Éshow!

Consumo de gasolina pode aumentar na chuva; Sindipostos dá dicas de como economizar

Consumo de gasolina pode aumentar na chuva; Sindipostos dá dicas de como economizar

Os dias de chuva são, quase sempre, motivo de preocupação para os cearenses: o trânsito não flui, as ruas ficam alagadas e os riscos de acidentes aumentam. Mas você já imaginou que, além disso, dirigir na chuva pode consumir mais gasolina?

Isso porque, durante chuvas muito fortes, quando as pistas alagam, o volume de água cria resistência contra o veículo, dificultando o movimento das rodas do carro. Por isso, para se movimentar, de acordo com o Sindipostos, será exigida maior potência do motor, o que gera um aumento no consumo de combustível.

De acordo com o assessor econômico do Sindipostos, Antônio José, se os pneus não estiverem calibrados, a resistência é ainda maior. Além disso, com a chuva, os motoristas mantém mais dispositivos ligados – o que aumenta o consumo do veículo. “Durante as chuvas, temos o uso frequente dos limpadores e desembaçadores, além do ar condicionado. Tudo isso faz com que o motor trabalhe mais para manter o ritmo do carro, consequentemente gastando mais combustível”, explica Antônio.

Veja algumas dicas que podem ser adotadas para manter o consumo de combustível normal e aumentar a segurança em dias de chuva:

*Diminua a velocidade em caso de chuva na estrada (em média de 10% a 30%);

*Não pise no freio bruscamente;

*Evite rodar com pneus murchos (que aumenta a área de atrito com o asfalto);

*Mantenha a velocidade estável, sem acelerar de uma vez ou frear de uma vez;

*Evite deixar ligado vários aparelhos eletrônicos do veículo.

Assessoria de Imprensa – Sindipostos – Capuchino Press

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − quinze =