Éshow!

MAM São Paulo promove atividades online na Semana Mundial do Brincar

MAM São Paulo promove atividades online na
Semana Mundial do Brincar

Voltada a crianças, familiares e educadores, programação acontece nas mídias sociais do Museu e também por videoconferência, com uma série de brincadeiras e oficinas

Atividades do MAM Educativo | foto: Karina Bacci
Clique aqui para visualizar todas as fotos: http://flic.kr/s/aHsmNsNFLF

Na semana do Dia Mundial do Brincar, comemorado em 28 de maio, o Museu de Arte Moderna de São Paulo promove uma série de atividades online para crianças e adultos brincarem em casa. Com atividades realizadas por videoconferência e iniciativas nas redes sociais (www.instagram.com/mamoficial e http://www.facebook.com/mamoficial) do Museu pela equipe do Educativo, a programação é um convite para que familiares e educadores possam refletir sobre o brincar e sobre ações desenvolvidas com as crianças neste período de isolamento social.

A seguir, a programação completa:

Mãos que brincam | Live em Libras com Leonardo Castilho

26 de maio (terça-feira), às 18h

Nesta live, o educador surdo Leonardo Castilho compartilha suas experiências com crianças surdas e ouvintes em visitas e oficinas no MAM, e promove a descoberta e construção de uma comunicação com as mãos e o corpo todo.

Participação: Livre

Atividade ao vivo, online no Instagram do MAM . Gratuita e aberta a todos os públicos.

Nuvem: o que a gente vê quando a Terra respira |Oficina online com Barbara Jimenez

27 de maio (quarta-feira), às 14h30
Como é possível pequenas gotas de água condensada que ganham o nome de Cumulus, Cumulonimbus,Stratus, Stratuscumulus…, nos fazer sonhar tanto?

Inspirada em sua poesia que empresta nome a esta oficina do MAM Educativo, a educadora Barbara Jimenezirá conduzir uma conversa sobre este símbolo tão presente nas nossas vidas: as nuvens. Vamos olhar juntas (os) obras de arte que trabalham com este tema e confeccionar a nossa própria nuvem, com materiais como algodão, cola, tesoura e jornal.

Participação: + 6 anos
Atividade online por meio de vídeo chamada na plataforma Zoom. Os participantes inscritos recebem o link no dia da atividade. Gratuito, inscrições pelo link: http://bit.ly/OficinaOnlineEducativoNuvem

Dia Mundial do Brincar – Cultura da infância: O Brincar e o Museu | Encontro por videoconferência com Mirela Estelles

28 de maio (quinta-feira), às 16h

Ouvir, criar e contar histórias, brincar com as palavras criando e cantando versos, brincar de roda, brincadeiras de mão, de correr, de pegar, de esconder, são algumas das brincadeiras que fazem parte da cultura da infância e podem ser fomentadas como experiência arte educativa em exposições de arte.

É por meio de situações que integram as histórias, músicas e brincadeiras que as crianças e adultos se aproximam da arte ampliando seu olhar e repertório artístico de forma lúdica e significativa, estabelecendo novas relações e diálogo com o universo artístico apresentado em diferentes contextos. Neste encontro, voltado para professores e educadores, serão compartilhadas experiências vivenciadas nas exposições que estiveram em cartaz no MAM São Paulo entre 2008 e 2019. Além de refletirmos e compartilharmos as experiências com as ações online neste momento de isolamento social.

Participação: Professores, educadores, estudantes e interessados em geral

Atividade online por meio de video chamada. Os participantes inscritos recebem o link no dia da atividade. Gratuito, inscrições pelo link http://bit.ly/OficinaOnlineEducativoBrincar

Cinco Marias e outros nomes, Brincadeira de infância

28 de maio (quinta-feira), a partir das 19h

Em celebração à Semana Mundial do Brincar, a experiência poética que costuma ocupar o Instagram do MAM às quintas-feiras dará lugar a uma brincadeira da infância chamada Cinco Marias. Também conhecida como cinco pedrinhas, jogo de saquinho, pipoquinha, arriós e outros muitos nomes que variam de região para regiãono Brasil. Quem não conhece a brincadeira poderá aprender, e quem já conhece poderá compartilhar nas redes do MAM as lembranças que ela desperta.

Participação: Livre

Atividade online, gratuita e aberta a todos os públicos no Instagram, Facebook e YouTube do Museu. Não é necessário inscrição. A proposta ficará disponível nas redes sociais do MAM.

Sobre o MAM São Paulo

Fundado em 1948, o Museu de Arte Moderna de São Paulo é uma sociedade civil de interesse público, sem fins lucrativos. Sua coleção conta com mais de 5 mil obras produzidas pelos mais representativos nomes da arte moderna e contemporânea, principalmente brasileira. Tanto o acervo quanto as exposições privilegiam o experimentalismo, abrindo-se para a pluralidade da produção artística mundial e a diversidade de interesses das sociedades contemporâneas.

O Museu mantém uma ampla grade de atividades que inclui cursos, seminários, palestras, performances, espetáculos musicais, sessões de vídeo e práticas artísticas. O conteúdo das exposições e das atividades é acessível a todos os públicos por meio de visitas mediadas em libras, audiodescrição das obras e videoguiasem Libras. O acervo de livros, periódicos, documentos e material audiovisual é formado por 65 mil títulos. O intercâmbio com bibliotecas de museus de vários países mantém o acervo vivo.

Localizado no Parque Ibirapuera, a mais importante área verde de São Paulo, o edifício do MAM foi adaptado por Lina Bo Bardi e conta, além das salas de exposição, com ateliê, biblioteca, auditório, restaurante e uma loja onde os visitantes encontram produtos de design, livros de arte e uma linha de objetos com a marca MAM. Os espaços do Museu se integram visualmente ao Jardim de Esculturas, projetado por Roberto Burle Marx para abrigar obras da coleção. Todas as dependências são acessíveis a visitantes com necessidades especiais.

Informações para a imprensa

a4&holofote comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 2 =