ForróNejo

Mês de conscientização: Fisioterapeuta fala sobre escoliose

Mês de conscientização: Fisioterapeuta fala sobre escoliose


Escoliose é uma torção, desvio patológico da coluna vertebral. Essa patologia pode ter causas desconhecidas, genéticas, ou provocada por anomalias congênitas ou adquiridas ao longo da vida. Podem estar associadas a alterações muscuesqueléticas ou neurológicas. Entre elas destacamos; posturas inadequadas, tumores, atividades físicas impróprias e sedentarismo.

Alice Oliveira é fisioterapeuta com formação em Pilates clínico e Reeducação postural global (RPG) e explica que existe testes que podem serem feitos pelo próprio paciente, para identificar a escoliose.
Teste 1 de ADAM, o paciente deve inclinar o tronco para frente com os braços pendentes, pés juntos, e joelho reto. Neste teste a coluna deverá estar reta sem assimetria ou desvio do troco.
Teste 2 para avaliar assimetrias de ombros e cintura pélvica (Região lombar)
De pé, de forma relaxada peça para um avaliador observar se existe desníveis entre os dois ombros, caso prefira a observação pode ser feita pelo próprio paciente de frente para um espelho.

Após observar alguma alteração o paciente deverá procurar um profissional da saúde o mais rápido possível. Quanto antes a escoliose for tratada, melhor o desempenho no resultado.
A fisioterapeuta destaca que estes testes, não descarta a necessidade de uma avaliação médica acompanhada de exames para saber com mais precisão o diagnóstico exato da escoliose.

Acesse:

@aliceoliveiraespacosaude

https://instagram.com/aliceoliveiraespacosaude?igshid=wga0zb891gdx

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 5 =