Éshow!

Prefeitura divulga atrações e plano operacional do Carnaval de Fortaleza

Prefeitura divulga atrações e plano operacional do Carnaval de Fortaleza 

Gilberto Gil, Lenine, BaianaSystem, Mart’nália e Bloco do Silva estão entre as atrações

 

A Prefeitura de Fortaleza divulgou, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), nesta terça-feira (04/02), a programação e o plano operacional do Carnaval 2020 da Capital cearense, que será realizado dos dias 21 a 25 de fevereiro. O anúncio ocorreu em coletiva de imprensa, no Teatro São José.

Após as comemorações do Pré-Carnaval, que seguem até o dia 16 de fevereiro, a cidade de Fortaleza recebe uma vasta programação com atrações locais e nacionais durante o Carnaval. A festa ocorrerá em dez polos oficiais: Aterrinho da Praia de Iracema, Benfica, Mercado da Aerolândia, Mercado dos Pinhões, Mercado São Sebastião, Mocinha, Praça Figueira de Melo (Infantil), Horto Florestal Municipal Falconete Fialho (Infantil) e Domingos Olímpio, além do Largo dos Tremembés (Estoril) que receberá uma apresentação de atração nacional infantil.

Com o tema “Fortaleza em Cantos e Cores de Chico”, o Ciclo Carnavalesco 2020 presta uma homenagem ao artista Chico da Silva, pela sua importância na história das artes plásticas em Fortaleza e pela comemoração de seu 110º aniversário. Uma realização da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secultfor, com patrocínio oficial da Skol Puro Malte.

Programação
A programação oficial do Carnaval de Fortaleza inicia na sexta-feira (21/02), no Aterrinho da Praia de Iracema, com Sambadelas, Baile Preto com Luiza Nobel, Bloco das Travestidas e, fechando a noite, sobe ao palco a cantora carioca Mart’nália. No sábado (22/02), é a vez do cantor Renno, Superbanda, Bloco Preto e Café e do cantor pernambucano Lenine animarem o Carnaval de Fortaleza.

O Aterrinho ainda recebe, no domingo (23/02), as atrações Roberta Fiúza, Bloco Luxo da Aldeia, Os Transacionais e, fechando a terceira noite do Carnaval com chave de ouro, sobe ao palco Gilberto Gil. Já na segunda-feira (24/02), a festa fica por conta da Banda Dubaile, Pedro Falcão e Sertônica, Camaleões Selvagens e BaianaSystem. Por fim, as atrações de terça-feira (25/02) prometem animar a Praia de Iracema, com Banda Casa Maré, Renato Black, Os Alfazemas e Bloco do Silva.

A criançada não ficará de fora, a Praça Figueira de Melo e o Horto Florestal Municipal Falconete Fialho recebem, de sábado a terça-feira (22 a 25/02), das 9h às 12h, uma programação carnavalesca infantil. Novidade neste ano, o público infantil ainda receberá uma atração nacional, o Mundo Bita, no sábado (22/02), no Largo dos Tremembés (Estoril).

O tradicional Carnaval da Avenida Domingos Olímpio contará com cortejos de Maracatus, no sábado e no domingo (22 e 23/02); além de blocos e cordões, na segunda-feira (24/02); e afoxés e escolas de samba, na terça (25/02). No polo Benfica, a festa acontece de sexta a terça-feira (21 a 25/02), das 12h às 22h, exceto na sexta-feira, quando a programação iniciará às 18h.

O bloco Num Ispaia Senão Ienche anima todos os dias de Carnaval na Mocinha, de sábado a terça-feira (22 a 25/02), das 18h às 22h. O Mercado dos Pinhões e o Mercado da Aerolândia continuam recebendo atrações durante o Carnaval. Em ambos espaços, a programação segue das 18h às 22h.

Operação especial de trânsito
A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) disciplinará o trânsito nos principais polos que sediarão a folia na cidade com um efetivo diário de 176 agentes do órgão e orientadores de tráfego. O objetivo é garantir a segurança e disciplinar a circulação de veículos e pedestres.

