Éshow!

Edital para a 10ª edição da Mostra 3M de Arte

Edital para a 10ª edição da Mostra 3M de Arte é uma oportunidade para artistas de todo o país

As inscrições acontecem de 20 de abril a 18 de maio, e podem ser feitas em nome de pessoa física acima de 18 anos ou coletivos artísticos. Pela primeira vez, o evento, que já faz parte do calendário cultural da cidade de São Paulo, será realizado no Parque Ibirapuera

Sócias da Elo3, Soraya Galgane e Fernanda Guerra

São Paulo, abril de 2020 – Em meio a fechamento de exposições e retração do mercado de artes devido ao novo coronavírus, a 10ª Mostra 3M de Arte, um dos eventos mais longevos do cenário paulistano de artes visuais, é uma oportunidade para artistas poderem desenvolver projetos inéditos remunerados. A Mostra abre edital que contempla a participação de artistas de todo o país, incluindo estrangeiros residentes no Brasil há mais de dois anos e também brasileiros que moram no exterior. O edital reforça o objetivo de buscar uma reflexão sobre o diálogo da arte contemporânea no espaço público, promover a democratização do acesso à arte e impulsionar a produção artística nacional. As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.mostra3mdearte.com.br até 18 de maio e três projetos serão selecionados.

Para celebrar sua 10ª edição, a Mostra apresentará trabalhos de dez artistas, sendo sete convidados e três por meio de edital, promovendo a pluralidade regional e cultural do evento. Quem assina a curadoria deste ano é a curadora e pesquisadora Camila Bechelany, que propõe o tema “Lugar comum: travessias e coletividades na cidade” enquanto oportunidade para que sejam desenvolvidas questões como acessibilidade, coletividade, colaboração, diversidade e as possibilidades de convivência no espaço público pensado como um bem comum.

O conceito definido por Camila Bechelany para a 10ª Mostra 3M de Arte, que pela primeira vez ocupa o Parque Ibirapuera, tem como uma de suas inspirações a seguinte citação da arquiteta modernista Lina Bo Bardi: “Quando o espaço é inteiramente familiar, ele se torna lugar.” Esta afirmação tem uma congruência quando se trata deste parque, um espaço procurado por quem busca paz, socialização, lazer, contato com a natureza e, também, com a arte. “O edital incentiva os artistas a pensarem em várias camadas de aproximação das pessoas com este lugar, e também o espaço verde como resistência e valorização do que é comum a todos, independente de classe social ou faixa etária”, conta Camila Bechelany.

Para participar do edital basta apresentar projetos que estejam conectados com essa temática, não apenas no conteúdo, mas também no formato. Ser uma obra inédita, que dialogue com o público comum e que resista a fatores climáticos e intervenções humanas são alguns dos critérios de avaliação. Cada artista selecionado receberá um cachê de R﹩ 5.000,00 e o valor de R﹩ 30.000,00 como verba de produção, incluindo transporte, instalação e desinstalação da obra.

No ato da inscrição, é necessário enviar biografia resumida do(a) participante, portfólio com 20 imagens de outros projetos, proposta de obra e respectiva proposta de realização com até 15 (quinze) imagens,apresentando cronograma, orçamento detalhado para a produção, montagem e desmontagem da proposta, bem como outros custos que se fizerem necessários.

Todos os selecionados deverão considerar fatores como o local da Mostra, duração da exposição e acesso do público, além do acompanhamento em tempo integral da instalação da obra. Para selecionados residentes fora da cidade de São Paulo, haverá hospedagem e transporte pagos pela empresa Elo 3.

“Levar a Mostra para o Parque Ibirapuera é uma decisão que visa aproximar de fato a arte da rotina das pessoas, que buscam este espaço para muitos objetivos diferentes. E não importa por qual motivo esta pessoa esteja lá e nem a idade dela, ela vai poder acessar e interagir com uma obra de arte, que de alguma maneira vai dialogar com ela, proporcionando uma acessibilidade no sentido mais amplo da palavra.” afirma Fernanda Del Guerra, diretora da Elo 3, idealizadora e realizadora do evento.

Para a 3M, que patrocina a Mostra desde sua primeira edição, o tema “Lugar comum: travessias e coletividades na cidade” trabalha com pilares que fazem parte da essência da empresa. “A 10ª Mostra 3M de Arte reflete o espírito de colaboração, a atitude criativa, a integração respeitosa com o ambiente e o engajamento social que compõem o DNA da 3M; apoiar consistentemente por uma década um projeto como esse nos conecta ainda mais com a sociedade, de forma democrática e simbólica”, completa Luiz Eduardo Serafim, Head de Marketing da 3M do Brasil.

A 10ª Mostra 3M de Arte acontece, gratuitamente, de 12 de setembro a 11 de outubro, pela primeira vez, no Parque Ibirapuera, cartão postal da cidade, tombado pelos órgãos de preservação do patrimônio histórico, e um dos espaços mais democráticos da cidade que chega a receber mais de um milhão de visitantes por mês.

Sobre a Elo3

Há 16 anos fazendo produções culturais engajadas na democratização do acesso à arte, a Elo3 alia-se à iniciativa privada para realizar seu propósito e ampliar seu alcance. Sempre com a colaboração de grandes artistas e profissionais e o apoio de empresas que compartilham os mesmos valores, a Elo3 oferece à sociedade projetos questionadores, inovadores e transformadores, como a Mostra 3M de Arte. Conheça mais sobre a Elo3 no nosso perfil no Instagram @elo3cultura ou no site http://www.elo3.com.br.

Sobre a 3M

Na 3M, aplicamos a ciência de forma colaborativa para melhorar vidas diariamente. Com cerca de 96 mil funcionários conectados com clientes em todo o mundo, a 3M atingiu US﹩ 32.1 bilhões em vendas globais em 2019. No Brasil, o Grupo 3M conta com cinco fábricas instaladas no Estado de São Paulo, que compõem a 3M do Brasil, além da empresa 3M Manaus, instalada no Amazonas. Em 2019, alcançou faturamento bruto de R﹩ 4.3 bilhões no País, onde conta com cerca de 3.400 funcionários. Conheça nossas soluções criativas no sitewww.3M.com.br ou em nosso perfil no Instagram @3MdoBrasil e cadastre-se para receber nossas notícias em http://news.3m.com/pt-br.

Agência Lema

Leandro Matulja e Letícia Zioni
www.agencialema.com.br

Informações para Imprensa
Carolina Bressane

Leticia Saraiva

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + vinte =