O diretor George A. Romero, fotografado pelo Los Angeles Times, em 2008 (Foto: Robert Gauthier)

Morreu neste domingo, 16, o cineasta George A. Romero, aos 77 anos. De acordo com o Los Angeles Times, o ícone do cinema de horror faleceu após “breve mas agressiva luta contra o câncer”. A informação foi divulgada pelo produtor de Romero, Peter Grunwald.

O diretor nova-iorquino morreu dormindo, acompanhado da esposa, Suzanne Desrocher Romero, e a filha, Tina Romero. Em seus últimos momentos de vida, escutou a trilha sonora de um dos seus filmes favoritos “Depois do Vendaval” (1952).

Romero é considerado o responsável por introduzir os zumbis no gênero, com o co-roteirista John A. Russo, em “A Noite dos Mortos-Vivos” (1968). O filme virou figura garantida na TV no Dia das Bruxas. O LA Times lembrou ainda que “Mortos-Vivos” entrou no debate social por escalar um protagonista negro, algo difícil para a época.

As sequências de Romero no gênero incluem “Despertar dos Mortos” (1978), “Dia dos Mortos” (1985), “Terra dos Mortos” (2005), “Diário dos Mortos” (2007) e “A Ilha dos Mortos” (2009).

About the Author

Rubens Rodrigues

Jornalista. Na equipe do O POVO desde 2015. Em 2018, criou o podcast Fora da Ordem e integrou as equipes que venceram o Prêmio Gandhi de Comunicação e o Prêmio CDL de Comunicação. Em 2019, assinou a organização da antologia "Relicário". Estudou Comunicação em Música na OnStage Lab (SP) e é pós-graduando em Jornalismo Digital pela Estácio de Sá.

View All Articles