Divulgação

Aquarius, de Kleber Mendonça Filho, coleciona prestígio em festivais internacionais (Foto: Divulgação)

O representante chileno para uma vaga no Oscar, Neruda, de Pablo Larraín, venceu a categoria Melhor Filme no Prêmio Ibero-Americano de Cinema Fénix, na noite desta quarta-feira, 7. Em sua terceira edição, a premiação reconhece e celebra o trabalho dos que se dedicam ao cinema na América Latina, Espanha e Portugal.

Neruda venceu ainda as categorias Montagem, Direção de Arte e Figurino. Além dele, o Prêmio consagrou os brasileiros Aquarius, de Kleber Mendonça Filho, e Boi Neon, de Gabriel Mascaros. Ambos recifenses.

Juliano Cazarré é Iremar, vaqueiro que traça seu caminho para a moda enquanto prepara os bois para soltá-los na arena, em Boi Neon (Foto: Divulgação)

Enquanto a alegoria Boi Neon ficou com os prêmios de Roteiro e Direção de Fotografia, Mendonça Filho levou o prêmio de Melhor Diretor, considerado por muitos o equivalente à categoria de Melhor Filme, por Aquarius.

Sonia Braga foi eleita Melhor Atriz por sua personagem Clara, uma jornalista aposentada que resiste as pressões que sofre para deixar o apartamento onde criou os três filhos.

A atriz, ao receber o prêmio, afirmou que o Brasil vive um momento “muito difícil”. Ela comentou também, no México, que o papel expressa o que ela pensa do País atualmente.

LEIA TAMBÉM: ‘Esquecido’ pelo MinC, Aquarius coleciona prestígio em festivais internacionais

Veja lista dos vencedores

Melhor Filme – Neruda

Melhor Diretor – Kleber Mendonça Filho, por Aquarius

Melhor Atriz – Sonia Braga, por Aquarius

Melhor Ator – Guillermo Francella, por O Clã

Melhor Roteiro – Boi Neon

Melhor Direção de Fotografia – Boi Neon

Melhor Montagem – Neruda

Melhor Direção de Arte – Neruda

Melhor Figurino – Neruda

Melhor Trilha Sonora – O Clã

Melhor Som – O Clã

Melhor Trabalho de Exibição – Os 33

Melhor Trilha Sonora Original – Tempestade

Melhor Documentário – Tempestade

Melhor Direção de Fotografia de Documentário – Tempestade

Prêmio pelo Trabalho de Toda a Carreira – Alejandro Jodorowsky

About the Author

Rubens Rodrigues

Jornalista. Na equipe do O POVO desde 2015. Em 2018, criou o podcast Fora da Ordem e integrou as equipes que venceram o Prêmio Gandhi de Comunicação e o Prêmio CDL de Comunicação. Em 2019, assinou a organização da antologia "Relicário". Estudou Comunicação em Música na OnStage Lab (SP) e é pós-graduando em Jornalismo Digital pela Estácio de Sá.

View All Articles