Na Praia de Iracema, durante todos os dias de Carnaval, a partir de 14h, o acesso ao Aterrinho da Praia de Iracema será bloqueado para veículos. A interdição na Av. Beira-Mar compreenderá o trecho entre as ruas Ildefonso Albano e Arariús. A Av. Historiador Raimundo Girão também estará bloqueada entre a Rua Ildefonso Albano e João Cordeiro.

O Polo da Mocinha também contará com um bloqueio viário na Rua João Cordeiro entre a Rua Tenente Benévolo e Av. Monsenhor Tabosa, a partir de 14h.

Na Av. Domingos Olímpio, sede do tradicional desfile de Maracatu, o órgão promoverá a interdição da via, a partir de 14h, entre as avenidas Universidade e Aguanambi.

No Mercado dos Pinhões, agentes estarão no local efetuando o bloqueio da Praça Visconde de Pelotas, entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli, a partir das 7h.

No Benfica, o acesso à Praça da Gentilândia será interditado. A partir de 14h, a Rua Waldery Uchôa ficará bloqueada no trecho compreendido entre a Av. 13 de Maio e Rua Paulino Nogueira. No mesmo horário haverá também o bloqueio da Rua Paulino Nogueira, entre a Rua Marechal Deodoro e Rua Waldery Uchôa.

Nos demais polos (Aerolândia, Horto Municipal, Praça Figueira de Melo, Mercado São Sebastião e Lago dos Tremembés) viaturas em rota farão o monitoramento do trânsito conforme a programação do evento.

A Autarquia ressalta que os moradores que residem nas áreas bloqueadas estejam com seus respectivos comprovantes de endereço para que possam entrar com seus veículos em suas residências. Além disso, a AMC estará com um efetivo ordinário fiscalizando e atendendo as ocorrências.

A AMC recomenda ainda a utilização de transportes públicos como meio de acesso aos eventos e aos condutores que irão em seus veículos particulares a Autarquia alerta para que fiquem atentos à sinalização das vias, assim como as normas de circulação e estacionamento, evitando principalmente, estacionar em locais proibidos pela sinalização, passeios, garagens e esquinas.

Transporte
A Prefeitura de Fortaleza disponibiliza, por meio da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), 75 carros reservas para o Carnaval de Fortaleza 2020. Para facilitar o deslocamento dos foliões, os veículos serão distribuídos entre os locais de festa na Praia de Iracema e na Av. Domingos Olímpio. Entre 19h e 02h, haverá sete linhas expressas saindo dos terminais direto para o Aterrinho da Praia de Iracema, reforçando as 27 linhas que já atendem o local regularmente. Outro local de festa que terá o atendimento de ônibus reforçado é a Avenida Domingos Olímpio, que é atendida com 63 linhas, e receberá reforço de 16 veículos a partir de 20h até às 4h. Devido à interdição da Avenida Domingos Olímpio, 25 linhas serão desviadas e devem trafegar preferencialmente pelas Ruas Meton de Alencar e Antônio Pompeu. Os usuários devem embarcar e desembarcar na Avenida Monsenhor Tabosa e na Avenida da Universidade.

Segurança
A Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) atuará com 732 agentes distribuídos nos principais pontos de folia da Capital durante o Carnaval.

Conforme o planejamento operacional, os guardas atuarão em locais tradicionais da festa na cidade, como no Aterrinho da Praia de Iracema, Mercado dos Pinhões, Mercado da Arelolândia, Mercado São Sebastião, Mocinha, Benfica, Praça Figueira de Melo, Av. Domingos Olímpio e Horto Florestal Municipal. Além desses pontos, a GMF reforçará o trabalho nos sete terminais de ônibus da cidade e no salvamento aquático na orla de Fortaleza.

O trabalho dos guardas municipais consistirá no apoio às ações de fiscalização da Prefeitura, por parte da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), além do patrulhamento nas ruas e nas paradas de ônibus.

Postos Médicos Avançados
Sobre a estrutura montada para o atendimento, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai disponibilizar três Postos Médicos Avançados (PMA), localizados no Aterrinho da Praia de Iracema, no Benfica e na Avenida Domingos Olímpio. Com serviços de triagem e avaliação médica, salas de medicações, observação, pequenas sutura e procedimentos, além de uma sala de estabilização com equipamentos de UTI.

