A Natura dá um passo decisivo para a internacionalização de seus negócios ao anunciar nesta sexta-feira que entrou em negociação exclusiva com a L’Oréal para aquisição da empresa de cosméticos britânica The Body Shop.

A proposta apresentada pela Natura de 1 bilhão de euros (enterprise value) foi aprovada ontem pelo Conselho de Administração da L’Oréal. A conclusão da operação está sujeita à consulta ao seu Conselho de Colaboradores e à aprovação de autoridades concorrenciais. O fechamento da transação deverá ocorrer ainda em 2017.

“Natura e The Body Shop sempre percorreram caminhos paralelos, que hoje se encontram. A complementariedade da presença internacional, o uso da biodiversidade, a ética na gestão, o relacionamento justo com as comunidades e o uso intenso da inovação são dimensões dessa jornada que se inicia”, afirma Guilherme Leal, Co-Presidente do Conselho de Administração da Natura.

A The Body Shop foi fundada em 1976 por Anita Roddick com uma postura pioneira e ativista em causas sociais e ambientais, como o fim do teste de produtos em animais. Em 2006, a empresa foi vendida ao grupo francês L’Oréal. A The Body Shop atua em 66 países, tem mais de 3 mil pontos de venda, sendo 109 deles no Brasil, e encerrou 2016 com receita líquida de 920,8 milhões de euros.