PRFETAS

O Sertão é mágico, essa é uma certeza que temos, e a sabedoria do povo nordestino é algo de valor imensurável. Esse blog, assim como seus colunistas e editores, tem o prazer de anunciar, que nessa sexta, 8 e  sábado, dia 9, acontece o 20º encontro dos Profetas da Chuva, em Quixadá, a programação de 2016 inclui mostra de cantadores e o I Seminário Tempo de Partilhas, além da anunciação dos profetas sobre a chuva no sertão. Vamos torcer para as previsões serem ótimas.

Os profetas são homens e mulheres detentores de conhecimentos tradicionais, que resultam basicamente da observação da natureza, do uso de instrumentos por vezes rústicos e de experiências diversas, que os tornam capazes de prever o período das chuvas na região. Os profetas, a partir de suas observações empíricas diárias, estudam a fauna, a flora e suas relações com a água. Entre as “experiências” observadas pelos profetas estão: o juazeiro, a flor do mandacaru, os formigueiros e cupinzeiros, a pedra de sal, o vento, a barra da lua, os ramos de árvores, os comportamentos dos animais, a casa do João-de-Barro dentre outras.

O XIX Encontro dos Profetas da Chuva é uma realização do Instituto de Viola e Poesia do Sertão Central (CE), com produção do Instituto Assum Preto de Arte, Cultura, Cidadania e Meio Ambiente, apoio cultural de Prefeitura Municipal de Quixadá, SEBRAE CE, Governo do Estado do Ceará – por meio da Casa Civil, Governo Federal – através do Ministério da Cultura e da Funarte, e apoio institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Confira a programação:

Sexta–feira, 8 de janeiro de 2016

Fundação Cultural de Quixadá

19h – Praça da Cultura

Abertura do XX Encontro dos Profetas da Chuva

Mostra de Cantadores

 

Sábado, 9 de janeiro de 2016

IFCE campus Quixadá

8h – Espaço de Convivência Luiz Gonzaga

Recepção dos participantes/ Credenciamento

Café da manhã

9h – Auditório Nilo Peçanha – XX Encontro Profetas da Chuva

Mesa de Abertura – Srs. João Soares e Helder Cortez – Organizadores do Encontro dos Profetas da Chuva; Guilherme Sampaio – Secretário da Cultura do Estado; Dedé Teixeira – Secretário de Agricultura; Hélder Caldas – Diretor Geral do IFCE Quixadá.

9h30 – Fala dos Profetas da Chuva

11h30 – Encerramento

12h – Espaço de Convivência Luiz Gonzaga – Almoço compartilhado

14h – Auditório Nilo Peçanha – Seminário

Abertura: “Tempos de partilha: os profetas da chuva e a patrimonialização dos saberes populares”

Prof. Aterlane Martins – IFCE/GEPPM/Coordenador do Seminário

14h15 – Palestras

Profetas da Chuva: a circulação de discursos na invenção de uma tradição

Profa. Doutoranda Carla Renata Braga de Souza (Unifor) Faculdade Maurício de Nassau.

Políticas Públicas de Cultura para o Patrimônio Cultural no Ceará.

Carolina Ruoso, Doutoranda em História da Arte – Sorbonne, COPHAC/SECULT CE

15h15 – Debate: Mediador – Prof. Aterlane Martins, IFCE/Pesquisador do GEPPM

16h30 – Avaliação dos Profetas da Chuva.

17h30 – Encerramento