Éshow!

III Festival Delícias do Mundo, que acontece nos dias 24, 25 e 26 de janeiro na Praça Verde do Dragão do Mar. Abraços, Ana Peyroton.

III Festival Delícias do Mundo reunirá o melhor da gastronomia mundial na Praça Verde do Centro Dragão do Mar

 

Entre os dias 24 a 26 de janeiro, das 16h às 23h, a Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura vai reunir sabores, temperos, culturas e muita diversão durante a terceira edição do “Festival Delícias do Mundo”. Serão cerca de 20 stands, com grandes chefs envolvidos, oferecendo pratos deliciosos das culinárias nacionais e internacionais, além de foodtrucks e foodbikes. O Festival oferece ainda palestras de chefs renomados, oficinas técnicas, atrações musicais para animar o ambiente e um espaço para a criançada brincar. É um evento voltado para toda a família com entrada gratuita e os preços dos pratos são acessíveis, variando entre R$ 5,00 e R$ 30,00 por prato.  A expectativa é de que 5 mil pessoas visitem o evento diariamente.

 

Atrações

O palestrante convidado desse ano é o gastrônomo Edilberto Costa. No sábado (25/1), às 18h, o executivo e professor de graduação e pós graduação em gastronomia da UniFanor Wyden ministrará palestra com o tema “Trilhando o caminho entre o hobby e a profissão”.

 

Entre as atrações musicais, no primeiro dia do evento (24/1), a boa música será comandada por Camila Marieta, a nova descoberta da cena musical cearense. Ela desenvolve o seu próprio som, mas tem como referência o neo soul, reggae, surf music, pop e o hip hop. No sábado (25/1), é a vez de Makem e Banda Soul Sin subirem ao palco do Delícias para tocarem o bom rock com influências do R&B, Soul e Lo-Fi. O domingo (26/1) será de pop e rock com a renomada banda cearense Mano Braz. Com influências disco, dance, pop, rock e funk carioca, o trio do Mano Braz fará um show baseado no Pop Nacional, tocando canções de Tiago Iorc, Vitor Kley, Melim, Rael, Lulu Santos, Paralamas, Barão, assim como interpretará canções internacionais de Maroon 5, Calvin Harris e clássicos do A-Ha, Queen e Dire Straits.

 

Chefs e Sabores

São mais de 40 chefs envolvidos, que vão preparar pratos deliciosos, representando cerca de 18 países. Entre os confirmados estão o Chef Leo Gondim que vai preparar quiches nos sabores: Ratatuille, Bacalhau e Lorrâine e também Croque Mesieur, da cozinha francesa. O Chef Luhen Aquino vai elaborar pratos da culinária norte-americana com sotaque nordestino:Hambúrguer Arretado com barbecue de siriguela; Chilli Verde: prato vegano levemente picante com pimenta dedo de moça; e Gumbo Cearense, prato tradicional da Louiziana: Tigela fumegante com frutos do mar, quiabo e frango e Waffle da terra com calda de melaço e chocolate!

 

A culinária árabe contará com o especialista em kaftas André Adjafre. Ele vai preparar as deliciosas kaftas Prime e Calabresa, recheadas com bastante queijo, acompanhadas de tabule. A cozinha argentina estará presente com o Chef Felipe Farias, que vai servir o fantástico cordeiro patagônico, bife de chorizo e panquecas flambadas e recheadas com doce de leite, e com o Chef Bruno Citron, que vai trazer churros e um mix com a coxinha brasileira. As delícias do Méxicoserão apresentadas pelo Chef Thales Romão, que vai preparar seus deliciosos chilli mexicanos.

 

O Chef Javier Yugar e seu irmão Juan Carlos, do La Cozina Peruana, representarão a culinária peruana, trazendo carne desfiada com ocopa e camarão com Penne a la Huancaina, além do tradicional ceviche, e o Chef Saulo Donsouzis trará um pouco da Grécia para o festival, com o sanduíche “Souvlaki”. O Chef Albertino Araújo, que obteve o Grand Diplôme Le Cordon Bleu, irá cozinhar as delícias da culinária espanhola como ossobuco ao vinho tinto, cogumelos estufados, batatas em salsa brava, aiolí de açafrão e crocante de presunto cru com queijo parmesão acompanhado com torradas da casa. Já os pratos deliciosos da culinária portuguesa vão ser preparadas pela Chef Nice Silva, que vai apresentar o tradicional bolinho de bacalhau e o delicioso Leitão à Bairrada. O Chef Pedro Góes vai preparar pratos da Suíça.

