Olá! Nesta segunda temos uma resenha do show do Vanguart, que esteve no último sábado, no Órbita Bar, e algumas novidades do mundo da música com Vapor of Morphine, The Knife e Thruston Moore.  

ROMÂNTICO VANGUART NO ÓRBITA

Lançando seu disco “Muito Mais Que O Amor” (2013), a banda mato-grossense Vanguart esteve no Órbita Bar, no último sábado, e o Homem Etc esteve lá para conferir. Numa apresentação que lotou a I Festa Vai ver se eu tô lá na esquina, o sexteto mostrou porque vêm consolidando sua carreira e conquistando fãs pelo Brasil. Regada a bom astral, a apresentação trouxe como “ingrediente principal” o romantismo das últimas composições de Hélio Flanders, frontman da banda.

Desde que o Vanguart estourou, em meados dos anos 2000, na MTV, muitas coisas aconteceram. Em 2012, a banda conquistou o prêmio de melhor banda no VMB, no auge de seu segundo disco. Eis então que veio o terceiro, bem mais “amoroso” do que os outros trabalhos do grupo. A mensagem agora, segundo Flanders, é: “O coração se acalma, você respira, se enche de vida e se entrega a essa vida”.

No show, os rapazes e uma moça (nova integrante do grupo, a violinista Fernanda Kostchak) mostraram que estão entrosados e afinados. Conseguiram dar o recado muito bem, emocionando os fãs presentes. A ocasião lembrou até mesmo os shows dos Los Hermanos, quando o coro da plateia era forte, com entusiasmo.

Quase todas as músicas do último álbum foram tocadas, incluindo o single “Meu Sol”, a animada “Estive” – que abriu o show –, a melódica “Eu Sei Onde Você Está” e a poética “Pra Onde Devo Ir”.

Mas um dos momentos mais aclamados pelo público foi quando o Vanguart engatou as músicas do disco “Boa Parte de Mim Vai Embora”. A bela canção “Nessa Cidade” foi executada com primor, com direito a Flanders no trompete. Já em “Mi Vida Eres Tu”, o vocalista fez uma citação da música “A Noite Mais Linda Do Mundo”, de Odair José: “Felicidade não existe, o que existe na vida são momentos felizes”.

E assim a felicidade do Vanguart seguiu. Agradecendo sempre aos fãs de Fortaleza, o grupo foi simpático. Em uma hora e meia de show, um dos ápices foi o seu final, no bis que teve até cover do Raul Seixas, com a música “Ouro de Tolo”. Finalizando o show de forma apoteótica, o Vanguart mandou então seu o primeiro single: “Semáforo”, numa volta às origens. Talvez se lembrando de quando eram um pequeno grupo, no começo de carreira, o vocalista deu o seu recado: “Valorizem a música independente, os músicos de sua cidade”.

Se Flanders definiu certa vez como gostaria que fossem os shows de sua banda – “um momento de plena entrega, uma ode à vida” – teve seu objetivo conquistado em Fortaleza. Que venham mais shows e discos do Vanguart! 

***

VAPORS OF MORPHINE NO BRASIL

Os fãs do Morphine vão poder matar a saudade do trio de rock alternativo com a presença do Vapors Of Morphine na 8ª edição do Mês da Cultura Independente (MCI), que acontece em São Paulo, no dia 20 de setembro, segundo informações do jornalista Lúcio Ribeiro.

O grupo foi formado em 2009, quando os membros remanescentes do Morphine convidaram Jeremy Lyons para assumir os vocais e contrabaixo, no lugar do falecido frontman do grupo, Mark Sandman.  Desde então os encontros foram dando certo. Em 2014, eles já estão em turnê e com algumas músicas prontas.

Se você ainda não conhece o Morphine, indico que corra atrás para ouvir tudo que puder do grupo, especialmente o disco “The Night” (2000). Numa formação pouco usada no rock – baixo, bateria e sax – o trio conquistou o seu lugar na cena alternativa dos anos 1990 e teve seu fim junto com a morte inesperada de Sandman.

***

O FIM DO THE KNIFE

Um dos duos de música eletrônica/pop mais criativos dos últimos tempos, o The Knife, anunciou que irá se encerrar após concluir, em novembro, sua recente turnê. Na última quinta-feira, os irmãos postaram no seu site uma mensagem enigmática que deixou os fãs em dúvida sobre o que estava sendo anunciado: o final da turnê ou final do duo. Mas a cantora Karin Dreijer acabou com as esperanças, quando informou em entrevista ao site Dazed que estariam indo “cada um pro seu lado”.

“Shaking the Habitual” (2013) é o último álbum do The Knife. Em suas apresentações, os irmãos suecos de Gothenburg têm inovado colocando no palco dançarinos (que depois viriam a ser cantores), misturando também performance, elementos audiovisuais e a artes circenses. Vamos esperar para ver quais serão os próximos passos de Karin Dreijer e Olof Dreijer.

PLAY:

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=rBL25PU6zbE[/youtube]

 

***

THURSTON MOORE E SUA NOVA BANDA

Em contrapartida, vamos nos despedindo hoje com a ótima notícia sobre o lançamento da música “The Best Day”, do ex-Sonic Youth, Thurston Moore. Ele reuniu ninguém menos do que Debbie Googe (My Bloody Valentine), Steve Shelley (baterista de sua antiga banda) e James Sedwards (Chrome Hoof), para acompanhá-lo em sua empreitada de lançar um novo disco solo, disponível a partir do dia 21 de outubro. Confira mais informações aqui. Até a próxima semana! Fiquemos com a música de Moore e seu ótimo grupo.  

PLAY:

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=1u_2BcmMDq8[/youtube]

 

***

 

Lucas Benedecti

lucas.benedecti@gmail.com