Nessa sexta-feira (01) é comemorado o Dia Internacional e Nacional do Idoso. O Conselho Nacional de Saúde (CNS), por meio da Comissão Intersetorial Permanente da Saúde do Idoso (CIPSI), se associa às homenagens prestadas às pessoas idosas do Brasil e do mundo. Que os direitos da pessoa idosa e o respeito a ela devido não se percam na amplitude das interações intergeracionais, na extensão da sociedade em geral e, em especial, no âmbito familiar.

     A expectativa de vida vem aumentando consideravelmente no Brasil e no mundo em função da melhoria das condições de trabalho, moradia, saúde e tantos outros fatores. Segundo o IBGE (2008), a expectativa de vida no mundo está em torno de 67,2 anos e a no Brasil, 72,8 anos, o que significa que o Brasil vem oferecendo, em relação ao mundo, condições de destaque comprovadas pela diferenciação do limite de idade.

      Aos idosos do Brasil reafirmamos o compromisso de continuar atuando, até o limite possível para fazer acontecer e prevalecer os direitos assegurados por meio de políticas públicas bem definidas, especialmente, as que integram o conjunto da Seguridade Social, com especial destaque para a saúde. Entende-se, também, que cuidar da saúde do idoso é cuidar do curso da vida.

     Como sabemos, no Brasil a saúde é direito de todos e dever do Estado, o que não exclui a participação da sociedade, das empresas, das famílias e de cada um de nós, defendendo esta conquista nacional para o bem de todos os brasileiros. Queremos, como direito, uma saúde de acesso facilitado, de cobertura integral, equânime e efetivamente resolutiva, de qualidade e humanizada.

 Fonte: CNS

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles