Atacante centralizado – centroavante – o Ceará não tinha no seu elenco para a Série B, pelo menos até a chegada de Elton. Baiano de Iramaia, o jogador tem características táticas que nenhum outro atleta do elenco possui.

Aos 31 anos, Elton coleciona passagens por clubes importantes no Brasil, notadamente Vasco, Corinthians, Vitória, Náutico e Flamengo. Não foi bem em todos, entretanto. Destaque mesmo por Vasco e Náutico, com alta média de gols. No exterior, atuou em Portugal, na Arábia Saudita e no Japão. Só não foi bem em Portugal.

Pensando em uma escalação com Magno Alves, é perfeitamente possível, desde que Magno faça a flutuação pelos lados, com Elton mais centralizado. Já pensando em uma formação com três atacantes – Roberto, Magno e Elton – a recomposição defensiva pode ficar prejudicada (algo que não ocorre com Lele e Alex Amado, que correm muito e sempre ajudam a marcação, mas ambos têm dificuldade extrema na hora da finalização).

Outro ponto que aumenta, em tese, o potencial de Elton ajudar o Ceará: ele conhece a Série B. Por Vasco, Vitória e Náutico, são 82 participações na competição, com 37 gols anotados, dos 138 que tem na carreira. Em 2017, ele fez quatro gols no Paulistão, atuando pelo Red Bull.

Tagged in:
, ,

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles