Olá! A coluna musical no Homem Etc atrasou, mas hoje ela veio mais especial, temos um pouco de jazz, disco novo do Blonde Redhead, comentários sobre os lançamentos das cinebiografias de Miles Davis e Jimi Hendrix, além de algumas dicas para curtir a semana.  Pode subir o som!

JOSHUA REDMAN 

 

Eu admito, tive dificuldade com o jazz. Não lembro a primeira vez que ouvi algo que identificasse como jazz, mas imagino que senti uma sensação parecida com a de ouvir o “Amnesiac” do Radiohead pela primeira vez na minha adolescência.  Para mim, é como um mundo à parte a ser desvendado. São poucas coisas que escuto, mas o “gênero” tem me influenciado ultimamente. Com certeza, meu irmão, músico e baterista, André Benedecti, tem um grande papel nisso.

O fato é que ele me apresentou um cara chamado Joshua Redman (foto) e sua banda, James Farm. Foi um tiro certeiro. Principalmente porque Joshua gravou uma versão para uma música de uma banda que escutava há tempos: o Blonde Redhead. Depois soube que ele é um dos maiores saxofonistas da atualidade. Sua sensibilidade é extraordinária. A música que me refiro se chama “Doll is Mine”.

Play: http://grooveshark.com/s/Doll+Is+Mine/59dzdl?src=5

*

BLONDE REDHEAD

Meu interesse pelo o trio Blonde Redhead, formado pelos irmãos italianos Amedeo e Simone Pace e a japonesa Kazu Makino, é de longa data. Ao menos desde 2004, quando lançaram o álbum “Misery Is a Butterfly”. Por isso o lançamento do novo álbum do grupo, intitulado “Barragán”, foi uma notícia que me deixou bem feliz. A partir do dia 1º de setembro as músicas novas estarão disponíveis no iTunes. Por enquanto ficamos apenas com “No More Honey”, faixa inédita liberada pela banda.

PLAY:

[youtube] https://www.youtube.com/watch?v=NS8FLOMgSlk[/youtube]

*

Música na Telona

MILES E JIMI NAS TELONAS

Por falar em jazz, quem está prestes a ter uma cinebiografia é o trompetista Miles Davis (1926-1991). As filmagens do longa metragem  “Miles ahead” começaram nesta semana. Quem fará o papel do músico e estreará como diretor é o ator Don Cheadle, que concedeu recente entrevista à revista norte-americana Entertainment Weekly. Ele conta que recebeu o convite –quase uma intimação – do sobrinho de Miles, em 2008. Cheadle disse também que é fã do trompetista desde pequeno, quando começou a tocar saxofone. O filme foi financiado com ajuda de fãs e deverá tratar especialmente de um período de reclusão de cinco anos de Miles, um “período de silêncio”, que resultou no disco “In a Silent Way” (1969). Estarão também no elenco Ewan McGregor, Michael Stuhlbarg e Emayatzy Corineald.

O ícone da guitarra, Jimi Hendrix, também terá uma cinebiografia, a ser lançada no dia 26 de setembro nos Estados Unidos. O músico Andre 3000, do Outkast, –  que, por sinal, parece estar muito bem – interpretará o personagem principal do longa “Jimi: All Is By My Side”. O filme, dirigido e escrito John Ridley (ganhador do Oscar por “12 Anos de Escravidão”), se concentra na época em que Hendrix se muda para Londres e monta o seu grupo “The Jimi Hendrix Experience”. A notícia ruim é que a família do músico não permitiu que suas músicas fossem tocadas na obra. No seu lugar, aparecerão covers que Jimi fez para músicas de Bob Dylan, Beatles e Muddy Waters. Veja o trailer.

PLAY:

[youtube] https://www.youtube.com/watch?v=S-KPOxqMazI[/youtube]

*

VÍDEOS PARA O ANO TODO

 

Na última terça-feira o YouTube e o canal Music Vault  deram um grande presente para nós, amantes da música. Já estão na rede mais de 2.000 horas de shows ao vivo de grupos diversas bandas e artistas como Bob Dylan, The Who, Bruce Springsteen, The Grateful Dead, U2, entre outros diversos. Todos gratuitos! Vale a pena dar uma conferida, ainda mais porque se trata de um material inédito e alguns shows são completos. Aqui segue um show de Lou Reed (foto), de 1986.

PLAY:

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=Xv9ZlE3ymZY[/youtube]

*

UM SHOW PARA ESTA SEMANA

Por fim, fico feliz em saber que o cantor e compositor Daniel Medina está de volta aos palcos, apresentando novo show durante este mês, todas às quintas-feiras, às 20h, no Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (Av. da Universidade, 2210, Benfica). A apresentação é composta por 14 canções interpretadas em formato solo. “Tudo muito sutil e intimista. O protagonista é a canção”, nas palavras do músico. Ouça três de suas composições recentemente lançadas:   https://soundcloud.com/nossalira_medina. Informações e reservas para o show pelo e-mail contato@nossalira.com.

 ***

Espero que tenham gostado da coluna de hoje. Um abraço e ótima semana!

Lucas Benedecti

lucas.benedecti@gmail.com