Éshow!

A relação do cinema com o futuro.

cinema3d-futuro

Como víamos o futuro e como vemos o futuro pelas telonas.

Por Leonardo Martins
 

A percepção cinematográfica do futuro nas décadas de 1980 e 1990 eram reflexos de imaginação das pessoas que pensavam em um futuro que parecia ser distante. Mas já parou para pensar que nós vivemos nesse “futuro” que foi mostrado?

Por exemplo, em De volta para o futuro II, lançado em 1989, um futuro tecnológico cheio de carros voadores, roupas metalizadas, televisões interativas, vídeo chamadas, óculos de realidade virtuais e até droids já eram imaginados pela indústria cinematográfica. Apesar de acharmos que essas tecnologias seriam em um futuro distante, se tornaram normais para a gente, que nunca paramos para perceber que já estamos vivenciando um futuro tecnológico igual dos filmes antigos.

A “construção do futuro” no passado se tornou o que vivenciamos hoje, apesar de não usarmos roupas que secam automaticamente e sapatos que amarram sozinhos. Talvez o cinema tenha ajudado a alimentar esse desejo desse futuro tecnológico e abriu mentes para essas novas criações que são tão essências para nossa vida.  E esse avanço nas tecnologias afetou em muito, principalmente na comunicação e hoje podemos conversar com pessoas de outros países via vídeo conferência, por exemplo, e usamos o Wifi, que ninguém vê, mas sabemos que existe é não ficamos sem. É quase como oxigênio.

Em contrapartida, hoje não temos tantas referências sobre o que acontecerá e quais avanços teremos. O cinema parece acreditar que o mundo como vemos hoje não existira e nos apresenta uma versão pós-apocalíptica, com uma sociedade sempre dividida e tecnologia elevada e ilimitada. Filmes como Jogos Vorazes,Divergente entre outros são exemplos desse futuro mostrado. E como ser fossemos ou morrer em uma guerra pelo poder absoluto em um mundo cheio de injustiças ou então seremos atacados por zumbis. Será que estamos condenados a ter esse futuro?

O certo é que a continuidade em estudos para melhorar a saúde, meio ambiente, tecnologia entre outros existe e isso será essencial para nosso futuro. Agora nós vivemos no “futuro do passado”, mas sabemos como será o nosso futuro?

 

Recomendado para você