Curso gratuito em marcenaria tem inscrições abertas nesta segunda-feira (24), na Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho

A Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS), instituição gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), inicia nesta segunda-feira (24), as inscrições para o curso gratuito em Marcenaria. Com duração total de 120 horas-aula, a formação compõe o Programa de Formação Básica da Escola. Estão sendo ofertadas 20 vagas. As inscrições e as aulas são presenciais e gratuitas, e serão realizadas na sede da Escola até a próxima quarta-feira, 26 de setembro ou até que seja atingido o limite de 50 inscrições. As orientações gerais para interessados podem ser acessadas no site do Instituto.

Os interessados serão preparados para desenvolver habilidades técnicas na área da marcenaria, operar máquinas, ferramentas e equipamentos com segurança e construir pequenas peças artísticas em madeira. Os cursos são prioritariamente voltados para jovens com mais de 18 anos oriundos de escolas públicas com renda per capta de até um salário-mínimo ou que tenham ensino fundamental incompleto. De acordo com a coordenadora geral da Escola, Marley Uchôa, o curso abre a possibilidade de ofício para quem ainda está fora do mercado de trabalho ou buscando complementar sua renda.

No ato da inscrição, os candidatos devem apresentar a seguinte documentação: a) Formulário Padrão de Inscrição (disponibilizado no ato da inscrição); b) Cópia legível, frente e verso, de um documento de Identificação (carteira de Identidade, Carteira de Trabalho ou Carteira de Habilitação); c) Cópia legível de comprovante de residência: conta de energia (ENEL) ou água (CAGECE) referente aos meses de julho ou agosto de 2018; d) Comprovante de escolaridade (certificado, histórico escolar, declaração da escola, outros).

Após inscrição, os candidatos ainda passarão por seleção, constituída por análise documental, entrevista individual e atividade para identificação de habilidades artísticas e/ou manuais. O processo seletivo ocorrerá nos dias 2 e 3 de outubro de 2018, das 8h30 às 12h. O processo de seleção será realizado por uma Comissão Técnica, composta pela Equipe Pedagógica da EAOTPS e 01 professor/facilitador notoriamente reconhecido na área da marcenaria, cultura e patrimônio cultural.

Os selecionados deverão efetuar sua matrícula no dia 10 de outubro. As aulas serão iniciadas no dia 16 de outubro, sendo realizadas de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h. Além do material didático, os participantes receberão também lanche e vale-transporte (para alunos que não residam nas proximidades da EAOTPS).

Sobre a escola 
A Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho é um dos equipamentos geridos pelo Instituto Dragão do Mar(IDM), sendo ligado à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. A EAOTPS tem como missão realizar atividades de capacitação profissional em restauração e conservação do patrimônio cultural material, bem como de valorização e recuperação do patrimônio cultural imaterial do Estado do Ceará.

Serviço
O quê: Abertura das Inscrições para Curso em Marcenaria
Inscrições: 24 a 26 de setembro de 2018 ou até o limite de 50 inscrições.
Horário: Das 8h às 12h e 14h às 17h.
Onde: Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (Av. Francisco Sá, 1801, bairro Jacarecanga)
Número de vagas: 20
As inscrições e os cursos serão presenciais e gratuitos.
Mais informações: (85) 3238 1244 (De segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 12h e 13h30min às 17h)

Texto: Eduardo Sousa com informações da assessoria | Imagem: divulgação