Levando em consideração dados dos 40 principais clubes do Brasil, um estudo elaborado pela BDO Auditores Independentes aponta Ceará e Fortaleza, respectivamente, nas posições 30 e 32 no ranking de clubes de futebol com marcas mais valiosas.

De 2013 até 2017, o Ceará evoluiu de R$ 15,3 milhões para R$ 20,5 milhões. Já o Fortaleza valia R$ 14,2 milhões em 2013 e em 2017 soma R$ 15,7 milhões pelos critérios adotados pela empresa.

O levantamento considera informações como receita, patrocínio, publicidade, bilheteria e público, além de programas de sócios. No total, os 40 clubes brasileiros que participaram da pesquisa somam R$ 10,26 bilhões.

Em relação aos clubes do Nordeste, o mais valioso é o Sport (15º do ranking), seguido de Bahia, Vitória, Náutico e Santa Cruz. Só então aparecem Ceará e Fortaleza na região.

Os cinco clubes que apresentaram as marcas mais valiosas: Flamengo (R$ 1,69 bilhão), Corinthians (R$ 1,59 bilhão), Palmeiras (R$ 1,12 bilhão), São Paulo (R$ 994,8 milhões) e Grêmio (R$ 706,8 milhões).

Fazendo um exercício de comparação, o Ceará tem 82 vezes menos valor do que o Flamengo. Já o Fortaleza vale 107 vezes menos do que o clube carioca.

Já em relação ao líder do ranking no Nordeste, o Ceará vale seis vezes menos do que o Sport, enquanto o Fortaleza vale oito vezes menos.

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Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

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