Cada PMA contará com equipes formadas por um coordenador operacional, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e socorristas. Além de contar com todo o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Fortaleza e com o suporte da rede hospitalar do Município e Unidades de Pronto Atendimento.

IST/Aids
Durante o Ciclo Carnavalesco de 2020, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove a distribuição orientada de preservativo e material educativo nos principais pontos estratégicos da cidade. Cerca de 100 profissionais, entre Agentes Comunitários de Saúde e Endemias, além de voluntários do Movimento Social da Luta contra Aids, irão trabalhar nos fins de semana do Pré-Carnaval e Carnaval.

Durante o período festivo, serão distribuídos em torno de um milhão de preservativos, com objetivo de garantir a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). As ações acontecerão na Rodoviária Engenheiro João Tomé, no dia 21 de fevereiro, das 14 às 20 horas, e no dia 22 de fevereiro, de 8 às 12 horas. Também serão desenvolvidas atividades nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro, das 16 às 20 horas, na Avenida Domingos Olímpio, no Aterrinho da Praia de Iracema e na Mocinha.

Operação de Limpeza
A Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP) e a Ecofor Ambiental realizarão a limpeza nas áreas dos eventos, abrangendo os polos do Carnaval. As ações seguem até o dia 26 de fevereiro. A coleta de lixo domiciliar seguirá o calendário normal. Os moradores devem colocar o lixo nas calçadas apenas nos dias e horários já agendados.

Operação de Iluminação
Durante o Ciclo Carnavalesco, a SCSP vai operar nos polos oficiais e blocos contemplados, com reforço na iluminação com refletores e apoio com caixa de energia da Enel para ligação de equipamentos.

Proteção aos direitos de crianças e adolescentes
A Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci) promoverá ações de sensibilização às violações de direitos de crianças e adolescentes nos locais de maior fluxo dos foliões durante o carnaval.

Com o apoio do Conselho Tutelar, dos programas Ponte de Encontro/Adolescente Cidadão e Rede Aquarela serão disponibilizados 50 educadores (as) sociais e profissionais especializados que ficarão de plantão das 18h até meia-noite no Mercado dos Pinhões, Aterrinho da Praia de Iracema e Benfica realizando abordagem social, distribuindo pulseiras de identificação para as crianças e aplicando as devidas medidas socioeducativas para garantir a proteção das crianças e adolescentes durante o ciclo carnavalesco.

O objetivo é alertar a sociedade sobre a importância da denúncia e da necessária proteção ao público infantojuvenil no combate ao abuso e a exploração sexual e outros tipos de violações, como o trabalho infantil, negligência e até mesmo sobre a importância dos pais ou responsáveis não deixarem crianças desacompanhadas.

Para denunciar qualquer tipo de violação é importante notificar o Plantão do Conselho Tutelar de Fortaleza, pelos telefones 3238-1828 ou 98970-5479, ou ligar para o Dique 100.

Fiscalização
A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) estará presente nos polos do Ciclo Carnavalesco de Fortaleza com o efetivo de 24 fiscais e 80 auxiliares, além da equipe de coordenação e apoio. As equipes atuarão na fiscalização do comércio ambulante, do uso do espaço público sem autorização e no combate à poluição sonora.

Os cidadãos podem acionar a fiscalização por meio do aplicativo Fiscalize Fortaleza (disponível para Android e IOS), do site denuncia.agefis.fortaleza.ce.gov.br e do telefone 156. A Agefis pede que, no momento da denúncia, sejam informados dados como o endereço completo, com rua e número, o horário exato ou aproximado da infração e se são casos pontuais ou frequentes.

Cadastro de ambulantes
Dando continuidade à programação do Ciclo Carnavalesco 2020, a Prefeitura de Fortaleza iniciou, por meio da Secretaria Regional II, nesta segunda-feira (03/02), o cadastramento dos vendedores ambulantes que desejam trabalhar no Carnaval de Fortaleza 2020, no bairro Praia de Iracema. O cadastro prossegue até sexta-feira (07/02), das 9h às 11h30 e das 13h às 16h, na sede da Regional II (Rua Professor Juraci Mendes de Oliveira, nº 1 – bairro Edson Queiroz).

No total, serão ofertadas 242 vagas, sendo 200 para itinerantes e 42 para barracas – são 40 barracas para amplo sorteio e duas destinadas para pessoas com deficiência, ambas voltadas para o comércio de comidas e bebidas.

POLOS OFICIAIS DO CARNAVAL

Aterrinho da Praia de Iracema
Quando: Sexta a terça-feira (21 a 25/02)
Horário: 18h às 0h
Endereço: Av. Beira Mar (palco próximo a estátua Iracema Guardiã)
21/02: Sambadelas (18h), Baile Preto com Luiza Nobel (19h30), Bloco das Travestidas (21h) e Mart’nália (22h30). Djs: DJ Fish e Bloco do Vinil
22/02: Renno (18h), Superbanda (19h30), Preto e Café (21h) e Lenine (22h30). Djs: DJ Gomes e Bloco do Vinil

23/02: Roberta Fiúza (18h), Luxo da Aldeia (19h30), Os Transacionais (21h) e Gilberto Gil (22h30). Djs: DJ Bruna Queiroz e Maestro Mecânico e Bloco do Vinil
24/02: Banda Dubaile (18h), Pedro Falcão e Sertônica (19h30), Camaleões Selvagens (21h) e BaianaSystem (22h30). Djs: DJ Adrian Brasil e Bloco do Vinil
25/02: Casa Maré (18h), Renato Black (19h30), Os Alfazemas (21h) e Bloco do Silva (22h30). Djs: DJ Bruna Queiroz e Maestro Mecânico e Bloco do Vinil.

Largo dos Tremembés (Estoril)
Quando: Sábado (22/02)
Horário: 16h
Endereço: Rua dos Tabajaras – Praia de Iracema (Ao lado do Estoril)
Atração: Mundo Bita.

Benfica
Quando: Sexta a terça-feira (21 a 25/02)
Horário: 18h às 22h, na sexta; 12h às 22h, de sábado a terça-feira.
Endereço: Praça João Gentil (Av. 13 de Maio, S/N – Benfica)
21/02: Lorena Lyse (18h), Roberta Fiúza (19h) e Os Transacionais (20h30)
22/02: Hospício Cultural (12h), Átila Lopes e Severina Brown (13h45), Luxo da Aldeia (15h), As Damas Cortejam (17h), Duas Doses de Música e Os Tira Gostos (18h), Banda Bregaria (19h) e Camaleões Selvagens (20h30)
23/02: Hospício Cultural (12h), Projeto Nosso Samba – Canto da Razão (13h45), Coletivo Raízes do Griô (15h), Pingo de Fortaleza (16h), Alê Eloi (17h30), Getúlio Abelha (19h) e Pedro Falcão e Sertônica (20h)
24/02: Hospício Cultural (12h), Ercília Lima (13h45), Luxo da Aldeia (15h), Lidia Maria (17h), Os Alfazemas (18h) e Maracatu Solar / Orquestra Solar de Tambores (20h)
25/02: Hospício Cultural (12h), Pingo de Fortaleza (13h45), Calé Alencar (15h), Jean Dumont (16h), Anderson Monteiro (17h30), Chambinho do Acordeon (19h) e Preto e Café (20h30).

Mercado da Aerolândia
Quando: Sábado a terça-feira (22 a 25/02)
Horário: das 18h às 22h
Endereço: BR-116, 5431 – Aerolândia
22/02: Yane Caracas (18h) e Banda Fortaleza Folia (20h)
23/02: Pimenta Malagueta (18h) e Banda Fortaleza Folia (20h)
24/02: Mel Mattos (18h) e Banda Fortaleza Folia (20h)
25/02: Tia Samila e Sua Turma (16h), Banda Couros e Metais (18h) e Banda Fortaleza Folia (20h).

