Depois de 16 jogos sem vencer – 12 na Série A – o Ceará conquistou o primeiro triunfo no Brasileirão 2018. Com uma postura defensiva organizada, quatro zagueiros e três volantes, e com as linhas de marcação mais próximas, a equipe venceu o Sport 1 a 0, gol do mais talentoso atleta do elenco: Arthur. A partida, no PV, contou com 14.558 pagantes, bom público.

Sem fazer questão de ficar com a bola, o Alvinegro, que terminou com 40% de posse, permitia ao Sport avançar com tranquilidade até a intermediária, quando a pressão era feita para as saídas nos contra-ataques. No primeiro tempo o objetivo funcionou taticamente, mas esbarrou na péssima atuação de seus homens de frente, especialmente Éder Luis, que até agora não justificou a sua contratação e tomou muitas decisões erradas em campo. Reina também manteve a média de pouca produção criativa, o que prejudicou a transição.

No segundo tempo Lisca corrigiu seu equivoco e sacou Éder Luis para a entrada de Arthur. Antes dos 10 minutos o atacante já tinha aberto o placar em cabeçada difícil de dentro da área, cruzamento de Felipe Azevedo. A partir daí o Ceará recuou ainda mais, não mantinha a bola, além de não conseguir sair em velocidade.

Quando a defesa não conseguia cortar, Everson dava conta do recado e fez pelo menos três intervenções fundamentais. Nos 15 minutos finais, Lisca colocou cinco defensores e manteve os três volantes. O time já não mostrava a mesma intensidade, correu riscos, mas manteve a vitória sobre uma equipe que entrou em campo com 14 pontos a mais do que o Alvinegro.

Na segunda-feira que vem o adversário é o Inter, no Beira-Rio.

Tagged in:
, , , , ,

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles