Foto: Alan Sousa

Serão selecionadas 22 propostas nas áreas de Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro

 

A escola Porto Iracema das Artes, gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), por meio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT), está encerrando as inscrições para a edição 2018 dos seus Laboratórios de Criação. Serão selecionados 22 projetos nas linguagens artísticas de Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. O processo será composto de três etapas. A primeira será a análise de documentos; a segunda, uma avaliação técnica; e, por fim, uma avaliação presencial entre os dias 14 e 17 de maio com os selecionados nas etapas anteriores. O resultado final será divulgado no dia 25 de maio. Se você está interessado em desenvolver um projeto numa dessas linguagens, acesse o site da escola para conferir o regulamento completo e se inscrever.

Os Laboratórios de Criação são espaços de investigação e desenvolvimento de projetos artísticos e funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos desenvolvidos em torno dos projetos selecionados. Durante o ciclo formativo todos os integrantes recebem orientação de tutores e passam por oficinas e aulas abertas, entre outras atividades. Cada Laboratório selecionará quatro projetos, com exceção do Lab. Cinema, que vai escolher quatro projetos do Ceará e dois dos demais estados do Nordeste.

Foto: Alan Sousa

OS LABORATÓRIOS
Podem participar do Lab. de Artes Visuais projetos nas diversas investigações visuais (fotografia, pintura, gravura, escultura, videoarte, instalação, quadrinhos, videomapping, performance etc.). Serão selecionados três projetos em poéticas da criação visual e um em pesquisa teórica. No Lab. Música, podem participar projetos que contemplem os aspectos da composição, execução, interpretação, arranjo, performance e produção musical

Para o Lab. Dança podem se inscrever projetos de pesquisa coreográfica e criação em dança. E para o Lab. Teatro, projetos que articulem pesquisa e criação, em suas diversas dimensões (direção, interpretação, formação de artistas, cenografia, etc).

Com o objetivo de desenvolver roteiros para longa-metragem em qualquer gênero, o Lab. Cinema selecionará seis projetos de desenvolvimento de roteiro, sendo quatro do Ceará e dois de outros estados do Nordeste. Até três proponentes de cada um dos projetos selecionados receberão ajuda de custo de R$ 800 reais por mês, no período de sete meses. No caso dos projetos da modalidade Nordeste, o valor é de R$ 1.800 reais.

 

COMO PARTICIPAR?
Para participar do processo seletivo é necessário ter idade mínima de 18 anos e comprovar que reside no Ceará há pelo menos dois anos. No caso dos projetos da modalidade Nordeste, do Laboratório de Cinema, é preciso comprovar residência há dois anos na região. Não é permitida a participação de qualquer integrante de projetos das duas últimas edições.

No ato da inscrição, os interessados nos Laboratórios de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro deverão apresentar resumo, apresentação e justificativa da proposta, além de carta de intenções, currículos do proponente e dos participantes, comprovação de experiência, portfólio do projeto e comprovante de residência. Já os interessados no Lab. Cinema precisarão apresentar sinopse, argumento e descrição dos personagens do filme, carta de intenção, currículos, trabalhos realizados e comprovante de residência. Os formulários de inscrição estão disponíveis na aba INSCRIÇÕES do site da Escola.

Foto: Alan Sousa

 

 

 

SERVIÇO
O que: Inscrições abertas para o processo seletivo dos Laboratórios de Criação 2018 do Porto
Iracema das Artes
Quando: Até a próxima sexta-feira, 16 de março
Regulamento, Cronograma e Inscrições AQUI
GRATUITO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Texto: Eduardo Sousa com informações da assessoria | Imagens: Alan Sousa