Luís Faro Ramos, presidente do Instituto Camões (segundo da direita para esquerda), e Thanos Giannakopoulos, chefe da Biblioteca da ONU (o quarto da direita para esquerda). Foto: ONU News

Em comemoração ao Dia da Língua Portuguesa, celebrado em 5 de maio, o governo de Portugal doou cerca de 200 livros para a Biblioteca da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova Iorque. Entre os volumes disponibilizados pelo Instituto Camões da Cooperação e da Língua, que financiou a ação, estão livros acadêmicos sobre democracia e direito e sobre a história das nações que compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Em entrevista ao ONU News (serviço de notícias da ONU em português), o presidente do Camões, Luís Faro Ramos, disse que as publicações doadas “são um primeiro lote daquilo que será uma biblioteca das Nações Unidas com mais títulos em língua portuguesa”, declarou.

Segundo Faro, o português está a se tornar “uma língua de fato universal, global, policêntrica, que é falada por mais de 260 milhões de pessoas, em cinco continentes e nove países”, afirmou.

A doação de Portugal foi recebida pelo chefe da Biblioteca da ONU, Thanos Giannakopoulos, que disse ao ONU News que “este é um ato bastante importante”, porque o espaço tem recebido cada vez mais conteúdos em português. “A biblioteca serve, sobretudo, aos funcionários das Nações Unidas, às missões permanentes, investigadores externos e ao público que visita a sede da ONU”, detalhou Thanos.

Tagged in:

, ,

About the Author

Elves Rabelo

Jornalista, pós-graduado em Assessoria de Comunicação e, atualmente, atua em Comunicação Institucional. . Sugestões de pauta: elvesarabelo@gmail.com

View All Articles