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Nutricionista dá dicas de como montar uma lancheira saudável na volta às aulas

Nutricionista dá dicas de como montar uma lancheira saudável na volta às aulas

Fazer com que seu filho coma de forma saudável é uma das suas metas? Com a volta às aulas, surgem as tentações na hora do intervalo – salgados fritos, doces, balas, refrigerantes e bebidas açucaradas que são frequentes nas cantinas – o que pode dificultar nesse processo. Por isso, conversamos com a nutricionista Nayara Araújo, do grupo Viver Bem – Sobrepeso e Obesidade Infantil, da Medicina Preventiva da Unimed Fortaleza, para elencar algumas dicas importantes para montar lanches equilibrados e nutritivos para a criançada.

Para a nutricionista, os pais devem estar atentos e procurar realizar um acompanhamento nutricional desde os primeiros anos de vida do filho. “Esse processo pode ajudar no equilíbrio de nutrientes e na construção de hábitos alimentares adequados. Quando os filhos ingressam na escola, o cuidado na escolha das refeições que serão realizadas na escola deve ser redobrado para garantir bons hábitos alimentares”, esclarece Nayara.

 

 

Dicas para um lanche escolar saudável e divertido

  •  Prepare lanches atrativos e coloridos. Por exemplo: corte frutas, pão ou tapioca com boleadores ou cortadores de biscoito. Utilize forminhas coloridas de silicone para armazenar bolinhos caseiros ou frutinhas picadas;
  • Para as crianças que gostam de guloseimas e alimentos que não são tão saudáveis, acorde um dia na semana para ela consumir esse alimento. Normalmente, a criança só vai dar preferência a esses alimentos se ela já os tiver consumido antes;
  • Na cantina, dê preferência a alimentos mais saudáveis como salada de frutas, suco de fruta natural, pão de queijo ou sanduíche de queijo. É importante evitar frituras, refrigerantes, suco industrializados e salgados em geral;
  • Fuja das opções industrializadas. Na hora de montar a lancheira, é importante sempre inserir alimentos mais naturais, evitando assim os industrializados para a rotina.

 

Exemplos de lancheiras saudáveis

1-    Fruta + iogurte natural sem açúcar + aveia em flocos e água;

2-    Sanduíche de pão integral com patê de frango com cenoura e milho + 01 porção de fruta;

3-    Milho cozido + 01 fatia de queijo branco;

4-    01 porção de fruta + castanha de caju ou pipoca.

 

 

Sobre o Grupo Viver Bem – Sobrepeso e Obesidade Infantil

Viver Bem – Sobrepeso e Obesidade Infantil é um grupo da Medicina Preventiva da Unimed Fortaleza, voltado para crianças entre 7 e 12 anos, com diagnostico de sobrepeso ou obesidade. As sessões acontecem uma vez por semana, às sextas-feiras de 14:30 as 16:00, com o intuito de orientar crianças e responsáveis acerca da reeducação alimentar e mudanças no estilo de vida, visando à redução do peso, a prevenção da obesidade na adolescência e vida adulta e, consequentemente, melhoria do estado nutricional e redução de complicações.

O grupo é gratuito para clientes da Unimed Fortaleza, mas pode ser contratado de forma particular por outras pessoas. . Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo número (85) 3208-2900.

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