<p>Para propiciar um crescimento adequado ao feto, durante a gesta\u00e7\u00e3o a mulher deve manter uma alimenta\u00e7\u00e3o balanceada e rica em nutrientes. Entre a lista de itens a serem evitados, um dos mais dif\u00edceis \u00e9 a cafe\u00edna.<\/p>\n<p>Apesar de a Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) ter preconizado que 300mg por dia &#8211; cerca de tr\u00eas x\u00edcaras pequenas de caf\u00e9 &#8211; \u00e9 uma dose segura para as gestantes, estudo realizado por pesquisadores do Hospital Universit\u00e1rio de Sahlgrenska, na Su\u00e9cia, defende que at\u00e9 mesmo essa quantia pode interferir negativamente no peso do beb\u00ea e no tempo de gesta\u00e7\u00e3o da mulher.<\/p>\n<p>Publicada na revista cient\u00edfica <em>BMC Medicine<\/em>, a pesquisa analisou 60 mil gestantes e chegou \u00e0 conclus\u00e3o de que, para cada 100mg de cafe\u00edna consumidas por dia, o beb\u00ea, ainda dentro da barriga da m\u00e3e, pode perder de 21mg a 28mg.<\/p>\n<p>Fonte: Correio Braziliense<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"<p>Para propiciar um crescimento adequado ao feto, durante a gesta\u00e7\u00e3o a mulher deve manter uma alimenta\u00e7\u00e3o balanceada e rica em nutrientes. Entre a lista de&#8230;<\/p>\n","protected":false},"author":79,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[23,4,201,266,13],"tags":[],"class_list":["post-7170","post","type-post","status-publish","format-standard","hentry","category-ceara","category-educacao","category-educacao-alimentar","category-educacao-familiar","category-pais-e-filhos"],"amp_enabled":true,"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/blogs.opovo.com.br\/educacao\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/7170","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/blogs.opovo.com.br\/educacao\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/blogs.opovo.com.br\/educacao\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/blogs.opovo.com.br\/educacao\/wp-json\/wp\/v2\/users\/79"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/blogs.opovo.com.br\/educacao\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=7170"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/blogs.opovo.com.br\/educacao\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/7170\/revisions"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/blogs.opovo.com.br\/educacao\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=7170"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/blogs.opovo.com.br\/educacao\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=7170"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/blogs.opovo.com.br\/educacao\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=7170"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}