 

A Ásia será representada pelo Chef Élcio Nagano com a culinária tailandesa levando ao evento o camarão servido na abacaxi com curry e leite de coco e o frango ao green curry. Sua filha, Bia Nagano, do restaurante Kina, estará à frente dos sabores e aromas do Japão e do Hawai com o “poke” e um yakissoba de cogumelos. O jovem Chef Rafa Kim vai preparar pratos coreanos típicos, como bulgogi rolls, mandu e DakGangJong, um frango empanado com molho agridoce apimentado. A China será representada pelo Chef Ary Matsumoto.

 

Os stands da Chef Marisa Oliveira e da Chef Míriam Muniz trarão as delícias da Itália, e as irresistíveis palhas italianas ficarão por conta da Chef Confeiteira Laissa Martins do Donna Chocolatier, que também vai preparar tortas, brownies e bolos de vários sabores. Para completar esse time, o Chef Fábio Fellevai preparar gnocchi alla sorrentina com tomate, manjericão e mussarela, gnocchi com pesto e camarão e gnocchi com trufa preta.

 

O requinte mediterrâneo das ostras ficará por conta da Chef Kazumy Miura, a Japa da Ostra. Os sabores e aromas dos sanduíches do mundo ficarão a cargo do It’s True, que combina receitas de mercados tradicionais do Brasil e do mundo, e do famoso Donadel do Chef Lucas Donadel.

 

Quem adora doces vai se esbaldar com as deliciosas tortas e doces do Pra SentirBolos Especiais da Chef Confeiteira Karyny Goes. Além disso, Carla D’Ávila vai preparar crepes de massa fina e crocante com recheios de diversos sabores na sua foodbike do Crepe no Palito. Haverá também cogumelos in natura que serão vendidos pela Campachi.

 

A empresa Mallory, apoiadora do evento, e a Ypióca 150 terão stands onde vão apresentar as suas linhas de produtos. O Mercadinhos São Luiz, que também apoia o Festival, terá um stand próprio. Todas as oficinas serão ministradas pela IGA – Instituto Gastronômico das Américas.

 

O III Festival Delícias do Mundo é realizado pela produtora cultural Liége Xavier com consultoria gastronômica do Chef Élcio Nagano. O evento tem o apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e possui patrocínio da Solar Coca-Cola, através do Mecenato Estadual do Ceará. Conta ainda com o apoio do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Mercadinhos São Luiz, Ypióca, Mallory e IGA – Instituto Gastronômico das Américas.

Programação:

DJ Cau Borges – Todos os dias com músicas variadas nacionais e internacionais

 

Sexta 24/01:

17h – 18h – Oficina Básico de Carnes com o Chef Felipe Farias: cheddar chorizo com arroz biro-biro

18h30 – 19h30 – Oficina Básico de Cordeiro com o Chef Felipe Farias: cordeiro patagônico

20h – Show com Camila Marieta

 

Sábado 25/01:

17h – 18h – Oficina com o Chef Luiz Davi: risoto de feijão verde

18h30 – 19h30 – Oficina com o Chef Luiz Davi: doces cearenses

18h – Palestra de Edilberto Costa, tema: “Trilhando o caminho entre o hobby e a profissão

20h – Show com Makem e Banda Soul Sin

 

Domingo 26/01:

17h – 18h – Oficina de sobremesas argentinas com o Chef Felipe Farias: churros e panqueca de doce de leite

18h30 – 19h30 – Oficina de gastronomia molecular com o Chef Élcio Nagano

19h – Show com Mano Braz

 

Serviço:

Data: 24 a 26 de janeiro de 2020
Horário de funcionamento: 16h às 23h
Local: Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Endereço: Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema
Entrada franca

Atrações (shows e palestra) & Oficinas Grátis