Éshow!

EmCasaComSesc debate a Memória como Resistência Cultural

SÉRIE DE DEBATES DO #EMCASACOMSESC RECEBE NESTA QUINTA-FEIRA
LIRA NETO E VLADIMIR SACCHETTA EM ENCONTRO SOB A TEMÁTICA
MEMÓRIA COMO RESISTÊNCIA CULTURAL
Conferência transmitida ao vivo pelo YouTube do Sesc São Paulo terá mediação de Danilo Santos de Miranda, diretor da instituição paulista

São Paulo, 26 de maio de 2020 – A série Ideias, promovida pelo Sesc São Paulo por intermédio de seu Centro de Pesquisa e Formação (CPF), recebe nesta quinta-feira, 28 de maio, às 16h, o jornalista e escritor Lira Neto e o também jornalista, pesquisador e produtor cultural Vladimir Sacchetta. O tema do encontro, a memória como ferramenta de resistência cultural e política frente à fragilização das instituições democráticas. Com mediação de Danilo Santos de Miranda, o debate vai trazer diferentes reflexões. Da composição de mitologias políticas às tentativas de desconstrução de narrativas de movimentos e lutas populares, pretende-se discutir a importância do discurso histórico para uma melhor compreensão do cenário atual.

Em período de restrições do convívio social, a série de debates transmitida pelo YouTube do Sesc São Paulo,sempre às 16h, busca incentivar a reflexão no contexto desafiador em que nos encontramos. Pensadores de diversas áreas trocam experiências sobre assuntos da atualidade. As conferências virtuais contam com a presença de articuladores sociais e participação do público, com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). E o conteúdo fica disponível para ser acessado posteriormente.

28 de maio, quinta, às 16h

Memória como Resistência

Participantes:

Vladimir Sacchetta – formado em Direito (USP) e Jornalismo pela Cásper Líbero, atua no campo da memória brasileira desde o final dos anos 1970, quando chefiou na Abril Cultural a pesquisa de Nosso Século. Colaborou com o escritor Fernando Morais no livro Olga e foi responsável pelas imagens da coleção de Elio Gaspari sobre a ditadura militar. Trabalhou no levantamento de conteúdos do Museu da Língua Portuguesa e do Museu do Futebol, e fez a curadoria de exposições no Instituto Tomie Ohtake, Sesc, Memorial da Resistência e Museu AfroBrasil. Entre outros títulos, escreveu, em co-autoria, Monteiro Lobato: Furacão na Botocúndia (Prêmios Livro do ano e Jabuti, 1998), Iconografia de Machado de Assis (Instituto Moreira Salles) e As capas desta história (Instituto Vladimir Herzog).

Lira Neto – jornalista e escritor. Ganhou o Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) e quatro vezes o Prêmio Jabuti de Literatura. Doutorando em História na Universidade do Porto, em Portugal. Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Graduado em jornalismo pela Universidade Federal do Ceará. Ex-colunista dos jornais Folha de S. Paulo e Brasil Econômico.

Mediação:

Danilo Santos de Miranda – Gestor Cultural com formação em Filosofia e Ciências Sociais, tendo realizado estudos complementares em gestão empresarial no International Institute for Management Development – IMD, na Suíça. Organizador de livros como “Ética e Cultura”, entre outros, é diretor do Serviço Social do Comércio (Sesc) no estado de São Paulo.

+ Sesc Digital

A presença digital do Sesc São Paulo vem sendo construída desde 1996, sempre pautada pela distribuição diária de informações sobre seus programas, projetos e atividades e marcada pela experimentação. O propósito de expandir o alcance de suas ações socioculturais vem do interesse institucional pela crescente universalização de seu atendimento, incluindo públicos que não têm contato com as ações presenciais oferecidas nas 40 unidades operacionais espalhadas pelo estado. Por essa razão, o Sesc apresenta o Sesc Digital, sua plataforma de conteúdo!

Informações à Imprensa:

Conteúdo Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × dois =