O Normcore é a moda de quem não se importa com moda, de quem não tem um estilo definido, o famoso: básico. É literalmente a junção das palavras “normal” e “incondicional”. Essa tendência despertou a atenção dos fashionistas quando saiu na NY Magazine, a revista de moda do The New York Times, mas foi citada pela primeira vez pela empresa especializada em tendência K-Hole.

Primeiramente essa trend surgiu como um suspiro clean diante da badalada geração hipster, isso acontece na moda, depois uma época muito “over” vem momentos de roupas mais sóbrias e com menos informação (isso também aconteceu nos anos 90, depois do estourado anos 80).  O adepto do normcore buscava uma vida mais calma e natural, as roupas, sem logomarcas, sem informação fashion, não deveriam também ser datadas por nenhum fashionismo e deveriam se adaptar a qualquer situação. As peças neutras na cor e no formato, são usadas por indivíduos urbanos, dispostos a descomplicar a vida inclusive na hora de se vestir e sem ostentar, independente da conta bancária.

Por aqui o apresentador Luciano Hulk e o ator Wagner Moura são representantes desse estilo. Eles estão sempre  com peças sóbrias, camisas de uma cor só, calças retas, chino ou jeans, sandálias ou tênis monocromáticos. Pregam a vida simples, se exercitam e não curtem grandes badalações.

Normcore Fashion

É claro que o fashion wold não poderia deixar barato e assim como aconteceu com o hippie, com o grunge com outras modas que surgiram na rua, tratou se apropriar e adaptar ao mercado. Surgiram então nas passarelas diversas coleções inspiradas no “normcore” as releituras são calças jogger, que mistura jeans com moletom, cortes mais fluidos, oversizing, moletons, e cores monocromáticas. Tudo isso somado a novas modelagens, tecidos mais naturais, recortes estratégicos e sandálias super estilosas.

Como Isso Funciona? 

A vinda dessa nova tendência indica também a morte dos “hipstes” as barbas grandes e os óculos exagerados se tornaram comum e parece que estão com seus dias contados. O que identificava esse estilo (por favor, não fale tribo) era a exclusividade, era ser diferente em meio a multidão por seu gosto e estilo de vida, porém, com a velocidade da internet, o estilo virou modismo. Basta observar as redes sociais, todo mundo aderiu a estética “alternativa” e isso fez que as pessoas que viviam esse universo mudassem buscando a neutralidade e mais uma vez, fugir do que já está massificado. Outra vertente da história, diz que a “propagação da moda esteja mudando” e que as pessoas estão cansadas da velocidade que a moda muda. O que você acha?

Inspire-se (ou não)

As celebridades já aderiram o lado fashion do Normcore

***

Por favor, não vá sair assim:

Afinal, o estilo sempre vence!

***

Qualquer dúvida ou sugestão, sou Diego Gregório

diegogregório@gmail.com

@diegojgregorio