Fisioterapia & Saúde

Entrevista com DRª SUE JENKINS

Professora assistente da Universidade de Tecnologia de Curtin, Escola de Fisioterapia e Departamento de Fisioterapia, Hospital Sir Charles Gairdner, Perth, Oeste da Austrália, Chefe da  Unidade de Fisioterapia, Instituto do Pulmão do Oeste da Austrália, Centro de Pesquisa da Asma, Alergia e da respiração (CAARR), Faculdade de Medicina, Odontologia e Ciências da Saúde, University of Western Australia. Professora convidada em 12 países, especialista reconhecida em reabilitação pulmonar, publicou mais de 60 artigos (peer-reviewed papers), autora de um guia clinica prática  para o tratamento de DPOC (The COPD-X Plan) e o kit de ferramentas para a reabilitação pulmonar, membro da Sociedade Americana do Tórax, Comitê de planejamento da Reabilitação Pulmonar, professora de fisioterapia na Universidade de Tecnologia de Curtin, surpevisora de mais de 40 estudantes de pesquisa.  A prática clínica da Dra Jenkins’ foca o tratamento de pacientes com doenças pulmonares crônicas. Ela é uma das responsáveis por um serviço de reabilitação pulmonar ambulatorial no Hospital-escola em Perth, no oeste da Austrália. Sua pesquisa está focada em testes de exercícios com pacientes com patologias pulmonares e uma avaliação das intervenções que são direcionadas para a melhora da qualidade de vida e tolerância ao exercício por pessoas com doenças pulmonares crônicas. Outras áreas de interesse de pesquisa incluem a avaliação das intervenções fisioterapêuticas em pacientes agudos pós-operatórios e estratégias de auto-atendimento para pessoas com doenças pulmonares crônicas.

1- Dra. Sue, gostaríamos que nos falasse, por gentileza, sobre seu curso. O objetivo do meu curso é proporcionar aos clínicos um conhecimento teórico e habilidades práticas para realizar exercícios de teste na prática diária e para prescrever exercícios para pacientes adultos com doença pulmonar crônica. No curso serão incluídos muitos exemplos práticos que vêm de mais de 10 anos de experiência trabalhando como terapeuta na reabilitação pulmonar. Também, o fato de que eu tenho estado envolvida em pesquisas e na docência nessa área por muitos anos significa que eu irei integrar as mais recentes pesquisas da área no curso. O curso irá também ser bastante relevante aos fisioterapeutas e estudantes de fisioterapia.  O fato de que eu já dei workshops em reabilitação pulmonar em muitos países, por exemplo, Japão, Cingapura, Hong Kong, China, Tailândia assim como na Austrália e Nova Zelândia significa que eu tenho aprendido com a experiência a adaptar a reabilitação pulmonar para pacientes de diferentes culturas e com diferentes sistemas de saúde.

2- Quais os principais pontos de avaliação no paciente crônico?  Os principais pontos para se ter com uma doença pulmonar crônica que está para começar um programa de reabilitação pulmonar incluem: capacidade funcional de exercício; qualidade de vida (ou bem-estar); grau de dispnéia durante as atividades diárias; expectativas do programa e dados da função pulmonar. Também é importante determinar se as condições comorbidade causam impacto nas habilidades do paciente de realizar atividades de vida diária e de prosseguir com o programa de exercício. Alguns pacientes produzem secreção numa base diária e é necessário determinar se eles têm problemas de liberar essa secreção e quais técnicas eles foram ensinados a assistir. Finalmente é claro é importante descobrir sobre seu status de fumante ou não, e se for fumante, é necessário ajudar o paciente a achar estratégias para auxiliá-los a parar.

3- Há alguma contra-indicação para a reabilitação pulmonar?  Há pouquíssimas exceções de contra-indicação para a reabilitação pulmonar. Essencialmente, somente pacientes nos quais o exercício pode ser um risco serão excluídos, por exemplo, pacientes com hipertensão descontrolada, angina ou cardiopata. A maioria dos programas irá excluir pacientes com um déficit cognitivo significante se isso significa que eles não terão condições de realizar os exercícios de forma independente.

4 – O que há de literatura sobre a reabilitação pulmonar?  Há muitos, muitos, muitos artigos sobre a reabilitação pulmonar que foram escritos por autores de todas as partes do mundo. Estes podem ser desde estudos originais de pesquisa, revisões sistemáticas e meta-análises, artigos de crítica, a revisões de artigos e editoriais.

5- Você já esteve no Brasil? Qual é a sua expectativa?  Eu nunca visitei o Brasil antes e de fato o continente inteiro é novidade para mim. A América do Sul me parece ser um lugar excitante e misterioso. Eu me sinto muito afortunada de terem me convidado e estou bastante entusiasmada para visitar. Eu não tenho certeza do que esperar, mas pelo que já li, espero encontrar pessoas muito amigáveis e sei que esse país tem muito a oferecer para o turista. Mal posso esperar para conhecê-lo.

Por: Benigno Dutra
bodutra@oclusivo.com.br
benignodutra@gmail.com
Tel: 11-5549.3207, 5083.3009, 5572.3966 e 0800-774.2070 (exceto de celulares)
www.oclusivo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × três =