Para que todos possam entender  melhor esse debate ou ainda essa grande polêmica,  no momento tomando formato novo e com melhores condições de promovermos ainda mais uma comunicação irrestrita e pró ativa entre profissionais de saúde. Logo abaixo temos uma opinião sobre o seguinte post: 

http://blog.opovo.com.br/fisioterapiaesaude/nosso-blog-foi-referencia/  

Comentário. Por Paula

Obrigado pela resposta. Mas não perguntei sobre a publicação em si. Só achei que como se trata de um blog em veículo midiático que sua exposição da advertência foi tendenciosa  e pouco objetiva. O meio da comunicação deve ser mais isento. Posteriormente visitei o site referido e postagem e percebi que havia lá muito mais informações do que a referida neste blog. Na verdade mais parece que o site médico promove as práticas fisioterápicas responsáveis e cientificamente comprovadas e desejava trocar idéias sobre a questão. Vi ainda que o ” tal fisioterapeuta” mencionado por você  é na verdade o Dr. Wiron Correia – Presidente da Sociedade Brasileira de Fisioterapia. Achei de mau gosto tentar descaracterizá-lo dessa forma… Não  se preocupe em mandar minhas observação ao CREFITO-6, isso eu mesma farei. Pedirei inclusive uma avaliação sobre este BLOG,  pois como fisioterapeuta me preocupei com a questão. Peço desculpas também por não ter fornecido meu nome completo a início e percebo que acertei na decisão, pois acredito que este veículo está perseguindo as discordâncias, permeado por ressentimentos e interesses pessoais. E não quero ser alvo disso. O Povo deveria ter melhor controle sobre esse canal…

Atenciosamente,

Paula

(Obs. O texto não está na íntegra por termos feitos algumas correções de digitação, mas em nada modificamos no contexto, verifiquem no link acima em comentários.)

 

 Nossa Resposta ao comentário.

Agradecemos sua participação, também gostaria que essa nota de advertência  pública  fosse  publicada  no próprio site de CREFITO 6, já que o mesmo nos  enviou.  Suas críticas serão analisadas, tenha uma única certeza nada de pessoal de nossa parte, sempre tivemos ótimas relações pessoais com todos envolvidos nessa discussão, mas temos que admitir se tais polêmicas nunca vieram à tona deva ser por que nunca  a fisioterapia  tivesse voz na mídia, só para você ter idéia pela primeira vez no Brasil nós fisioterapeutas estivemos presente em  um portal do meio de comunicação  durante todo o  dia na sua página principal entre sites em destaque e os mais comentados( em 07/12/2010 portal O POVO On Line),  ficamos felizes por esse pioneirismo ao mesmo tempo queremos a cada dia melhorar, muito mais que isso, gostaríamos de ver no Brasil inteiro exemplos como o do jornal O POVO reconhecendo e abrindo espaço para mostrarmos a Fisioterapia. Isso faria com que fossemos muito mais respeitados. Em nenhum momento criticamos a liberdade de expressão de quem quer que seja, apenas exigimos  termos e condutas em respeito ao nosso trabalho e sugerimos que denuncias sejam levadas ao conselho de Fisioterapia através de processos administrativos, fomos rigorosamente a favor de uma comunicação entre profissionais da saúde com respeito e ética. Estamos extremamente felizes pela atitude tomada pelos responsáveis do site médico  tão citado, por terem retirados termos ou quaisquer  citação a fisioterapia de forma irônica ou depressiva  a essa ciência, quanto ao blog ligado a esse site, também estão demonstrando uma sabedoria em tratar  desse capítulo indesejável, mesmo ainda mantendo alguns posts que tem como termos:

Charlatanismo.  Isso seria voltarmos a  inquisição,  temos que irmos a frente, muitas vezes essa afirmação está  no contexto generalizado, continuamos a não concordar. Os autores devem fazer denúncias objetivas e direcionadas a profissionais e não submeterem a todos aos seus julgamentos.

DORES DA COLUNA VERTEBRAL: FISIOTERAPIA NÃO É A MELHOR OPÇÃO. Isso é uma opinião, dessa forma tudo bem, cada um diz o que quer na rede mundial.

MUITAS TÉCNICAS DITAS MODERNAS E PIONEIRAS DE FISOTERAPIA SÃO APENAS “PATÉTICO EXERCÍCIO DO EMPIRISMO CHARLATÂNICO”  não podemos admitir  títulos como esse, sejam lançados por colegas fisioterapeutas, sem nem mesmo termos o direito sagrado da indignação. È preciso especificar e vindo de uma liderança, providências administrativas deveriam ser tomadas e não levadas de forma irresponsáveis comprometendo os profissionais dignos da fisioterapia,  tenho certeza são a grande maioria.

O site médico tão referido e não tenho dúvidas tão acessado nos últimos dias, traz matérias de grande importâncias tanto em relação ao respaldo científico quanto  as advertências a profissionais medíocres que podem levar sérias lesões e esses estão infelizmente em toda a  área de saúde. Mas tem algo nesse site médico  que me chamou atenção:

Monteiro Lobato dizia através da boneca Emília coisas que valem para todos nós:

“O segredo, meu filho, é um só: liberdade. Aqui não há coleiras. A maior desgraça do mundo é a coleira. E como há coleiras espalhadas no mundo.”, dizia a boneca com seu tom sempre professoral.

Agora posso exercer meu direito de cidadão e dizer que infelizmente em todas as profissões existem coleiras, para isso basta um ser humano convencido de sua própria verdade.

Reflexão: Gosto muito dessa poesia  que a transformei em oração:

http://blog.opovo.com.br/fisioterapiaesaude/viver-sem-cercear-a-vida-por-crencas-e-valores/

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles