Fiquei imensamente triste ao saber do falecimento do nosso grande ex Presidente do Coffito, Dr Ruy, que tive a honra de conhecê-lo pessoalmente. Ficarei torcendo para que todos os atuais presidentes dos Crefitos e Coffito sejam absorvidos da sabedoria e honestidade desse ilustre cidadão, que colocou a Fisioterapia acima das ideologias pessoais, que jamais usou do seu cargo para benefícios próprios.

Jones Agne

Por Telefone Dra. Vilalba Dourado, falou com exclusividade.

O Ruy foi injustiçado por muitos colegas, por sinal nossa geração foi colada muitas vezes em situações extremamante dificeis e humilhantes, hoje sofro muito essa perda, amo a Fisioterapia que Ruy amava, mas as novas gerações correm o risco de não conhecerem sua verdadeira história. Podem até não concordarem conosco, nos criticarem, mas eu garanto não roubamos ninguem, fomos autênticos e lutamos de forma ética, pelo que acreditamos.

COFFITO

O COFFITO manifesta profundo pesar pela morte de um grande líder, Dr. Ruy Gallart de Menezes, ocorrida na madrugada desta terça-feira (29).

Sendo um dos grandes nomes da Fisioterapia no Brasil, Dr. Ruy formou-se em 1970 pela Escola de Reabilitação da ABBR, no Rio de Janeiro. Foi presidente do COFFITO de 1986 a 2004 e primeiro presidente do Crefito 2. Protagonizou várias lutas em defesa dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, tendo contribuído para o crescimento das duas profissões.

Foi homenageado em vida pela atual gestão em duas oportunidades. Em 2009, como destaque pelos 40 anos da Profissão de Fisioterapeuta e como precussor  da jornada de harmonização entre os países membros do MERCOSUL.

O Sistema COFFITO/CREFITOs presta reconhecimento pelo trabalho dedicado todos esses anos à defesa e representação das duas categorias, e solidariedade aos familiares e amigos.

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles