O mais simples exercício praticado sem orientação do fisioterapeuta pode causar danos à coluna e às articulações

Com a chegada do verão, manter a forma torna-se prioridade para significativa parte da população. A caminhada apresenta-se, então, como opção simples e em conta para se atingir tal objetivo. Na avenida Beira-Mar, em Fortaleza, é comum um grande número de pessoas praticarem exercícios – entre estes, a caminhada – sem acompanhamento profissional.

Os benefícios da caminhada são muitos: emagrece, mantém a forma, controla o diabetes e o colesterol, fortalece os ossos, diminui os riscos de osteoporose e, quando realizada à beira-mar, pode ser ainda mais prazeroso. Mas o que poucos sabem é que essa prática pode não ser tão positiva assim. Quem quer iniciar qualquer atividade física deve procurar orientação do fisioterapeuta e do profissional de educação fisica. Sem esta, os exercícios podem ser prejudiciais à saúde. A informação é comumente divulgada por profissionais, porém, é ainda mais comum não ser utilizada pela população.

No que se refere à caminhada, dependendo da forma como for realizada, pode resultar em lesões musculares, como distensões e dores. Quem caminha nos calçadões muitas vezes está despreparado e usa tênis inadequado, o que pode sobrecarregar articulações e coluna. Seguir recomendações de especialistas é, no mínimo, fundamental para tornar o exercício físico um auxílio ao combate a doenças e manutenção da forma física, e não um vilão para a saúde.

É importante consultar um profissional que trabalhe com fisioterapia desportiva para que este possa orientar deste a escolha do tênis adequada quando a algumas precauções a serem tomadas com a finalidade de evitar lesões.

Alguns acreditam que caminhar na areia é mais seguro, porém, José Góes orienta que os iniciantes devem ficar longe dessa opção. “A areia não é regular e pode sobrecarregar ainda mais a coluna, articulações e ligamentos. A caminhada na areia só é indicada para quem pratica exercícios há mais tempo”, afirma o fisioterapeuta.

É importante seguir algumas dicas para que a caminhada seja benéfica:

Usar tênis adequado para caminhadas e corridas, que tenham amortecedores para diminuir o impacto no joelho e coluna. Roupas leves e claras também são importantes para compor a vestimenta adequada para caminhar;

 Leia mais

www.josegoes.com.br

www.revistasaudeevoce.com.br

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles