De acordo com um estudo realizado pela empresa global de recrutamento Robert Half com gestores de todo mundo, 80% dos entrevistados afirmaram que a fluência em inglês é fundamental para os negócios. O Brasil, segundo o estudo, segue a tendência mundial: 75% das empresas brasileiras consideram o uso do inglês muito útil no dia a dia e 37% delas indicaram que o uso do inglês cresceu de forma significativa nos últimos anos.

Os dados afirmam o que já se percebe em muitas seleções por todo o país: a importância de se dominar um segundo idioma. Atualmente, ter habilidades linguísticas noutra língua não é mais um diferencial e sim um pré-requisito.

Por conta disso, linguistas do aplicativo de idiomas Babbel selecionaram dicas que podem ajudar a se destacar entre os concorrentes e aprimorar o “inglês de negócios” em cada etapa da jornada profissional. Confira:

Currículo: teste seu nível de inglês
O primeiro passo para se destacar é ter a certeza de que seu currículo está escrito corretamente e que todas as informações sejam verdadeiras. Seja honesto na hora de avaliar o nível de inglês.

Entrevista: leia em voz alta seu currículo em inglês
Leia o currículo em voz alta e esteja preparado para falar sobre suas experiências em inglês. O profissional deve estar preparado para abordar temas sobre a empresa e seu campo de atuação. Esteja também pronto para responder perguntas sobre sua maneira de trabalhar, seus processos e fluxos de trabalho. O conhecimento específico de Business English é importante, é claro, mas prepare-se também para conversar um pouco no começo. Ser capaz de interagir de forma confiante sobre amenidades será visto de forma muito positiva.

Domine expressões idiomáticas e jargões
Expressões idiomáticas são frases cujos significados ultrapassam o literal. Ao trabalhar para uma empresa internacional, provavelmente terá contacto com muitos jargões corporativos diariamente. Por isso, é importante dominar um vocabulário de expressões usadas no Business English. Por exemplo:

– To boil the ocean, se traduzido ao pé da letra, significa “ferver o oceano”. Além de impossível, isso na prática não diz nada, mas contextualizado, a expressão significa “fazer o impossível”.

– Brainstorm. A tradução literal seria “tempestade de cérebro”. Contudo, o termo significa uma reunião criativa para pensar e colocar na mesa ideias para futuras campanhas, projetos ou eventos.

– EOB (end of business). Esse acrônimo é utilizado para se referir ao tempo de um dia útil até o fim de expediente. Geralmente, é utilizado para deadlines (data limite para entrega de algum trabalho).

Soe inteligente, utilizando palavras que demonstrem sua fluência
É possível soar mais “inteligente” utilizando palavras específicas em sua entrevista. Por exemplo:

Você pode substituir o comum advérbio so que significa “portanto”, pelo advérbio thus. I wasn’t in the office yesterday, thus the late answer. (Eu não estava no escritório ontem, portanto, a resposta tardia.)

– Superb (advérbio): “Soberbo” vem da palavra latina “superbus”, que significa magnífico.

– Elucidate (verbo): Explicar ou esclarecer algo.

Tagged in:

, ,

About the Author

Elves Rabelo

Jornalista, pós-graduado em Assessoria de Comunicação e, atualmente, atua em Comunicação Institucional. . Sugestões de pauta: elvesarabelo@gmail.com

View All Articles