Um desfile de moda de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida está marcado para a noite desta terça-feira (24), em Piracicaba. Os cadeirantes vão mostrar as tendências da coleção primavera-verão. O evento faz parte do Fórum Municipal da Pessoa com deficiência, que começou com uma caminhada na segunda-feira (23) com a participação de 300 pessoas e vai até sexta (27) (detalhes da programação abaixo).

O vereador André Bandeira (PSDB), que é cadeirante e autor da iniciativa, afirmou que o Fórum vem crescendo ano a ano, atingindo plenamente seu principal objetivo que é o de discutir políticas e ações, públicas e privadas, para as pessoas com deficiência.

“O trabalho tem sido importante para a conscientização da população sobre a acessibilidade em todos os aspectos e para todos os tipos de deficiência. Temos percebido que os moradores estão se adaptando e possibilitando que o deficiente será incluído em diferentes atividades, como no trabalho”, explica o idealizador.

André Bandeira ressalta ainda que o maior desafio em relação à inclusão do deficiente é a quebra das barreiras criadas pelo preconceito. “São eventos como esse que chamam à atenção sobre o problema e propõe soluções. Na quinta edição do fórum, percebemos que a cada ano conseguimos atingir cada vez mais o objetivo de conscientizar a população”, conclui o vereador.

Programação

Além do desfile estão programadas várias atividades durante a semana.

Na quarta-feira (25), às 14h, na Câmara de Vereadores, será realizada a palestra “Os direitos dos Idosos”, apresentada por profissionais de direito.

Outras duas palestras e um filme integram a programação. Ás 9h30, no auditório verde do campus Taquaral da Universidade Metodista de Piracicaba, a Dra. Élica Fernandes, falará sobre Esclerose Lateral Amiotrófica, tema que repete no período noturno, tendo como palco o auditório vermelho. Às 14h, na Câmara de Vereadores, acontece a exibição do filme Murdeball – Paixão e Glória.

Na quinta, às 19h20, a fisioterapeuta Simone Gonçalves, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), falará aos alunos das Faculdades Anhanguera sobre o temo Atuação da Fisioterapia Respiratória.

O fórum será encerrado na sexta-feira (27), às 9h, com a palestra Acessibilidade em Edificações, que será ministrada pela arquiteta Taís Frota, no anfiteatro 3, bloco 8, da Fundação Municipal de Ensino.

Fonte: EPTV.com

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles