Feira Literária de VarjotaA primeira edição da Feira Literária de Varjota (FLiVa) vai ocorrer nos dias 4 e 5 de dezembro, na cidade que fica a 297 km da capital cearense. A iniciativa discutirá o papel de grupos e clubes literários na construção da literatura cearense.

A FLiVa será um espaço de discussão de leitores e escritores, além da apresentação de obras e trabalhos científicos e formação com oficinas. O evento vem com o propósito de difundir a literatura na região da Varjota e do Vale do Acaraú.

Um dos escritores com presença confirmada até agora é o cearense Leonardo Nóbrega, autor de “Outros Tempos” (leia a resenha aqui). Vai ter até um concurso “investigativo” para os leitores. “Vamos espalhar cartas de tarô pela cidade. Se você encontrar as cartas autografadas e carimbadas e fizer a interpretação correta delas, ganhará um livro autografado e foto com o autor. Boa caça”, escreveu nas redes sociais.

As cartas, que Nóbrega citou, fazem referência ao romance “Crimes do Tarô”, que terá um lançamento especial na ocasião. Os livros “Sindicato dos Deuses”, de Paulo Henrique Passos, e “Relicário de uma Lua”, de Luana Brito, também serão lançados na FLiVa.

O evento terá ainda o I Prêmio Literário Pescaria de Língua Portuguesa, que resultará em uma antologia. Segundo o grupo Pescaria, realizador do evento, foram 524 textos inscritos.

Apesar da Feira ter origem cearense, a maioria dos trabalhos vieram do estado de São Paulo, com mais de 90 inscritos. Outros 20 concorrentes, que estão fora do Brasil, enviaram seus textos de países como Portugal e Moçambique. Para os organizadores, a seleção cumpre um dos objetivos centrais: “pescar pessoas às letras, às artes”.

A FLiVa vai ocupar vários espaços da cidade de Varjota. Centro de Arte e Cultura de Varjota, a Biblioteca Pública, e a Escola Liceu Waldir Leopércio.

Serviço

I Feira literária da Varjota (FLiVa)
Dias 4 e 5 de dezembro
Mais informações aqui.

About the Author

Rubens Rodrigues

Jornalista. Na equipe do O POVO desde 2015. Em 2018, criou o podcast Fora da Ordem e integrou as equipes que venceram o Prêmio Gandhi de Comunicação e o Prêmio CDL de Comunicação. Em 2019, assinou a organização da antologia "Relicário". Estudou Comunicação em Música na OnStage Lab (SP) e é pós-graduando em Jornalismo Digital pela Estácio de Sá.

View All Articles