Éshow!

População abraça I Virada Cultural Fortaleza e evento entra para o calendário da cidade Com o sucesso do projeto, a Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza anunciou a inclusão da Virada no calendário cultural da capital cearense

População abraça I Virada Cultural Fortaleza e evento entra para o calendário da cidade

Com o sucesso do projeto, a Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza anunciou a inclusão da Virada no calendário cultural da capital cearense

A programação da I Virada Cultural de Fortaleza conquistou a cidade neste fim de semana. Com extensa programação gratuita de sexta-feira (08/11) até domingo (10/11), o evento ocupou espaços e equipamentos públicos do Centro de Fortaleza com música, teatro, cultura popular, gastronomia, literatura, intervenções urbanas, feiras de economia criativa, lazer e outras experiências. A Virada Cultural foi uma realização da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor).

De sexta-feira a domingo aconteceram 78 atrações em 10 espaços públicos do Centro de Fortaleza, além de roteiro a pé e passeio ciclístico pelos principais pontos históricos do bairro. Um dos pontos altos da programação foi a sequência de shows na Praça do Ferreira no sábado, que começaram com forró e terminaram com toda a poesia teatral do Cordel do Fogo Encantado. Milhares de pessoas ocuparam o espaço que é considerado o coração do Centro.

Durante a programação da Virada Cultural, a população teve oportunidade de conhecer o Teatro São José completamente reformado e a Praça Cristo Redentor que receberam apresentações teatrais, rodas de capoeira e tambor; de revisitar os Mercados dos Pinhões e São Sebastião conferindo bons shows musicais e opções interessantes de compra na feirinha de economia criativa; de descobrir espaços pouco visitados como o Memorial do Paço Municipal, além de visitar pontos já tradicionais da cidade como a Travessa do Crato e a Praça dos Leões que atraíram centenas de pessoas no fim de semana.

Intervenções Urbanas
Além da animada programação, chamaram a atenção do público as intervenções da artista plástica Joana Salle. Em espaços como Mercado dos Pinhões, Praça do Ferreira e Travessa do Crato ela instalou suportes provocando as pessoas e amplificando pautas pertinentes como empoderamento, diversidade, educação e empatia. Estes e outros valores coletivos foram impressos nas grandes bandeiras coloridas que serviram de cenário para muitos selfies.

Outra provocação suave e pertinente feita por Joana Salle abordou o descarte consciente do lixo na intervenção intitulada de “Caçambart”. Com adesivos maximalistas, cores, bandeiras e tubos de led, a artista trabalhou com caçambas de rua, originalmente utilizadas para descarte de entulhos de obras da construção civil, e chamou a atenção dos fortalezenses para a importância de depositar o lixo corretamente e nos locais adequados. “A ideia foi educar e comunicar com imagem de repetição. Não existe mais “fora” quando se fala em lixo, ele faz parte do nosso dia a dia, por isso queremos conduzir as pessoas a usar corretamente o lixo e saber separá-lo adequadamente. O benefício é coletivo!”, reforçou Joana Salle, alinhada com um dos objetivos da Virada Cultural Fortaleza de promover um contato de afeto e aproximação entre o Centro da cidade e a população.

A Virada Cultural de Fortaleza envolveu uma vasta produção e o apoio de diversos órgãos da Prefeitura como a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), a Guarda Municipal e a Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor). Após o grande sucesso da primeira edição do projeto, a Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza anuncia que a Virada Cultural de Fortaleza entra, a partir deste ano, no calendário cultural da capital cearense.

Crédito das fotos: Thiago Matine/Secultfor

Assessoria de Comunicação Secultfor
Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor)
Fernanda Cavalli: (85) 3105.1386 / 9 9677.0307
Thiago Andrade: (85) 3105.1386 / 9 9649.6107
Gabriela Farias: (85) 3105.1386 / 9 9984.1107
https://cultura.fortaleza.ce.gov.br/
www.facebook.com/secretariadeculturadefortaleza
www.instagram.com/secultfor

Mais informações para a Imprensa:
AD2M Engenharia de Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 20 =