A indumentária masculina é fortemente influênciada pelas Forças Armadas desde a revolução francesa, quando os nobres deixaram de ser a principal referência. Na moda, a vibe militar é frequente e agora a peça da vez é a Jaqueta Bomber, foi criada pelo exercito americano em 1917, e agora, 94 anos depois, ela retorna a ser o centro das atenções!

Nos anos 1950 ela foi resgata pelos jovens e usada como forma de rebeldia diante das roupas formas da época. O cinema, é claro, contribuiu para que virasse febre e a imagem de Marlon Branco com uma Bomber de couro foi imortalizada!

Esquecida por quase 40 anos, a peça voltou aos holofotes também através do cinema. Tom Cruise, ícone de beleza e elegância da época tinha bomber jacket inseperável no sucesso “Top Gun“, de 1984, onde interpreta um piloto de caça. O personagem influenciou os homens da época, que abusaram da combinação jaqueta + óculos aviador.

Agora em 2014  ela voltou com uma proposta mais moderna e urbana. Em várias estampas e tecidos, ela apareceu nos principais desfiles de marcas masculinas, como a Dsquared2 e Haider Ackermann.

 Viu? Apesar de parecer, a Bomber Jacket não é um lançamento. A novidade é que agora podemos usar de acordo com o nosso estilo; com looks mais chiques ou descolados, como mostram o cantor Justin Bieber e o ator Robert Pattinson em Cannes desse ano.

De bermuda, calça, alfaiataria, jeans, estampada em couro ou nylon, whatever, tenha uma jaqueta bomber!

 

E aí, curtiram?

Siga o Homem ETC no Intagram: @homemetc