Mercado dos Pinhões
Quando: Sexta a terça-feira (21 a 25/02)
Horário: das 18h às 22h
Endereço: Praça Visconde de Pelotas – Centro
21/02: Alquimia do Balanço (18h), Atila Lopes e Banda Severina Brown (19h) e Camaleões Selvagens (20h30)
22/02: Sambadelas (18h), Casa Maré (19h) e Baile Preto com Luiza Nobel (20h30)
23/02: Grupo Nosso Samba – Canto da Razão (18h), Chambinho do Acordeon (19h) e Superbanda (20h30)
24/02: Nick Sol (18h), Waneza Menezes, A Maria Escandalosa (19h) e Preto e Café (20h30)
25/02: Vanin e Nicinha – Frevo Sanfonado (18h), Banda Dubaile (19h) e Getúlio Abelha (20h30).

Mercado São Sebastião
Quando: Sábado e domingo (22 e 23/02)
Horário: 18h às 22h, no sábado; e 9h às 13h, no domingo
Endereço: Rua General Clarindo de Queiroz, 1745 – Centro
22/02: Jonny Lima (18h) e Jean Dumont (20h)
23/02: Banda Couros e Metais (9h) e Mel Mattos (11h).

Mocinha
Quando: Sábado a terça-feira (22 a 25/02)
Horário: 18h às 22h
Endereço: Rua Padre Climério, 140 – Meireles
Atração: Bloco Num Ispaia Sinão Ienche (Banda O Som da Lira).

Praça Figueira de Melo (Infantil)
Quando: Sábado a terça-feira (22 a 25/02)
Horário: 9h às 12h
Endereço: Avenida Santos Dumont com Rua 25 de Março – Centro
22/02: Trio Aquarela (9h) e Tia Samila e Sua Turma (10h30)
23/02: Comedores de Abacaxi (9h) e Pacote de Biscoito (10h30)
24/02: Tia Samila e Sua Turma (9h) e Pacote de Biscoito (10h30)
25/02: Comedores de Abacaxi (9h) e Trio Aquarela (10h30).

Horto Florestal Municipal Falconete Fialho (Infantil)
Quando: Sábado a terça-feira (22 a 25/02)
Horário: 9h às 12h
Endereço: Av. dos Paroáras, 100 (entrada pelo Zoológico – Av. Prudente Brasil, 685 – Passaré)
22/02: DJ Infantil e Grupo Comedores de Abacaxi S/A
23/02: DJ Infantil e Tia Samila e Sua Turma
24/02: DJ Infantil e Trio Aquarela
25/02: DJ Infantil e Pacote de Biscoito.

Domingos Olímpio
Quando: Sábado a terça-feira (22 a 25/02)
Horário: 17h à 1h
Endereço: Av. Domingos Olímpio – José Bonifácio (Entre as avenidas Universidade e Aguanambi)
22/02: Maracatus Nação Axé de Ossoxi, Solar, Nação Palmares, Rei Zumbi, Obalomi, Nação Iracema e Nação Pindoba. Show da banda Pimenta Malagueta
23/02: Maracatus Nação Baobab, Nação Fortaleza, Vozes da África, Nação Pici, Rei de Paus, Az de Ouro e Rei do Congo. Show com Yane Caracas
24/02: Bloco Turma do Papelão, Bloco Unidos da Vila, Bloco Império da Vila, Bloco Garotos do Benfica, Bloco Turma do Mamão, Bloco Doido é Tu, Cordão Vampiros da Princesa, Bloco Balakubaku Folia, Cordão Princesa do Frevo, Cordão As Bruxas, Bloco Amigos do Zé, Bloco Prova de Fogo e Bloco Zé Almir. Show com o cantor Renato Black
25/02: Afoxés Acabaca, Oxum Odolá, Omõrisá Odé, Filhos de Oyá e Obá Sá Rewá; Escolas de samba Corte do Samba, Unidos do Acaracuzinho, Imperadores da Parquelândia, Barão Folia, Girassol de Iracema, Império Ideal, Tradição da Bela Vista e Colibri. Show da Banda Patrulha. 

https://cultura.fortaleza.ce.gov.br/

www.facebook.com/secretariadeculturadefortaleza

www.instagram.com/secultfor

 

AD2M Engenharia de Comunicação